Plantar tubérculos no solo é apenas metade da batalha, também é preciso cuidar deles para ter uma excelente colheita. A perna preta da batata é uma doença comum nesta cultura. Muitos residentes de verão encontraram esse problema e estão procurando maneiras de resolvê-lo. Isso se deve ao fato de que você pode perder a maior parte da colheita.
Como saber se uma planta está infectada?
Observar a aparência da planta ajudará a identificar prontamente doença da batata e tomar medidas para destruí-lo. Um sinal característico da doença é a presença de bases enegrecidas do caule aproximadamente 10 cm para cima.Daí o nome.
Os principais sintomas da doença:
- O primeiro sinal é o amarelecimento das folhas, enrolamento e ressecamento. Eles são detectados 3–4 semanas após a germinação.
- Os caules e raízes da planta começam a escurecer. E eles saem facilmente no local da lesão.
- Durante a floração, os arbustos doentes ficam atrás dos outros em termos de desenvolvimento. O desenvolvimento ativo da doença ocorre justamente nesse período.
- Se a doença estiver em estágio avançado, as bactérias passam do caule para os tubérculos.
- As junções dos estolões com as raízes apodrecem e emitem um odor desagradável.
- Nos verões chuvosos, o caule de uma planta desbotada começa a deteriorar-se e a cor torna-se verde escuro. Se você apertar, há uma sensação de vazio neste lugar.
- O bulbo pode ser infectado pelo solo ou por uma fruta infectada próxima. Primeiro, as batatas ficam cobertas de manchas marrons, depois o tecido do tubérculo fica preto e começa a apodrecer.
- Se as condições forem desfavoráveis ao desenvolvimento da doença, ela ainda se desenvolve, mas de forma lenta. Só começará a progredir no próximo ano.
Uma inspeção cuidadosa dos arbustos de batata ajudará a identificar doenças a tempo e a tomar as medidas preventivas necessárias. Afinal, aqueles arbustos afetados pela perna preta não formam tubérculos.
De que condições o vírus necessita para um desenvolvimento favorável?
Nenhuma doença começará a desenvolver-se ativamente se o ambiente resistir. Condições que as bactérias necessitam para sua reprodução e progressão ativa:
- Presença de vírus no solo. A presença de restos de plantas afetadas nele.
- Plantar sementes infectadas.
- As batatas foram danificadas durante a colheita.
- As condições para o transporte e conservação adequados do vegetal não foram atendidas.
- A doença é transmitida por pragas de insetos.
- Falta de nutrientes no solo.
A doença progride melhor em climas chuvosos e verões úmidos.
Os criadores não desenvolveram uma variedade de batata resistente à canela preta. Mas existem espécies que são mais resistentes a esta doença.
Qual é o agente causador da doença?
São um tipo de bactéria em forma de bastonete. Se as condições lhes forem adequadas, eles se reproduzem muito rapidamente. Unindo-se em colônias, eles começam a infectar as plantas. Muitas culturas são suscetíveis a esta doença, por isso não sofrem falta de nutrição.
A bactéria não consegue hibernar sozinha no solo, por isso procura restos de plantas e tubérculos. Sobreviverá ao inverno no caule ou na raiz da erva daninha. Com o início do calor, ele continua a se reproduzir. É por isso que é recomendado remover todos os resíduos vegetais dos campos.
Como lidar com a perna preta na batata?
Existem medidas de combate à doença que foram comprovadas ao longo dos anos. Desenvolve-se muito rapidamente e persiste em todos os restos vegetais. Os métodos eficazes de tratamento são a prevenção competente:
- Sementes de qualidade. É aconselhável plantar tubérculos que possuam documentos sanitários que comprovem o cumprimento dos padrões de qualidade.
- Solo não contaminado. Certifique-se de realizar a rotação de culturas. Se o local já estiver infestado, é melhor evitar o cultivo de batatas nos próximos 3-4 anos.
- Solo favorável. O melhor ambiente para o desenvolvimento da doença é o solo argiloso úmido. O ácido contido em sua composição pode ser neutralizado pela farinha de dolomita. Também destrói bactérias.
- Alimentando. Os microrganismos não toleram o enxofre. Se a parte inferior da planta ficar preta, significa que a infecção começou. Você pode tratá-los com sulfato de amônio.
- A droga "Effekton". Tome 3 colheres de sopa. colheres para cada 10 litros de água morna, o tratamento é feito antes do primeiro amontoamento.
- Removendo arbustos infectados. Após descoberta a origem da doença, as plantas afetadas são arrancadas e queimadas ou enterradas a uma profundidade de pelo menos 1 m, borrifadas com água sanitária. Os arbustos precisam ser removidos várias vezes até que termine o período de floração. O local onde cresceram as plantas doentes é borrifado com uma mistura de cinza de madeira (frasco de litro) e sulfato de cobre (1 colher de chá).
- Prevenção antes da colheita. Cerca de uma semana antes de cavar, os topos devem ser cortados. Partes da planta afetadas pela podridão são queimadas em áreas que não pertencem a culturas agrícolas.
- Colete apenas em dias secos. Certifique-se de remover as partículas de solo aderidas. Se os tubérculos de um arbusto infectado parecerem saudáveis, é melhor removê-los separadamente. Estando próximos a uma raiz saudável, eles podem infectá-la. E assim, ao longo da cadeia, a doença se espalhará através de vegetais saudáveis.
- Prevenção antes do armazenamento. A secagem da colheita é feita ao sol ou em locais especialmente designados. O material da semente pode até ficar ligeiramente esverdeado.
- Droga "Maxim". Eles borrifam as batatas antes de armazená-las. 100 ml do medicamento por 1 litro de água.
- Secar as instalações. Vários meses antes da colheita armazenamento de batata em todos os armazéns e adegas ventilar. E são tratados com desinfetantes, cal e vitríolo.
- Equipar os ambientes com ventilação e criar a temperatura ideal. A ventilação é mecânica e a temperatura é de aproximadamente +1–3 ⁰С.
- Prevenção de doenças após a floração. Para retardar o ritmo de desenvolvimento da doença, pode-se borrifar os arbustos infectados com cinzas ou tratá-los com uma solução de permanganato de potássio (3 g por 10 litros de água).
- Processamento de material de plantio. Isso é feito no outono ou diretamente na primavera.São adquiridos preparados especiais, consumo de fitosporina, bactofit e outros.
- Desinfecção de instrumentos, desde que a semente seja cortada. Para evitar que as bactérias se espalhem para os tubérculos saudáveis, é recomendável mergulhar a faca em uma solução de permanganato de potássio.
Uma medida preventiva é a destruição de insetos-praga, portadores da doença.
O tratamento das plantas deve ser realizado imediatamente após a detecção da doença. Dessa forma, você pode evitar que as plantas vizinhas espalhem a doença por toda a área.
Dicas de residentes de verão
A doença da perna preta é muito progressiva. Para evitar o apodrecimento da maior parte da safra colhida, os moradores do verão aconselham prestar mais atenção à prevenção de doenças. Como o tratamento é um processo trabalhoso. A presença de caules escurecidos indica o desenvolvimento ativo da doença. O seguinte ajudará a prevenir o desenvolvimento:
- Capina três vezes. Remover plantas doentes pelo menos três vezes. Com posterior desinfecção dos locais de germinação.
- Tratamento da semente e do próprio local com preparações após a germinação.
- Inspeção regular dos arbustos, pelo menos uma vez por semana.
É importante lembrar que qualquer assunto é levado a sério. Seguindo as medidas, regras e requisitos, obtém-se uma excelente colheita. Tudo está nas mãos do jardineiro.