As batatas Lugovskoy são conhecidas em primeira mão pela maioria dos residentes de verão. A popularidade das batatas está aumentando constantemente devido ao seu sabor delicado, boa conservação e tubérculos macios com uma delicada cor rosa. A pátria da variedade é a Ucrânia. Foi criado em 1987 em Sineglazka, que não é menos popular entre os jardineiros.
Descrição da variedade
A variedade de batata Lugovskoy é adequada para cultivo em hortas. Também é popular em escala industrial. Os compradores são atraídos pelo excelente sabor e pelo belo formato. É uma hortaliça de meia estação, os primeiros frutos aparecem 75 dias após a germinação.
Características da variedade:
- polpa branca;
- pele macia ao toque;
- olhos pequenos (de 50 a 130 g);
- alta produtividade;
- concentração de amido - até 19%.
Seria útil observar a boa preservação da variedade. As batatas mantêm a sua apresentação até à próxima colheita.
O arbusto é caracterizado por caules eretos com ramificação média. A cor das folhas é verde escura, fosca, com penugem moderada no topo.
As batatas murcham muito rapidamente, mas os ovários não se formam. As bagas caem rapidamente.
As propriedades da batata contribuem para a popularidade da variedade. É despretensioso para o solo e responde bem à alimentação e ao afrouxamento regular do solo.
Crescente
Uma característica da espécie é a despretensão com o solo. A tecnologia e os cuidados agrícolas adequados permitirão que você obtenha o maior rendimento possível. Via de regra, as raízes para plantio são selecionadas durante a colheita.
Se não for possível mudar o local de plantio todos os anos, no outono, quando é feita a colheita, o solo é semeado com adubo verde. Esses incluem:
- leguminosas;
- grama;
- colheitas de inverno;
- pepinos
Em regiões de clima frio, é melhor semear com capim ou culturas de inverno. Os pepinos não terão tempo de amadurecer. Mesmo que você simplesmente fertilize o solo com esterco no outono, como mostra a prática, isso não reduzirá o rendimento.
A descrição da variedade sugere claramente que as batatas adoram luz. Portanto, é necessário plantar em local bem iluminado. O plantio no solo só é permitido depois que o solo aquece até 8 graus, geralmente em meados de maio.
Observação! Para o plantio, recomenda-se colher raízes de tamanho médio e com brotos grossos.
Antes do plantio é necessário fazer a germinação, isso irá acelerar o amadurecimento. Você também deve selecionar o material de plantio, antes de mais nada, selecionar toda a podridão.
A germinação pode ocorrer por vários métodos, por exemplo, germinação em saco. Para isso, as raízes são colocadas em um saco no qual são feitos pequenos furos para permitir a entrada de ar. Caso contrário, as batatas apodrecerão.
Após 1,5–2 semanas, os brotos aparecerão. Quando atingirem 3–4 centímetros de comprimento, você poderá começar a plantar. Não há necessidade de esperar por brotos longos, o principal é que sejam potentes.
Antes de plantar, é melhor mergulhar as raízes em uma solução de manganês e depois secá-las. Se você cobrir a área plantada após o plantio, os brotos eclodirão mais rápido.
Cerca de um mês antes do plantio, é importante arar novamente o solo e depois adicionar superfosfatos ou matéria orgânica. A distância ideal entre os furos é de 40 cm, quanto maior a distância, maiores serão os tubérculos. Quanto à distância entre linhas, a distância ideal é de 70 cm.
Durante o processo de plantio, é necessário alimentar as batatas. O mais comumente usado é esterco de galinha ou cinza.
Características de cuidado
Para obter uma boa colheita é necessário um cultivo regular. É realizada após o aparecimento de brotos “fortes”. O solo entre as fileiras deve ser completamente solto e as ervas daninhas eliminadas. Em condições húmidas, o solo é cultivado o mais profundamente possível (mais de 10 cm). O cultivo é realizado em intervalos de 15 dias, no mínimo três vezes. Após fortes chuvas, é necessário soltar o solo.
As peculiaridades da variedade são tais que os moradores da zona intermediária podem nem regá-la. Mas em regiões áridas, os jardineiros não devem permitir que o solo seque.
O amontoado não é praticado nas regiões do sul. A adição de terra provoca intensa perda de umidade em climas quentes, o que prejudica a colheita.
A zona média e as regiões norte semeiam batatas 2 vezes.O primeiro procedimento é necessário quando os brotos atingem 15 cm de altura, o segundo - após 20 dias. O fertilizante é produzido três vezes: durante o plantio e brotação, e também após a floração.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade incluem as seguintes propriedades:
- alta produtividade;
- resistência a quaisquer condições climáticas;
- facilidade de atendimento;
- armazenamento de longo prazo, até a nova colheita;
- bom gosto e apresentação;
- resistência a doenças.
Mas a principal vantagem da variedade é que ela não tem tendência a degenerar. Outras variedades requerem substituição após 2–4 anos, enquanto a variedade Lugovskoy é cultivada apenas com sementes obtidas por autocultivo. É por isso que a cultura é especialmente popular entre proprietários de terras e proprietários de grandes fazendas.
As desvantagens incluem sensibilidade à nutrição do solo.
Pragas e doenças
As propriedades da batata garantem a sua resistência a pragas e doenças. No entanto, se não forem devidamente cuidadas, as batatas podem ser afetadas por doenças fúngicas, em particular a requeima. Para evitar que isso aconteça, o material da semente deve ser desinfetado antes do plantio. Alternativamente, você pode pulverizar fungicidas antes da estação chuvosa.
Para prevenir a requeima, são utilizados os seguintes meios:
- Kuproskat.
- Sulfato de cobre.
- Arcedil.
- Fitosporina.
As batatas Lugovskoy são caracterizadas pela resistência à sarna, câncer da batata e outras infecções bacterianas. Para prevenir o besouro da batata do Colorado, a variedade é tratada com os seguintes meios:
- Tanrek.
- Comandante.
- Actélico.
Quando aparecer a traça da batata, use Confidor maxi ou Zolon.
Colheita e armazenamento
A hora de colher as batatas é sinalizada por pontas amareladas e murchas. Não é recomendável adiar a colheita dos tubérculos para uma data posterior, pois isso piorará o sabor das batatas. Antes da colheita, as copas podem ser cortadas, mas não é necessário. Pelo contrário, isso é necessário para a conveniência dos jardineiros.
As raízes desenterradas são expostas ao sol por algumas horas, o que ajuda a ventilá-las e facilita a limpeza da terra aderente. Eles são então classificados e colocados em caixas. Recomenda-se deixar as sementes ao sol por 1–2 dias. As raízes verdes são menos suscetíveis aos roedores e duram mais.
Somente podem ser armazenados os tubérculos que não apresentem danos ou áreas amolecidas. Para isso é importante fazer uma triagem cuidadosa, caso contrário corre-se o risco de perder uma parte significativa da colheita. É melhor armazenar as batatas em um porão seco. A sua ventilação desempenha um papel fundamental na segurança da colheita. Este processo é necessário para remover a umidade, que causa a deterioração prematura das raízes. Recomenda-se ventilar o porão pelo menos duas vezes por semana.
As batatas são melhor armazenadas em caixas de madeira (podem ser substituídas por cestos de vime). Em geadas muito severas, as batatas devem ser cobertas com feno ou palha e colocadas por cima com estopa ou pano quente. Isso protegerá as raízes da condensação que se forma no teto e nas paredes da sala nesse clima. Esta é uma das principais razões para a deterioração da batata. Para eliminar este processo, recomenda-se a instalação de um teto de filme suspenso no subsolo.