Variedades universais de morangos podem ser cultivadas tanto em plantações industriais como em jardins privados. A variedade de morango Capri pertence a este grupo. Consideremos a descrição e as características mais importantes da variedade, seus prós e contras. Que tecnologia é usada para cultivar morangos, como cuidar dos arbustos plantados, como propagar as plantas. Proteção contra doenças e pragas, colheita dos frutos silvestres e seu armazenamento adequado.
- Descrição e características dos morangos Capri
- Principais vantagens e desvantagens
- Aumentando a variedade
- Seleção de mudas e local de plantio
- Hora de pouso
- Esquema e tecnologia de plantio
- Dicas de cuidados
- Primavera
- Verão
- Outono
- Métodos de controle de doenças e pragas
- Propagação de morango
- Colheita e armazenamento
Descrição e características dos morangos Capri
A variedade Capri pertence ao grupo das variedades remanescentes, obtidas na Itália a partir do cruzamento de 2 formas híbridas. Distingue-se pela sua produtividade, os frutos silvestres apresentam belas qualidades externas e sabor. Resistente ao calor e à seca, doenças fúngicas.
O arbusto da variedade Capri é de tamanho médio, compacto e com folhagem média. A folha é de tamanho médio, as flores são bissexuais, os pedúnculos são poderosos, eretos e caem ao solo com o peso dos frutos. Ele mostra um bigodinho.
Os frutos do morango são grandes e médios, cônicos de formato clássico, unidimensionais, espetaculares, pesando 25-30 g. Com casca fina e forte, brilhante, vermelha, nos frutos maduros - vermelho escuro. As sementes são levemente prensadas. A polpa é densa, vermelha, perfumada, suculenta, sem lacunas, de consistência uniforme.
O sabor é sobremesa, doce, com acidez sutil. Os frutos são doces mesmo nos verões chuvosos e o sabor dos frutos silvestres não se deteriora no final da temporada. O rendimento da variedade é alto - é possível colher até 2 kg de frutos silvestres por arbusto. A frutificação é prolongada, em várias etapas, começando no início do verão e terminando no outono. Quando colhidos, os bagos desprendem-se dos pedúnculos com facilidade e sem esforço.
Principais vantagens e desvantagens
Aumentando a variedade
Os morangos Capri devem ser plantados corretamente e depois cuidados. Para um terreno com cultivo, é preciso escolher um local adequado, preparar o terreno e plantar os arbustos corretamente. Tudo isso será a chave para um bom desenvolvimento das plantas e uma frutificação bem-sucedida.
Seleção de mudas e local de plantio
Para os morangos, escolha uma área aberta e ensolarada, protegida dos ventos frios.Assim, o melhor local para colocar canteiros de morango é próximo a cercas e prédios.
O solo para o cultivo de morangos da variedade Capri deve ser argiloso ou arenoso. A cultura precisa de solo solto, macio, bem cuidado e fertilizado. Antes do plantio, a área é desenterrada, as raízes das ervas daninhas são selecionadas, são adicionados húmus e cinzas e misturados ao solo.
Hora de pouso
Mudas de morango são plantadas na primavera, depois que o clima esquenta. Também pode ser plantada no outono, final de setembro ou outubro. Nesse caso, deve faltar pelo menos um mês e meio para o início do frio. Esse período de tempo é necessário para que as mudas criem raízes.
Esquema e tecnologia de plantio
Os morangos da variedade Capri podem ser plantados de acordo com um padrão compactado: os arbustos são colocados enfileirados de 15 a 20 cm, o espaçamento entre fileiras é de 30 cm. Claro, com um plantio tão denso, os arbustos requerem cuidados intensivos, rega e fertilização sistemáticas .
A variedade é recomendada para cultivo em filme ou agrofibra. Este método simplifica o cuidado das plantas e acelera o amadurecimento da colheita.
Dicas de cuidados
Cuidar dos morangos Capri difere de acordo com a estação de cultivo - primavera, verão e outono. Cada período tem características próprias.
Primavera
Depois que a neve derrete, eles examinam os arbustos de morango para ver como sobreviveram ao inverno. Remova as folhas secas e os caules das flores e solte a terra ao redor dos arbustos. São alimentados com matéria orgânica e polvilhados com terra, serragem e palha. Neste caso, o meio da planta não deve ser coberto. A cobertura morta reterá a umidade do solo e impedirá o crescimento de ervas daninhas. Se o solo já estiver seco, regue as plantas.
Verão
No verão, Capri é regada uma vez por semana, no tempo quente são necessárias regas adicionais para que os frutos tenham tempo de crescer e ganhar massa. Devido à falta de umidade, podem ser pequenos e secos. Após a rega, eles afrouxam e removem ervas daninhas dos canteiros, caso apareça grama, e os fertilizam após a floração com fertilizantes complexos prontos para uso. Se os arbustos apresentam sinais de doença, são tratados com fungicidas, diluindo-os em dose terapêutica.
Outono
Em outubro, após o término do período vegetativo, as folhas secas são retiradas e queimadas. Os arbustos são cobertos com uma nova camada de cobertura morta.
Métodos de controle de doenças e pragas
Apesar da resistência aos fungos, é necessária a pulverização preventiva com fungicidas. Como as frutas são colhidas durante a maior parte do verão, recomenda-se o uso de agentes biológicos.
Propagação de morango
Os morangos Capri remanescentes são propagados por gavinhas enraizadas. Os bigodes ficam nos arbustos mais saudáveis e desenvolvidos, são enterrados em gotas sem separá-los das plantas. Regue junto com os arbustos durante todo o verão. No outono, eles são desenterrados com uma pá e transplantados para novos canteiros.
Colheita e armazenamento
Os bagos são colhidos após plena maturação. São de uso universal, ou seja, podem ser consumidos in natura, vendidos, processados ou enlatados. Pode ser congelado para uso no inverno. Guarde a colheita na geladeira em recipientes para alimentos ou na adega, em local fresco e escuro. Nessas condições, o prazo de validade é de 1 mês.
A variedade Capri é um excelente morango remanescente, do qual você pode colher frutas silvestres durante todo o verão.As plantas são resistentes à seca, dão frutos todos os anos e são despretensiosas.