O medicamento veterinário Oxitocina é usado na agricultura para ajudar os animais a dar à luz. Este medicamento é um análogo farmacêutico de mesmo nome, hormônio sintetizado pelo hipotálamo que controla o processo de nascimento e lactação. A oxitocina é administrada a uma cabra para causar a contração dos músculos uterinos. A injeção é aplicada após cálculo preciso da dosagem, para não causar danos ao organismo do animal.
Composição, princípios ativos e forma de liberação do medicamento veterinário
O medicamento hormonal veterinário é comercializado na forma de solução em ampola injetável. A solução parece um líquido límpido e incolor. Os componentes auxiliares são água e conservante metilparabeno. Você pode adquirir “Oxitocina” em ampolas de 2, 5, 10, 20 ml, bem como em frascos contendo 50 e 100 ml. 1 ml do medicamento contém 5 ou 10 unidades do hormônio. A toxicidade da droga é baixa. Se a dosagem for observada, a Ocitocina não causa danos ao animal.
Em que casos deve ser usado?
O medicamento “Oxitocina” refere-se a medicamentos hormonais, em certos casos é utilizado como antagonista. O objetivo do hormônio é melhorar a função contrátil dos músculos uterinos. O medicamento é usado em animais nos estágios finais da gravidez para aumentar o tônus do útero, estimular o processo de nascimento e a lactação. A oxitocina é administrada frequentemente a cabras na fase final da gravidez.
Após a injeção, o trabalho de parto da cabra acelera e, após o nascimento, o leite é produzido de forma mais ativa e sai mais rápido pelos ductos das glândulas mamárias.
Indicações para o uso do medicamento "Oxitocina" em medicina veterinária:
- processo de nascimento fraco;
- tônus uterino patologicamente fraco ou ausente;
- progresso fraco ou feto preso no canal do parto;
- lactação insuficiente ou ausente após o parto;
- processo inflamatório nas glândulas mamárias, mastite;
- sangramento uterino;
- processo inflamatório nas membranas mucosas do útero;
- ficar com a placenta presa dentro da mãe após a conclusão do processo de nascimento.
O efeito ativo da medicação hormonal dura cerca de 45 minutos. Se necessário, o veterinário decide reintroduzir a ocitocina.
Como usar corretamente o medicamento para cabras
As instruções de uso indicam que injeções subcutâneas, intravenosas e intramusculares de ocitocina são aceitáveis. É aceitável combinar o hormônio com novocaína, mas essa combinação raramente é usada na prática veterinária. A ocitocina não é administrada em cabras pelo método peridural, o que não é muito conveniente, pois com a injeção intramuscular o medicamento é consumido 2 vezes mais rápido do que com a injeção peridural. A dose intravenosa para cabra é 2/3 daquela administrada no músculo ou sob a pele, como pode ser visto na tabela. O hormônio começa a agir quase instantaneamente. A dosagem é dada em UI.
Método de administração | Administração subcutânea | Administração intramuscular | Injeção em uma veia |
dose | 10-15 | 10-15 | 8-10 |
velocidade de ação | em 2-3 minutos | em 2 minutos | em 30-60 segundos |
Um agricultor nem sempre pode chamar um veterinário, por isso ele próprio deve saber como injectar oxitocina numa cabra em parto.
Sequenciamento:
- Abra a ampola. Encha a seringa com a solução.
- Amarre a cabra para evitar que ela chute.
- Encontre o músculo sacral pelo toque.
- Injete suavemente a solução no tecido muscular.
O parto em uma cabra dura de meia hora a 10 horas. Quanto mais curto for o processo de nascimento, melhor. Se as contrações forem fracas e o feto não se mover ao longo do canal do parto, deve-se suspeitar de tônus uterino insuficiente. Ou seja, os músculos do útero não conseguem acompanhar o avanço do bebê. Esse fenômeno geralmente acontece se uma cabra grávida não tiver caminhado o suficiente.
Uma injeção de ocitocina é administrada 10 a 12 horas após as primeiras contrações. Após o nascimento do bebê, é necessário aguardar a saída da placenta. Normalmente a placenta aparece pelo menos 20 minutos após o nascimento, no máximo 4 horas. Você não deve tentar remover a placenta sozinha.Se ela não sair após o tempo especificado, a cabra recebe oxitocina.
Contra-indicações e efeitos colaterais da oxitocina
A oxitocina é uma substância inofensiva quando usada corretamente. Para evitar que cause danos graves ao animal, devem ser levadas em consideração as contra-indicações. Esse:
- intolerância hormonal individual;
- insuficiência renal;
- sepse;
- patologias do coração e do sistema vascular;
- pélvis estreita em uma cabra (é necessária uma cesariana);
- posição incorreta do bebê no útero (alto risco de hipóxia e danos ao colo uterino);
- anomalias físicas do feto, tamanho do seu corpo que não corresponde à permeabilidade da pelve da mãe;
- tumores no revestimento do útero;
- deformação das paredes uterinas;
- partos anteriores realizados por cesariana;
- período de lactação em cabras.
Se a dose do medicamento for ultrapassada, ocorre sangramento uterino devido ao tônus excessivo. Para evitar a morte do feto, é administrada solução salina por via intravenosa para normalizar o equilíbrio hormonal.
Na ausência de intolerância individual e cumprimento das instruções de uso da Ocitocina, não são observados efeitos colaterais. Caso contrário, observa-se o seguinte:
- espasmos dos músculos que circundam os ramos brônquicos;
- falha no ritmo do músculo cardíaco;
- uma diminuição forte, mas de curto prazo, da pressão arterial;
- tensão excessiva da musculatura lisa do útero;
- reação alérgica.
Instruções Especiais
Depois de usar ocitocina, você pode usar leite e carne de cabra. O hormônio não deteriora a qualidade dos produtos pecuários. Ao administrar o medicamento a uma cabra, o trabalhador não deve comer, beber ou fumar.
Antes e depois de todas as manipulações, é necessário lavar as mãos com um produto de higiene. A seringa utilizada deve ser estéril. Os frascos remanescentes após o uso da solução não podem ser levados para uso doméstico, devendo ser descartados em outros recipientes de vidro. Se a solução entrar acidentalmente na pele ou na superfície mucosa do globo ocular, a área afetada deve ser enxaguada abundantemente com água.
Uma pessoa sensível ao hormônio ocitocina deve evitar o contato com medicamentos hormonais. Uma pessoa que ingira acidentalmente a solução ou tenha uma reação alérgica à substância ativa deve dirigir-se imediatamente a um centro médico, levando consigo as instruções de uso da Oxitocina.
Regras de armazenamento
O medicamento "Oxitocina" deve ser armazenado em recipiente hermeticamente fechado, em local seco, à sombra e inacessível às crianças, onde a temperatura não seja inferior a 0 °C, nem superior a +25 °C. Não deve haver comida ou ração animal por perto. A solução hormonal é válida por 2 anos, sujeita às regras de armazenamento. Após a despressurização do recipiente, os restos não utilizados do medicamento devem ser descartados. Não use medicamentos vencidos.
Análogos
Os fabricantes farmacêuticos oferecem medicamentos com princípio de ação semelhante:
- "Oxitocina-MEZ";
- Oxitocina-Richter;
- "Sintocina";
- Oxitocina-VIAL;
- "Oxitocina" de "Grindeks";
- Oxitocina-Fereína;
- "Pitocina."
Não se pode comprar oxitocina na forma de comprimidos ou spray para animais. Como análogos de comprimidos, podemos nomear os medicamentos “Demoxitocina” e “Desaminooxitocina”.