Os morangos são uma fruta rica em vitaminas que amadurece no início do verão. Suas plantações estão disponíveis em todas as hortas, pois não é difícil cultivar esta cultura. As ervas daninhas reduzem o rendimento, reduzem a qualidade dos frutos e atrapalham a estética dos canteiros, por isso tratar os morangos contra as ervas daninhas é uma operação tecnológica importante. Nas condições modernas, com altas exigências de segurança de agroquímicos, um herbicida para controle de ervas daninhas em morangos torna-se um auxiliar indispensável.
- É possível proteger os morangos das ervas daninhas?
- Como processar morangos?
- Produtos químicos contra ervas daninhas
- Remédios populares
- Como realizar corretamente a capina química?
- Períodos para tratamento de canteiros de ervas daninhas
- Como aplicar herbicidas?
- Como evitar overdose?
- Como alcançar a máxima eficácia dos herbicidas?
- Plantar morangos após tratar o solo com herbicidas
É possível proteger os morangos das ervas daninhas?
Um sistema bem pensado para o cultivo de frutas silvestres, combinando métodos mecânicos de controle de ervas daninhas e uso moderado de agroquímicos, permite que você se livre de ervas daninhas de maneira confiável, tanto em canteiros como entre fileiras e em caminhos. A remoção mecânica de vegetação desnecessária é de suma importância ao estabelecer uma plantação, obstruindo severamente os canteiros com plantas com sistema radicular profundamente penetrante, por exemplo, capim-bolota, quinoa e ambrósia.
Importante! Antes de plantar morangos, é necessário liberar cuidadosamente a área das raízes, aplicar fertilizantes orgânicos, soltar profundamente o solo e regá-lo para estimular o crescimento de ervas daninhas.
O efeito protetor do uso dos produtos no início da primavera dura de 3 a 7 semanas. Nesse período ocorre a formação, o amadurecimento e às vezes a colheita. Neste momento, é importante não perturbar o sistema radicular dos arbustos. Além disso, ervas daninhas da família do repolho, pé de ganso e muitas outras podem se tornar criadouros de doenças e pragas do morango, por exemplo, podridão e ácaros do morango.
Como processar morangos?
A gama de fundos é bastante ampla. Os medicamentos disponíveis à venda em lojas especializadas, quando utilizados corretamente, não se acumulam nos produtos, na biomassa e no solo. As ervas daninhas são gradativamente substituídas por outras menos nocivas, mais fáceis de remover manualmente.
Produtos químicos contra ervas daninhas
A lista mais completa de herbicidas utilizados nas plantações de morango é representada pelas seguintes preparações:
- Arredondar para cima;
- Tornado;
- Alaz;
- Padrão;
- Dominante;
- Fosato;
- Lutador;
- Rap;
- Cósmico;
- Tocha;
- Agromatador;
- Chistogryad;
- Furacão Forte;
- Lontrel;
- Longan;
- Primeiro-ministro;
- Corretor;
- Lornette;
- Bis-300;
- Agrão;
- Clippard;
- Escolha 300;
- Gasontrel;
- Alfa Piralida.
Essas drogas inibem o crescimento da maioria das ervas daninhas dicotiledôneas e monocotiledôneas. Neste caso, tanto a parte aérea quanto a subterrânea morrem.
Observação! Os herbicidas não matam os embriões das sementes, por isso as plantas indesejadas reaparecem nas áreas de tratamento depois de algum tempo, brotando das sementes.
Remédios populares
Recomenda-se que os oponentes do uso de agroquímicos em hortas particulares usem remédios populares para suprimir o crescimento de vegetação desnecessária nas plantações de morango. Esses meios incluem:
- infusão de celidônia;
- infusão de folhas de nogueira;
- solução de iodo;
- solução de permanganato de potássio;
- solução de água sanitária;
- solução de bicarbonato de sódio;
- peróxido de hidrogênio.
Soluções altamente concentradas de substâncias ou infusões de ervas são pulverizadas a partir de um borrifador sobre as ervas daninhas, de preferência não atingindo uma altura de 10 a 12 centímetros. Neste caso, as mudas jovens serão queimadas e o seu crescimento será seriamente retardado. Em solos ácidos, pode-se usar argamassa de cal.
Como realizar corretamente a capina química?
Ingredientes para uso adequado herbicidas para morangos incluir:
- A escolha do produto é adequada às espécies de plantas daninhas predominantes.
- Cumprimento do horário de uso de drogas.
- Prevenção de exceder os padrões de aplicação.
- Ao usar no verão, cubra os morangos com filme.
- Cumprimento das medidas de segurança pessoal utilizando equipamentos de proteção individual.
Importante! Os morangos não podem ser tratados com herbicidas durante os períodos de brotação, floração, ovário, maturação e colheita!
Para escolher o produto certo para o tipo de obstrução e sua dosagem, deve-se estudar atentamente as instruções de cada produto.Agrônomos experientes e consultores especializados de empresas fabricantes de agroquímicos também ajudarão você a compreender essas questões.
Observação! Ao trabalhar com herbicidas, os equipamentos de proteção individual não devem ser negligenciados. Trabalhe com traje de proteção, luvas, respirador e óculos especiais.
Períodos para tratamento de canteiros de ervas daninhas
O tratamento das plantações contra ervas daninhas é realizado uma vez por safra. Esta aplicação é ecologicamente correta e reduz os custos de mão de obra para remoção de ervas daninhas. As plantas não sofrem com a falta de umidade e nutrientes que são levados pelas ervas daninhas. Os arbustos produzem muitos botões frutíferos para a colheita futura, o que aumenta a produtividade geral da plantação.
O tratamento de ervas daninhas vegetativas pode ser realizado em três períodos:
- no início da primavera, com temperatura média diária do ar acima de +5 ÓCOM;
- após a colheita e corte das folhas de morango;
- no início do outono (setembro).
O tratamento no início da primavera, em combinação com o uso de materiais de cobertura morta na linha (palha, serragem, agulhas de pinheiro, materiais não tecidos), permite proteger de forma confiável a plantação contra ervas daninhas. Ao processar as fileiras após a colheita no verão e início do outono, os arbustos são cobertos com filme plástico.
Como aplicar herbicidas?
Pulverizadores de mochila são usados para tratamento com herbicidas. Para começar o trabalho, é criada pressão na câmara. O líquido deve estar isento de substâncias em suspensão, caso contrário o pulverizador pode ficar entupido. A pulverização é feita a uma altura de 12-15 centímetros da superfície das folhas tratadas, ao longo das fileiras, se as distâncias entre os arbustos permitirem, depois na fileira.
No trabalho com remédios populares é possível usar borrifador, olhos, pele e mucosas devem ser protegidos com equipamentos de proteção individual.
Muitos jardineiros estão interessados em saber se é possível regar a grama com soluções herbicidas de um regador. A resposta é sim - sim, é possível, o consumo da droga aumentará, mas o efeito será mais pronunciado.
Como evitar overdose?
Para preparar soluções de trabalho, você deve usar vidraria graduada. Para pequenos volumes da substância, use uma seringa médica. Não dilua os produtos a olho nu.
Como alcançar a máxima eficácia dos herbicidas?
Normalmente, vários tipos de ervas daninhas crescem nos canteiros ao mesmo tempo. Como os agroquímicos são usados apenas uma vez por estação, a eficiência máxima do tratamento deve ser alcançada. Para isso, é permitido preparar soluções a partir de dois medicamentos. Estude atentamente as instruções e escolha para a mistura substâncias de diferentes grupos químicos que atuem especificamente nas plantas que mais causam danos ao local.
Outra opção aceitável é usar remédios populares 2 a 3 semanas após o tratamento químico. Plantas com folhagem mais suculenta e macia, brotando de sementes, serão facilmente mortas sem o uso de produtos químicos graves.
Plantar morangos após tratar o solo com herbicidas
O plantio de novas plantações de morango é recomendado após o tratamento com herbicida no outono ou início da primavera. A rega provocativa fará com que algumas sementes que permanecem no solo germinem; os brotos devem ser removidos manualmente. O ideal é plantar em canteiro forrado com tecido não tecido preto de maior densidade. Furos são feitos transversalmente no material e neles são plantadas rosetas.
Durante o período vegetativo, certifique-se de que o bigode cresça em cima do material. A rega e a fertilização são realizadas através de um sistema de irrigação gota a gota colocado sob o material agrícola.
Um sistema bem pensado para proteger as plantas do crescimento excessivo com o uso de produtos químicos ajudará a aumentar a produtividade e reduzir os custos de mão de obra nos canteiros de morango.