No inverno, a dieta dos coelhos muda. No entanto, isto não elimina a necessidade de alimentar regularmente os animais com água limpa. Mas se os coelhos estiverem fora de ambientes aquecidos, surge um problema de rega, pois em temperaturas negativas o líquido se transforma em gelo. Recomendações sobre como dar água aos coelhos no inverno, quando mantidos ao ar livre, ajudam a evitar tais consequências.
O papel da rega adequada para coelhos
A água desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer organismo. Sem rega regular, os coelhos não sobrevivem.Graças à água, os sistemas digestivo e cardiovascular dos animais funcionam sem problemas. Sem um fornecimento constante de líquidos, o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central é perturbado.
A necessidade de água racionada para coelhos no inverno também se deve ao fato de que sem água a termorregulação do corpo fica prejudicada. Isso pode levar à morte de animais durante a estação fria.
Para garantir o desenvolvimento normal e apoiar as funções vitais dos coelhos no inverno, é necessário cumprir as normas e frequência de abastecimento de água.
No entanto, os animais conseguem sobreviver algum tempo sem beber. Coelhos que consomem ração seca podem ficar sem líquidos por seis horas e sem grama fresca por até três dias.
Normas e requisitos para água para coelhos no inverno
Devido ao fato de os coelhos viverem constantemente em casa, a imunidade desses animais é enfraquecida em comparação com as lebres selvagens. Portanto, adultos e animais jovens mantidos ao ar livre não devem receber água obtida de fontes abertas:
- rios;
- lagos;
- lagoas e outros.
Ao consumir essa água, o risco de infecção dos animais aumenta significativamente. Antes de servir, recomenda-se filtrar o líquido e aquecê-lo a uma temperatura de 18 a 25 graus. Ao mesmo tempo, se os animais estiverem congelando, também não se deve derramar água fervente. Não se pode alimentar coelhos com água que fica parada por muito tempo.
As seguintes normas de fornecimento de fluido também devem ser observadas:
- animais jovens - não mais que 1,5 litros por dia;
- adultos - 0,5-1 litro;
- coelhas grávidas - 1,5-2 litros;
- fêmea que amamenta - 2 litros.
Além disso, é recomendável levar em consideração o tempo de vida do animal. Uma mulher que acabou de dar à luz deve receber até 2,5 litros de água por dia.Se os animais consumirem principalmente ração seca, deve-se adicionar 0,5 litros às normas especificadas.
Como regar no inverno quando mantido ao ar livre?
A criação de coelhos torna-se mais difícil no inverno. Neste momento não há acesso a erva fresca. É mais difícil criar animais de estimação mantidos principalmente ao ar livre. Nesse caso, será necessário resolver a questão do abastecimento constante de água doce.
As opções de rega utilizadas pelos criadores no inverno nem sempre resolvem o problema do congelamento de líquidos. Nesse caso, você pode recorrer a outros métodos para repor a deficiência hídrica.
Como solução para o problema descrito, os criadores utilizam leite (não leite de vaca), que pode ser dado a machos e fêmeas adultos. É proibido alimentar animais jovens desta forma. Os adultos podem dar 4-5 colheres de sopa de leite até 3-4 vezes ao dia. No entanto, não é recomendado alimentar constantemente os animais desta forma. O leite pode substituir a água em caso de envenenamento e uma série de outros distúrbios.
Adicionar uma pequena quantidade de sal (1 grama por 2 litros) ajuda a prevenir a formação de gelo. Esta solução permite compensar a deficiência de vários microelementos no organismo dos animais de estimação. Mas você não pode adicionar sal se os coelhos comem comida seca.
Bebedor elétrico
Tigelas aquecidas resolvem o problema acima. Este equipamento vem em diferentes formatos e tamanhos. Existem também elementos de aquecimento separados que podem ser inseridos em bebedouros normais.
Dispositivos elétricos deste tipo são baratos. Os preços desses equipamentos não excedem 100 rublos. Bebedouros eletrônicos ajudam a automatizar o processo de abastecimento de água e simplificar alimentando coelhos no inverno. Se necessário, tal dispositivo pode ser feito de forma independente, usando um elemento de aquecimento separado.
Adicionando constantemente água morna
Esta opção é menos atrativa que a anterior, pois exige a presença constante de uma pessoa no local onde os animais são mantidos. As vantagens desse método se resumem ao fato de os animais de estimação receberem água doce. No entanto, quando a temperatura ambiente cai abaixo de zero graus, o processo de rega torna-se mais complicado. Nessas condições, a água quente esfria e congela rapidamente.
É possível dar neve em vez de água?
Os criadores costumam dar neve ou gelo aos coelhos no inverno. Este método é popular, mas tem várias desvantagens. A vantagem desse método é que a neve pode ser colocada em um bebedouro pela manhã e, à medida que derrete, os animais saciam constantemente a sede. Mas à noite os coelhos precisam de água morna.
No entanto, não é recomendado recorrer regularmente a este método de rega. A neve contém impurezas e contaminantes. Estes últimos, ao entrarem no corpo de adultos, provocam distúrbios e doenças do trato gastrointestinal.
Em caso de tais violações, recomenda-se dar vodka diluída a 30 graus, 2 colheres de sopa para adultos e uma colher de sopa para animais jovens.
A neve e o gelo têm uma temperatura baixa. Portanto, ao consumir essa água, o corpo passa a gastar mais energia no aquecimento, o que afeta negativamente o sistema imunológico. Ao mesmo tempo, o apetite do animal aumenta, o que leva ao aumento do consumo de alimentos.