A descorna, ou decornuação, é uma manipulação especial para remover e (ou) prevenir o crescimento de chifres em bovinos jovens ou pequenos ruminantes. O principal objetivo da operação é proteger as pessoas e outros animais dos ferimentos que os indivíduos com chifres podem lhes causar. A descorna dos cabritos pequenos é realizada em grupo, para eliminar problemas no cuidado deles e para venda a outras explorações.
Por que excluir?
Os ancestrais das cabras selvagens tinham chifres lindos e poderosos, necessários para lutas de acasalamento e proteção contra predadores.No processo de domesticação e seleção, os chifres perderam seu significado original e até começaram a interferir na manutenção de animais em grupo.
No processo de criação de raças sem chifres, isto é, raças sem chifres, os criadores se depararam com o problema de aumentar a prole inferior nascida de cabras sem chifres. Descobriu-se que é muito mais fácil e conveniente remover os chifres quando o bebê ainda não tem mais de uma ou duas semanas de idade do que manter os animais mochos. O objetivo deste procedimento em uma idade tão precoce é:
- causar danos mínimos ao animal;
- aliviar o estresse;
- assegurar um bom crescimento contínuo.
É aconselhável realizar a descorna quando se mantêm juntas cabras com chifres e sem chifres. Os primeiros tentam dominar os segundos e afastá-los na hora de comer. Se os animais adultos não tiverem chifres, eles ficarão mais calmos, suas capacidades serão equalizadas e todos receberão aproximadamente a mesma quantidade de comida.
Quais são os métodos?
Em todo o mundo, a decoração mais popular de cabritos é o uso de queimadores de chifre especiais. A descorna em altas temperaturas é realizada por meio de um dispositivo de termocautério. Dois tipos de queimadores são usados:
- Gás. Eles são convenientes onde não há eletricidade. Os dispositivos requerem testes preliminares em um bloco de madeira. Após o aquecimento, são aplicados na árvore. Os círculos pretos que aparecem no bloco indicam prontidão para trabalhar.
- Elétrico. Eles são mais seguros. O tempo de prontidão para uso após a conexão está indicado nas instruções.
Se for necessário retirar os chifres de pessoas mais velhas, isso deve ser feito com elásticos bem apertados.Eles podem ser adquiridos em farmácias veterinárias ou retirados em uma loja de automóveis ou ferragens. O produto deve ser redondo e ter metade do diâmetro do chifre. Elásticos podem ser usados para remover chifres nos casos em que eles continuam a crescer após a primeira remoção ou quando o animal adulto está se preparando para venda. Ao usar este método, os chifres caem sozinhos após 45-70 dias.
Em alguns casos, os proprietários de cabras interrompem o crescimento dos chifres com pastas especiais à base de álcalis fortes:
- "Doutor Naylor";
- "Antichifre";
- Hornex.
Depois de aplicar a mistura no chifre, seus tecidos amolecem e morrem. É aconselhável realizar o tratamento de 3 a 8 dias após o nascimento, de acordo com as instruções.
Preparação para o processo
Antes do procedimento de descorna, é necessário examinar o animal e certificar-se de que está completamente saudável. Depois disso, é preciso ter certeza de que o bebê tem os rudimentos dos chifres e não nasceu sem chifres. Para fazer isso, coloque um dedo no local do tubérculo córneo. Pressione levemente e faça movimentos circulares. Se a pele sob o dedo se mover ou não for possível sentir o tubérculo, o bebê nasceu sem chifres. Em indivíduos com chifres, a pele sob o dedo permanecerá imóvel.
Ao se preparar para o processo de descorna de cabritos, é preciso cuidar dos métodos de contenção do animal. Para fazer isso, você precisará de um assistente ou de uma pequena caixa estreita com um orifício para a cabeça. Se você não tem experiência na realização de procedimentos de descorna, é aconselhável convidar pela primeira vez um dono de cabra experiente.
Como descornar cabras em casa?
Se você tiver cautério térmico, o procedimento de decoração das cabras pode ser feito em casa. Para fazer isso você precisa:
- verifique seu estado de saúde;
- raspar ou cortar os cabelos na região dos tubérculos em um raio de 20 mm;
- sinta os tubérculos com os dedos;
- ligue o aparelho com antecedência;
- coloque o animal em uma caixa ou prenda-o de outra forma;
- aplique firmemente o cautério térmico no tubérculo;
- espere 10 segundos e remova-o;
- deixe o local da cauterização esfriar e repita o procedimento mais algumas vezes até aparecer um anel branco ou amarelo claro no local do tubérculo;
- realizar o procedimento no segundo tubérculo;
- trate a cabeça nas áreas cauterizadas com aerossol anestésico.
Os rudimentos dos chifres caem cerca de um mês após a cauterização. Uma cabra adulta pode ser descornada com elásticos. Isto se faz do seguinte modo:
- raspar o cabelo ao redor dos chifres;
- com a ajuda de um auxiliar, fixe o animal e sua cabeça;
- puxe o elástico sobre a base do chifre;
- Regularmente, quando aparecerem feridas com sangramento, trate-as com um anti-séptico;
- se necessário, após algumas semanas, corte o elástico do chifre e coloque um novo;
- depois de cerca de dois meses, os chifres se quebram.
Este procedimento é bastante desagradável e até doloroso para os animais. Os chifres são supridos de sangue e sua contração pode afetar negativamente a saúde e a produtividade dos animais.
É aconselhável fazer a descorna com elásticos no outono, quando não há moscas e outros insetos no exterior que sejam atraídos pelo sangue.
Cuidando de uma cabra após a descorna
Imediatamente após o procedimento, o animal deve ser acalmado, acariciado e falado com delicadeza. Se possível, é aconselhável manter a cabra separada do resto do rebanho durante vários dias. Monitore as feridas e, se necessário, trate as superfícies das feridas com um anti-séptico. Às vezes são prescritos antibióticos.
Para evitar a perda de peso após o estresse sofrido durante a manipulação, será necessário mudar a dieta do seu animal.Deve incluir:
- grama verde seca;
- feno de qualidade;
- frutas vegetais;
- milho;
- alimentos compostos para animais;
- silagem.
O animal deve receber água limpa, suplementos minerais, sal e pré-misturas. Se a descorna for realizada corretamente, a nova descorna não será necessária.