Os criadores holandeses deram ao mundo não apenas muitos tipos de tulipas, mas também variedades de frutas silvestres de elite. Novos híbridos foram desenvolvidos para produzir variedades com características de bom gosto, estrutura de alta densidade e transportabilidade. A variedade de morango Sonata possui as características acima.
- Descrição e características da variedade Sonata
- Prós e contras dos morangos
- Regras para cultivar uma planta
- Datas de desembarque
- Seleção de mudas
- Ponto de entrega
- Tecnologia de pouso
- Nuances do cuidado da colheita
- Regar, capinar e afrouxar
- Fertilizante e cobertura morta
- Fornecendo proteção contra geada
- Doenças, pragas e métodos de prevenção contra elas
- Regras de criação de Sonata
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da variedade Sonata
A variedade foi criada em 1990. Os arbustos são pequenos, há poucas gavinhas. Os pedúnculos são fortes, as anteras são grandes. Sonata é uma variedade de sobremesa que se destaca pelo sabor adocicado com leve acidez. Os bagos têm a forma de um cone largo, uniformemente vermelho.
Prós e contras dos morangos
A variedade se destaca pelas seguintes vantagens:
- arbustos compactos;
- resistente a muitas doenças;
- resistente ao gelo;
- despretensioso, adapta-se rapidamente;
- frutifica por muito tempo (do meio do verão ao início do outono);
- a estrutura tem elevada densidade, o que permite recolher e transportar os bagos sem comprometer a sua apresentação;
- adequado para cultivo industrial e de sobremesas;
- traz uma grande colheita.
No entanto, a variedade tem algumas desvantagens:
- o bigode é fracamente formado;
- fracamente resistente à verticelose;
- com muita umidade, o coração e as raízes começam a apodrecer;
- os arbustos precisam ser fortemente fertilizados e microelementos equilibrados introduzidos no solo.
Regras para cultivar uma planta
Se um jardineiro planeja cultivar morangos Sonata, ele precisa descobrir quando e onde é melhor plantar essa fruta, como escolher as mudas certas e plantá-las. Se você seguir todas as regras de cultivo, poderá fazer uma boa colheita.
Datas de desembarque
É aconselhável plantar mudas em meados do verão ou março. Mudas plantadas no verão adaptam-se a um novo local, formam botões que trarão colheita na próxima safra. O plantio de mudas no mês de março também é considerado uma boa opção e proporciona condições favoráveis para o período de cultivo.
Os piores meses para o plantio são agosto e setembro. Os arbustos mal terão tempo de se adaptar, mas não acumularão forças para o inverno.
Seleção de mudas
Ao escolher as mudas certas, o jardineiro garante que fará a colheita na primeira ou, no máximo, na segunda safra. Cada muda deve ter de quatro a cinco folhas. Não deve haver manchas ou placas neles. A cor é uniforme e a pele é elástica. Sinal de uma boa muda é um chifre grosso (de 7 a 8 milímetros).
Não há necessidade de colher brotos moles. É preferível escolher rebentos frescos cujos rizomas tenham formato fibroso e tenham mais de 70 milímetros de comprimento. Jardineiros experientes afirmam que as mudas cultivadas com a tecnologia frigo têm um bom desempenho.
Ponto de entrega
As camas devem ser feitas em áreas ensolaradas. É aconselhável que o local de plantio seja protegido de rajadas de vento em forma de árvores ou arbustos que crescem nas proximidades. Um nível elevado de água subterrânea ou a localização de uma horta em uma área baixa podem causar apodrecimento de rizomas e infecções fúngicas. Portanto, é melhor plantar arbustos em uma colina.
Tecnologia de pouso
O pouso é necessário levando em consideração as seguintes recomendações:
- Os rizomas da muda devem ser cuidadosamente distribuídos na reentrância, evitando que se enrolem em forma de bola.
- O ponto de crescimento (coração) deve sobressair ligeiramente acima da superfície da Terra.
- Os arbustos não têm tendência a crescer, por isso precisam ser plantados a uma distância de 250-300 milímetros um do outro.
- Após a conclusão do plantio, o solo está bem regado e coberto com cobertura morta.
Nuances do cuidado da colheita
Segundo a descrição da variedade de morango Sonata, a obtenção de uma boa colheita só é possível se forem seguidas as regras de cuidado. Entendê-los não é tão difícil: até um jardineiro novato pode fazer isso.
Regar, capinar e afrouxar
Após o plantio, os arbustos precisam ser regados abundantemente. À medida que se adaptam, o volume de água pode ser reduzido.É necessário regar o solo até o final de setembro para que os arbustos ganhem força para o inverno.
A irrigação na primavera deve ser intensa durante a floração e reduzida durante o amadurecimento dos frutos (mínimo 7 litros por quadrado). Monitore as condições do solo, não permita umidade excessiva.
A rega deve ser feita duas vezes por semana. Recomenda-se regar os arbustos pelo método de chuva ou gotejamento.
A capina é um procedimento obrigatório no cultivo de morangos Sonata. Se os canteiros estiverem limpos, as pragas não se acumularão neles. Além disso, os arbustos de morango receberão mais microelementos essenciais.
É necessário soltar o solo após cada irrigação ou chuva. Afrouxe o solo e remova as ervas daninhas. Recomenda-se remover ervas daninhas pelo menos três vezes durante a temporada.
Fertilizante e cobertura morta
Os morangos são muito exigentes na hora da alimentação. Os fertilizantes utilizados devem incluir magnésio, componentes de manganês, ferro e outros elementos. Na primavera, recomenda-se o uso de fertilizantes contendo nitrogênio, que aceleram o crescimento.
Antes que os arbustos comecem a florir, trate o solo com azophoska, dilua 2 colheres de sopa dessa substância em um balde d'água. Para aumentar o rendimento, borrife os arbustos com uma solução composta por um balde de água e as composições Ryazanochka e Sudarushka (5 mililitros cada).
É necessário cobrir o solo com composto ou esterco podre. A cobertura morta deve ser feita 6 meses ou 14 dias antes do plantio. Para desinfetar o solo, use adubo verde.
Fornecendo proteção contra geada
No final do verão, os morangos precisam ser cortados, o solo deve ser limpo de ervas daninhas e detritos.No início do outono, o solo deve ser fertilizado com esterco apodrecido ou com fertilizantes minerais. Em outubro, o solo é coberto com palha ou fibra agrícola (espessura da camada - 50 milímetros).
Doenças, pragas e métodos de prevenção contra elas
A variedade não é tão suscetível ao oídio como outros tipos de morangos. No entanto, o coração e os rizomas dos arbustos de morango Sonata apodrecem frequentemente. Além disso, esta variedade é muito suscetível ao verticillium.
Para prevenir doenças, siga estas recomendações:
- plantar mudas na distância indicada acima, não permitir que os canteiros fiquem lotados;
- limpar as plantas de folhas e galhos danificados;
- realizar o rejuvenescimento;
- evite usar esterco fresco;
- tratar os rizomas das mudas antes do plantio com uma solução fraca de manganês;
- Não deixe o solo secar ou ficar encharcado.
Tendo descoberto o verticillium, trate as plantas com meios especiais. Você pode usar Benorado, Fundazol. Você pode evitar a propagação da podridão cinzenta pulverizando os arbustos com Teldor e Bayleton.
Regras de criação de Sonata
A propagação da Sonata de Morango é realizada:
- sementes;
- dividindo o arbusto em partes;
- antenas.
Quando os arbustos crescem, poucas gavinhas se formam neles, razão pela qual o método de propagação apropriado é usado com pouca frequência. O método mais comumente usado é dividir o arbusto em partes. Ele é implementado usando o seguinte algoritmo:
- Desenterrar uma planta adulta.
- Separação cuidadosa de rizomas.
- Coloque os rizomas de cada parte no enraizador.
- Plantando morangos.
Colheita e armazenamento
A variedade é considerada bastante produtiva. Durante a temporada é possível obter 1,5-2 kg de fruta de uma planta.Se os morangos crescerem em terreno fechado, é possível obter até 14 quilos de frutas em um quadrado.
Os frutos coletados são acondicionados em caixas de plástico/madeira, que são forradas com papel macio ou tecido. As bagas são colocadas em uma camada. Não há necessidade de separar as frutas antes de armazená-las. Isso pode ser feito mais tarde, antes de as frutas serem comidas. Os menores movimentos das frutas no recipiente podem causar danos, fazendo com que escureçam ou apodreçam rapidamente.
As frutas vermelhas precisam ser resfriadas a zero a dois graus o mais rápido possível após a colheita. Bagas resfriadas podem ser armazenadas na geladeira por 3-4 dias. As frutas não refrigeradas permanecem frescas por apenas 1 dia.
Para armazenamento, use potes de vidro ou recipientes com tampa. Não há necessidade de enxaguar as frutas antes de guardá-las, pois elas começarão a produzir suco.
O cultivo de frutas silvestres é uma atividade interessante e útil, especialmente se você puder fazer uma grande colheita. Os Morangos Sonata são considerados produtivos, o principal é tentar cuidar bem dos arbustos desta planta.