O aparecimento de coelhinhos é um momento emocionante para todo criador de coelhos. Os bebês requerem os cuidados do coelho e a atenção do dono. É necessário monitorar cuidadosamente o comportamento da prole e da fêmea que a alimenta, a fim de eliminar prontamente possíveis problemas na criação de animais jovens. É importante observar quando os coelhinhos abrem os olhos e saem do ninho na hora certa.
Aparência de bebês
Os bebês nascidos ficam indefesos, o corpo é coberto por uma penugem fina. Graças ao leite, já nos primeiros dias após o nascimento, desenvolvem-se rapidamente.Depois de um curto período de tempo, chega o momento em que eles abrem os olhos e saem da cela da rainha.
Desenvolvimento de coelhinhos durante o dia
No início, é importante cuidar adequadamente dos bebês. Em boas condições e com nutrição adequada, os coelhos recém-nascidos crescem rapidamente. Você pode notar mudanças acontecendo diariamente.
Visão
Os bebês recém-nascidos estão completamente indefesos. Acontece que se um animal cair acidentalmente do ninho, ele não conseguirá voltar e morrerá de fome e frio. O proprietário precisa monitorar isso e, se necessário, devolvê-lo ao seu lugar.
Audição
O filhote de coelho começa a ouvir normalmente aos 7 a 9 dias. O barulho começa a assustar as crianças e é preciso dar-lhes sossego.
Lã
Os bebês nascem nus. O pelo rompe no 2º dia. Dentro de uma semana, o pêlo cresce para 5-6 mm. Com 1 mês de idade, os animais mudam pela primeira vez.
Dentes
Os bebês têm 16 dentes de leite, que são formados antes do nascimento. Às 2,5 semanas começa a sua substituição por reais. Os recém-nascidos pesam até 100 gramas, a coelha os lambe imediatamente, o que ajuda a retirar as fezes originais. Eles só são capazes de reagir ao cheiro dos pais. Nos primeiros dias eles dormem quase o tempo todo. O desenvolvimento dos coelhinhos depende das condições de detenção, da temperatura do ninho e da quantidade de leite da coelha.
Quando eles abrem os olhos
Os jovens começam a enxergar aos 12 dias. Diante disso, com os olhos fechados, eles sobrevivem graças à fêmea e ao instinto, utilizando apenas o olfato. Gradualmente, os coelhos tornam-se independentes, mas continuam a precisar do leite materno.
Depois disso, eles se interessam pelo ambiente.Após 20 dias, o ninho fica pequeno para eles e os coelhos vão para a gaiola. Durante este período, é hora de remover a partição da célula rainha para aumentar a área da célula. No 20º dia, os animais jovens devem aumentar de peso 10 vezes.
Depois de quantos dias os filhotes de coelho saem do ninho?
Os bebês começam a emergir do ninho pela primeira vez com 2 a 3 semanas. Os mais corajosos exploram a jaula por um curto período de tempo. Mas mesmo um leve farfalhar os assusta, e os bebês fogem para a cela da rainha. Gradualmente, eles se tornam autoconfiantes e ficam mais tempo fora do ninho.
Nessa época, os bebês começam a experimentar a alimentação dos adultos como aditivo ao leite materno. Eles precisam se acostumar gradualmente com a dieta de um adulto. As crianças recebem produtos de alta qualidade, incluindo:
- legumes (sazonais);
- feno (no inverno);
- ração de grãos;
- raízes.
A alimentação é adicionada gradualmente aos coelhos pequenos. Adicione primeiro as cenouras raladas, depois as batatas cozidas e um pouco de ervas frescas. Depois de experimentar um novo alimento, os animais jovens começam a sair da cela real com mais frequência.
Atenção! Criadores de coelhos experientes dizem que é ruim se os bebês emergem da realeza tarde ou muito cedo. Se forem escolhidos precocemente, não têm leite suficiente; e os bebês que não saem do ninho por muito tempo são caracterizados por problemas de saúde.
Os coelhos toleram bem as baixas temperaturas; os coelhos nascem no inverno, mesmo em condições geladas. Mas a reprodução no inverno deve ocorrer em uma coelheira quente. Em geadas moderadas não é necessário aquecê-lo, mas não devem ser permitidas correntes de ar.
Possíveis problemas
Sair muito cedo é motivo de preocupação. Agricultores experientes entendem que se coelhos jovens que ainda não são fortes o suficiente saem do ninho, eles têm muito pouco leite. Se você tiver essa situação, precisará avaliar a condição do coelho:
- Os mamilos da mulher são examinados e a inflamação pode ser detectada.
- Como teste, você pode facilmente espremer um e ver se sai leite.
As fêmeas que recebem alimentação balanceada dão muito leite. Em média, uma coelha alimenta 8 coelhos, mas apenas se tiver variedade suficiente de alimentos. Se a prole for maior, os animais mais fortes receberão a maior parte do leite e os demais comerão o resto. Eles continuam com fome e saem da cela da rainha muito cedo.
Portanto, se os filhotes saírem do ninho mais cedo, eles ficarão desnutridos. Este problema é resolvido de duas maneiras:
- Coelhos fracos são transferidos para uma fêmea leiteira com uma ninhada pequena.
- Os bebês são alimentados com fórmula para gatinhos ou leite de cabra. Um coelho de uma semana é alimentado com 5-10 ml de leite por dia, quando tem 2 semanas - 10-15 ml por dia, às 3 semanas - 15-20 ml da mistura.
Aos poucos eles se acostumam com a alimentação habitual que é dada aos animais adultos. É bom que seja possível alimentar os coelhos jovens com ração.