A criação de coelhos é um processo complexo e responsável que exige o cumprimento de uma série de condições. Às vezes, os animais enfrentam patologias graves que podem levar à sua morte. Os fatores provocadores são doenças infecciosas e não infecciosas. Portanto, muitos agricultores estão interessados na questão: por que exatamente os coelhos morrem?
Principais causas de morte
Ao criar coelhos, os agricultores podem enfrentar mortalidade em massa ou a morte de um animal.Pode haver muitas razões para tais problemas. Os principais fatores incluem falta de cuidados, uso de rações de baixa qualidade, condições insalubres e poluição da água. A violação das condições de manutenção dos animais aumenta a probabilidade de infecção por patologias infecciosas e não infecciosas.
Para evitar a mortalidade e reduzir o número de animais doentes, é recomendável que você se familiarize com as principais regras e condições de criação de coelhos. Estudar os sintomas das doenças não é de pouca importância. Isso ajudará a fornecer assistência oportuna aos animais.
VGBK (febre)
Esta é uma das patologias mais comuns. A doença se espalha através de gotículas transportadas pelo ar, fezes e alimentos contaminados. A patologia pode ter curso agudo ou assintomático. Na maioria das vezes, os animais são infectados no verão. Um dia após a infecção eles morrem. Não existem métodos de tratamento eficazes. Para evitar que um coelho morra de VGBV, ele precisa ser vacinado. A primeira vez que a vacinação é administrada aos 1,5 anos, depois repetida em intervalos de 6 meses.
Mixomatose (cinomose)
Esta é uma patologia perigosa transmitida por gotículas transportadas pelo ar. Também pode ser transmitido através de picadas de insetos. Um coelho amamentando pode infectar seus coelhos através do leite.
No estágio inicial, a doença é assintomática, após o que se formam inchaços na cabeça e nas orelhas. A duração da doença é de 1 a 2 semanas. Então os coelhos morrem um por um. Não existem tratamentos eficazes. A vacinação ajuda a prevenir a doença.
Pasteurelose
Esta é uma infecção viral que é transmitida pelo ar, através dos alimentos ou da água. Nesse caso, aparecem tosse, problemas respiratórios e espirros.O apetite do coelho piora, a temperatura aumenta e sai pus da boca.
Se você não fizer nada, existe o risco do animal morrer. Agentes antibacterianos e sulfonamidas ajudarão a lidar com o problema. Se você ajudar o coelho a tempo, ele sobreviverá. Para prevenção, a vacinação é realizada a partir de um mês de idade. Animais adultos devem ser vacinados 2 vezes ao ano.
Coccidiose
O agente causador da doença é considerado a coccídia, que provoca danos ao fígado e aos intestinos. A infecção ocorre através de alimentos de baixa qualidade, água contaminada e fezes. Distribuidores são pessoas e animais.
Um coelho doente apresenta diminuição do apetite, perda de peso, inchaço e diarreia. Para evitar que o animal morra, ele precisa receber antibióticos. Para prevenção, vale seguir as regras de higiene e desinfecção das células. Recomenda-se queimar animais mortos.
Flatulência
O animal pode morrer de inchaço intestinal. Os coelhos são caracterizados pela alta sensibilidade deste órgão. A causa da patologia é considerada uma mudança brusca na microflora digestiva. Isso se deve à alta umidade e suculência dos produtos.
Os principais sinais de flatulência são apatia e perda de apetite. À medida que a fermentação se desenvolve nos intestinos, suas paredes incham. Como resultado, as bactérias se acumulam no esôfago, suas paredes são destruídas, o que leva à morte do animal.
Estomatite
Com esta infecção viral, ocorre forte produção de saliva, a língua incha e as mucosas da cavidade oral ficam vermelhas. O coelho também apresenta fraqueza geral e uma diminuição acentuada de peso. O tratamento é prescrito por um veterinário. Se você não ajudar o coelho a tempo, isso provocará sua morte.
Cisticercose
O fator desencadeante da patologia é a infecção do coelho por larvas de cestóides.Eles afetam o fígado e causam o desenvolvimento de peritonite. É impossível curar a patologia. Provoca a morte do animal. A doença só pode ser detectada após a morte. Coelhos mortos devem ser queimados.
Tularemia e listeriose
Ratos, percevejos e carrapatos são considerados portadores de doenças. As patologias não podem ser tratadas. Eles podem ser diagnosticados somente após a abertura. Neste caso, as carcaças dos coelhos mortos devem ser queimadas.
A listeriose representa um perigo para os humanos, portanto todos os indivíduos que entraram em contato com um coelho morto são destruídos.
Outras possíveis causas de morte em coelhos
Às vezes, os coelhos morrem sem motivo aparente. As causas comuns de problemas incluem o seguinte:
- Nutrição pobre. Até o animal mais saudável pode morrer por comer plantas venenosas. Isso também pode ser causado por uma quantidade excessiva de certos vegetais - repolho, cenoura, beterraba, pepino.
- Ácaros da orelha. Ao mesmo tempo, os animais batiam nas orelhas com as patas. Então eles enfraquecem e morrem.
- Falta de vitaminas. A deficiência de vitaminas provoca esgotamento do organismo e provoca a morte do animal. Na maioria das vezes, o problema ocorre no outono ou inverno. Coelhos decorativos criados em casa também são suscetíveis a isso.
- Miíases. Nesse caso, as moscas depositam larvas nas áreas danificadas do corpo do animal. Isto é especialmente perigoso quando a pele é danificada pela urina ou fezes.
Coelhinhos de até 1 mês não apresentam patologias. Eles se distinguem pela forte imunidade que recebem da mãe. A hipotermia é considerada uma causa comum de morte em filhotes.
Outro fator é a fome. A deficiência de leite materno nos primeiros dias pode levar à morte dos coelhos.Caso haja deficiência, é necessário melhorar a nutrição da fêmea ou retirar alguns dos filhotes para outro coelho.
Como proteger coelhos da morte
Para criar condições de conforto para os animais, recomenda-se proporcionar as condições de vida corretas:
- Faça um piso de ripas para evitar o acúmulo de resíduos. É importante garantir uma circulação de ar adequada na sala.
- Remova sistematicamente a palha ao redor da gaiola. Isto é necessário para evitar a proliferação de vermes.
- Remova água e restos de comida em tempo hábil. Isso ajuda a prevenir o crescimento bacteriano. É importante garantir que a água e os alimentos permaneçam sempre frescos.
- Examine sistematicamente os animais. Para animais jovens isto deve ser feito diariamente. Os adultos são examinados em intervalos de 2 semanas.
- Desinfete o ambiente regularmente.
A vacinação oportuna não é de pouca importância. Após o desmame dos coelhos da mãe, existe um alto risco de infecção animal. Portanto, recomenda-se fazer as seguintes vacinações:
- do VGBK - feito em 1,5 meses;
- da mixomatose.
Hoje existem vacinas complexas que protegem os animais de infecções perigosas. Neste caso, as seguintes regras devem ser observadas:
- cumprir o calendário de vacinação;
- comprar medicamentos em farmácias veterinárias;
- data de validade do controle;
- Vacinar apenas animais saudáveis.
A morte de coelhos pode estar associada a patologias perigosas. Para evitar tais problemas, é importante cuidar adequadamente dos animais e vaciná-los prontamente.