Um sono saudável e profundo é a chave para a saúde e o bom humor não só das pessoas, mas também dos animais. Às vezes, os criadores de coelhos pensam que seus animais de estimação não dormem nada. Mas esta opinião está errada. Os animais são muito ativos, por isso raramente podem ser vistos durante o sono. Na verdade, os coelhos dormem como todos os animais, apenas em sono leve. Vamos descobrir como e quanto dormem os coelhos decorativos.
Características do sono do coelho
Para saber mais sobre a relação entre o sono e os órgãos visuais de um animal peludo, é preciso entender a fisiologia e as características do corpo.
Como você adormece?
Os coelhos enxergam bem no escuro. As horas de vigília ocorrem no início da manhã e no crepúsculo. Um herbívoro na natureza é objeto de caça de predadores. Então ele tem que ficar em guarda por toda a vida.
Uma das principais características evolutivas dos animais é a localização dos olhos na cabeça, bem espaçados entre si. Isso permite que você veja claramente o que está acontecendo ao seu redor e fuja disso ao menor perigo. Vale ressaltar que os animais de estimação veem claramente o espaço pelas laterais, mas não percebem os objetos diretamente à sua frente.
Além da visão noturna aguçada, numerosos receptores localizados em todo o corpo do animal auxiliam em caso de perigo. Os animais noturnos estão bem orientados no espaço graças às antenas localizadas no focinho.
Um dos principais meios de proteção é dormir com os olhos abertos. Graças a isso, eles reagem rapidamente quando o perigo surge no horizonte. Um coelho descansando com os olhos fechados ocorre se estiver em um ambiente calmo e não estiver em perigo.
Frequência e duração do sono
A duração do sono de um herbívoro depende de sua idade e estado de saúde. Um adulto precisa de 8 a 9 horas por dia para descansar. Mas no habitat natural isto é extremamente difícil. Com a falta de sono, o animal sente-se mal, o que leva a uma deterioração da saúde.
Em casa, os coelhos decorativos dormem tão levemente quanto na natureza. Portanto, os donos de animais peludos raramente os observam relaxados. Os herbívoros cochilam por 3-5 minutos, o menor farfalhar pode acordá-los e navegar rapidamente no espaço. Se o coelho sentir perigo, ele fugirá imediatamente, escondendo-se em um local seguro.Na floresta, um animal orelhudo, mesmo em sua toca, não está totalmente protegido do perigo.
Mais frequentemente, você notará que os coelhos dormem sentados. Isso ajuda você a reagir instantaneamente e fugir, se necessário. Cochilos de curta duração durante o dia ajudam a acumular a quantidade de sono que o roedor necessita.
Quando eles vão para a cama
O animal tímido tem um padrão de sono incomum. Como na natureza ele é objeto de caça da maioria dos predadores, ele deve escolher um horário específico para descansar. Por isso, ele sai em busca de alimento e atividades de manhã cedo e à noite. Durante o resto das horas o animal pode descansar. À noite, o coelho se esconde em sua toca para se proteger do perigo.
É possível um coelho dormir na mesma cama que um humano?
Uma característica fisiológica dos animais de estimação com orelhas compridas é a defecação descontrolada. Um coelho não pode ser treinado para usar o penico ou usar fraldas como um cachorro ou gato. Portanto, ele evacua a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, os roedores desta espécie têm outra característica - comem cecotróficos noturnos (um tipo de fezes). Nem todo criador vai gostar dessa ação na cama ao lado dele.
O coelho pertence à categoria dos animais noturnos. Mas em casa, o animal costuma levar o mesmo estilo de vida do dono, ou seja, dorme à noite.
As desvantagens dos animais de estimação com orelhas incluem o fato de não serem capazes de pular de grandes alturas. Portanto, será difícil para eles sair da cama. As raças de orelhas dobradas possuem orelhas longas que também bloqueiam parte da visão, o que prejudica a visibilidade ao seu redor. A desorientação no espaço levará à evacuação na cama.
Se o criador não se envergonha de todas essas nuances e peculiaridades do comportamento do animal, pode muito bem colocar seu animal ao lado dele na cama. Mas deve ser lembrado que os coelhos decorativos são pequenos. Se você se mover descuidadamente, poderá simplesmente atropelar seu animal de estimação.
O que fazer se o seu coelho tiver problemas para dormir?
Quando um animal crepuscular se encontra em um novo ambiente, ele passa por estresse e fica em constante tensão. Por esta razão, o coelho tem problemas para dormir. A ansiedade pode se manifestar não apenas em jovens, mas também em adultos. Para que um herbívoro normalize seu padrão de sono e durma horas suficientes por dia, é necessário criar para ele um ambiente tranquilo e calmo.
Antes de adquirir um animal de estimação peludo, você precisa preparar seu habitat com antecedência:
- Depois de comprar uma gaiola para um animal, é preciso cuidar de sua localização. Deve ser uma sala silenciosa, sem ruídos estranhos. É aconselhável que o rádio e a televisão fiquem longe da casa do coelho. O corredor e outras áreas de passagem não são adequados para animais de estimação. Aqui o coelho não se sentirá seguro e não conseguirá descansar totalmente.
- Na natureza, o animal orelhudo se esconde em um buraco. Ele se sente seguro lá. Portanto, você terá que construir uma pequena moradia na gaiola onde o animal possa descansar em paz. Pode ser feito de tábuas ou tubos de plástico. Desta forma o coelho pode esconder-se se necessário e sentir-se protegido.
- Se houver crianças pequenas em casa, explique-lhes que é melhor não brincar perto de um animal de orelhas compridas. É aconselhável reservar um local longe da gaiola para jogos.
- À noite é indesejável fazer barulho: ligar música, TV.Isso assusta muito o animal, obrigando-o a ficar em constante tensão.
- Não é recomendado perturbar o regime do herbívoro ou perturbá-lo durante o repouso ou à noite. Desta forma o animal não conseguirá relaxar e se sentir seguro.
O estado psicológico do animal, o sono saudável e a vigília dependem das condições de detenção e do grau de cuidado do proprietário. Antes de trazer um animal orelhudo para sua casa, você precisa primeiro preparar um habitat para ele e cuidar das condições favoráveis para seu animal de estimação. Se as recomendações forem seguidas, um coelho domesticado poderá viver em paz e agradar ao seu dono.