Tago é uma variedade de morango caracterizada pela maturação tardia. Refere-se a variedades de alto rendimento. Os morangos são suculentos e doces e vão agradar a adultos e crianças. Cultivado para uso doméstico e para venda.
- Características da variedade
- Descrição do morango Tago
- Principais vantagens e desvantagens
- Sutilezas de cultivo
- Hora de plantar morangos
- Preparação do material de plantio e local para plantio
- Processo de desembarque
- Regras para cuidar de morangos
- Esquema de irrigação
- Aplicação de fertilizante
- Cobertura morta e afrouxamento do solo
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas de morangos de jardim
- Métodos de criação
- Colheita e armazenamento
Características da variedade
Os jardineiros classificam o Tago como uma variedade de meia temporada, mas é considerada mais tardia.Sobrevive bem ao inverno, o que é considerado uma grande vantagem. Os bagos são densos, facilitando o transporte. Utilizado fresco, adequado para fazer compotas e compotas.
Descrição do morango Tago
Você não poderá saborear os frutos do Tago antes do início de julho. Os arbustos atingem altura média e folhagem média. As folhas são de uma cor verde intensa. O aumento da formação de antenas promove uma reprodução rápida. Graças a isso, a variedade pode ser atualizada regularmente.
Os bagos, os primeiros a serem colhidos do arbusto, têm formato alongado, o que os faz parecer um cone. Os morangos colhidos no final da safra caracterizam-se pelo formato redondo. Eles são pintados na cor característica dos morangos - vermelho.
O peso dos bagos atinge os 30-60 g e exalam um agradável aroma a morango. A polpa suculenta tem densidade média. Durante o consumo, sente-se uma leve acidez. O corte mostra que o interior do fruto é vermelho, o que indica maturação completa.
Principais vantagens e desvantagens
Os jardineiros adoram os morangos Tago por causa de seus muitos benefícios. A variedade possui as seguintes qualidades positivas:
- Caracterizado por alta produtividade.
- Adequado para cultivo em regiões de clima frio. Portanto, é valorizado por sua robustez invernal.
- Raramente afetado por ácaros, doenças bacterianas e fúngicas.
- As bagas não são danificadas durante o transporte por longas distâncias.
- Apresenta uma excelente apresentação - superfície brilhante, cor rica a frutos silvestres, aroma delicado e sabor a morango.
- Uma classe universal para uso.
Contras do Tago:
- Suscetibilidade a manchas.
- Amadurecimento tardio.
O período de maturação tardia, por um lado, pode ser considerado uma vantagem. Quando termina a frutificação das variedades precoces, os frutos tardios começam a amadurecer.Assim, os morangos são apreciados durante todo o verão.
As desvantagens são muito poucas e, comparadas às vantagens, parecem insignificantes.
Sutilezas de cultivo
Antes de plantar morangos, vale a pena estudar os requisitos de época e solo.
Hora de plantar morangos
As datas padrão são consideradas início da primavera e final do outono. Neste último caso, o período dura 3 semanas. Começa no final de agosto e continua até meados de setembro. Mas, segundo os jardineiros, o Tago, como outras variedades, pode ser cultivado em qualquer época do período vegetativo.
O plantio no outono é mais recomendado para a região sul. Mudas de morango têm tempo de criar raízes antes do início do inverno. Se a área de cultivo tiver clima frio, é realizado o plantio na primavera. Dessa forma, as mudas plantadas sobreviverão com segurança a longos invernos.
Preparação do material de plantio e local para plantio
Não há manipulações preparatórias especiais antes do desembarque. As plantas jovens são usadas porque criarão raízes mais rapidamente. Mudas danificadas e grandes são excluídas.
Também não há requisitos especiais para a localização da variedade no local. O local deve estar no lado ensolarado. Ou seja, é muito bom quando as mudas de Tago ficam expostas ao sol direto a maior parte do dia. Caso contrário, o amadurecimento dos frutos será atrasado.
Manter o Tago constantemente à sombra afeta o sabor dos frutos silvestres e não para melhor. Eles ficam azedos e também diminuem de tamanho.
Solo adequado é solo preto misturado com turfa.
Processo de desembarque
Ao plantar uma safra, o jardineiro é guiado por apenas uma coisa - conveniência. Tago permite que você selecione de forma independente um esquema levando em consideração o terreno. Neste caso, a distância entre os arbustos não deve ser inferior a 30 cm.
Os buracos são cavados até uma profundidade de cerca de 25 cm e, após o plantio, os morangos são regados.
Saturar o solo aumenta as chances de criar raízes e crescer. Se desejar, o solo deve ser coberto com cobertura morta imediatamente após o plantio.
Regras para cuidar de morangos
A planta não é exigente e requer um mínimo de cuidados. O principal é que sejam regulares. Não se esqueça de regar, tirar ervas daninhas e replantar.
Esquema de irrigação
O solo fica saturado de umidade à medida que a camada superior seca. Em tempo seco prolongado, o procedimento é repetido três vezes ao dia. Tago responde positivamente à aspersão. No momento em que aparecem as flores, os morangos são regados pela raiz.
A necessidade de rega é determinada de outra forma. Nos canteiros de morango são cavados buracos com 30 cm de profundidade, além disso, isso é feito em diferentes locais do local.
Em seguida, eles examinam o solo retirado do fundo do buraco. Se a terra se desintegrar nas suas mãos ao amassar, os morangos precisam de ser regados. Em tempo nublado e verões frios, a quantidade de irrigação é reduzida para 1 vez por semana. Ao despejar frutas vermelhas, o Tago é regado a cada 5 dias.
Aplicação de fertilizante
Para manter o crescimento e a frutificação, o Tago é alimentado três vezes por temporada. A primeira aplicação de fertilizantes é realizada após o derretimento da neve. Os fertilizantes são um complexo de substâncias úteis aplicadas na forma líquida.
A segunda alimentação deve ser de raiz e realizada durante a floração. Os morangos são regados com verbasco, previamente enchido com água. Para 1 parte de água você precisará de 6 partes de verbasco. No final, os arbustos são polvilhados com cinza de madeira.
A terceira aplicação de fertilizantes é realizada após o término da frutificação. Superfosfato é usado.50 g da substância são dissolvidos em 10 litros de água, e o líquido resultante é regado nos arbustos.
Cobertura morta e afrouxamento do solo
A cobertura morta é uma camada especial que protege o solo do crescimento ativo de ervas daninhas. Graças ao revestimento, a umidade do solo não evapora tão rapidamente. A cobertura morta facilita o cuidado das plantações de morango. Boas coberturas incluem turfa, serragem e palha.
O solo onde crescem os morangos precisa de afrouxamento regular. O procedimento é realizado após a rega, quando o solo seca.
É necessária a retirada da crosta da superfície, pois não permite que o solo respire.
Preparando-se para o inverno
Os preparativos começam no outono. Os arbustos são cuidadosamente preparados antes do inverno. Folhagem seca, partes danificadas e caules ruins são removidos.
Se a região de cultivo sofrer baixas temperaturas, invernos longos e chuvas intensas, a cultura precisa de proteção confiável. A área com Tago é abrigada. Pode ser uma camada de cobertura morta ou outros dispositivos.
A agrofibra protege os morangos dos efeitos de geadas severas em invernos sem neve. A planta pode morrer no início do inverno, pois a neve não tem tempo de cair e proteger as plantações das geadas. Neste caso, turfa, serragem ou palha ajudam muito. Os ramos de abeto também são adequados como cobertura para plantações de morango.
Doenças e pragas de morangos de jardim
Tago recebeu um sistema imunológico forte, mas ainda não é fácil se proteger de uma série de doenças. As fontes de doenças são insetos, fungos e vários microorganismos. Ao parasitar os caules e a folhagem, eles bebem todo o suco, fazendo com que a planta enfraqueça. Portanto, é mais difícil para o sistema imunológico resistir às doenças.
Para eliminar a possibilidade de desenvolver diversas doenças, os morangos são tratados com diversos medicamentos. Os produtos de tratamento são adquiridos em lojas especializadas ou preparados de forma independente. A única condição que uma pessoa deve cumprir no tratamento das plantações é que o tratamento não seja realizado durante o período de floração da cultura..
Métodos de criação
Para criação, use um dos métodos propostos:
- sementes;
- dividindo o mato;
- antenas.
O segundo e terceiro métodos são populares. O primeiro é usado em casos raros. Somente jardineiros profissionais ou amadores que desejam entender qual é o método decidem cultivar morangos com sementes.
Um broto obtido por um dos métodos é plantado de acordo com o esquema padrão. Tago é transplantado para um novo local a cada 4-5 anos. Os morangos já não crescem no local, o que se confirma pelo aspecto e rendimento.
Colheita e armazenamento
Os frutos quebram-se à medida que amadurecem, quando ficam vermelhos brilhantes. As frutas colhidas são armazenadas na geladeira por 3 semanas. A polpa densa não se deteriora por muito tempo, por isso os morangos podem ser vendidos.