A abobrinha Cavili f1 foi criada por criadores holandeses. Hoje é considerado um dos melhores híbridos do mercado. Sua vantagem, ao contrário de muitas variedades, é o amadurecimento precoce, a autopolinização e a produtividade - por essas qualidades, esta abóbora é muito procurada.
Descrição da variedade
A abóbora Cavili é uma planta com lâminas foliares verde-escuras, nas quais existem manchas brancas. Este vegetal tem um tamanho muito compacto, com pequenos entrenós - cresce em forma de arbusto. Ao contrário de outras variedades, não “se espalha” para os lados.
Este híbrido se sente bem tanto em terreno aberto quanto sob cobertura de filme. Produz flores predominantemente femininas. Por ser autopolinizadora, a ausência de abelhas não impedirá o crescimento de um grande número de vegetais sobre ela.
A safra começa a frutificar cedo - já 40 dias após o aparecimento das mudas. Seus frutos são de cor verde claro, lisos e de formato cilíndrico. A casca da abobrinha jovem é fina e a polpa é muito suculenta e macia.
Os frutos crescem juntos e por muito tempo - mais de 60 dias desde o início da frutificação. Rendimento da planta por 1 m2 atinge até 9 kg. Cada vegetal cresce até 22 cm e pesa em média 300 g cada. Este híbrido aumentou a resistência ao amadurecimento excessivo. Mesmo os vegetais que não são colhidos há vários dias terão o mesmo sabor maravilhoso daqueles que acabaram de atingir o tamanho médio.
Crescente
O híbrido de abobrinha Kavili é despretensioso e fácil de cuidar.
Semeie esta hortaliça em solo leve, nutritivo e com acidez neutra. É desejável que os antecessores deste representante da abóbora sejam:
- batata;
- cebola;
- ervilhas, feijões ou feijões;
- repolho.
Antes de semear, é necessário enriquecer o solo com composto ou húmus. A adubação verde, uma mistura de cinzas e fertilizante superfosfato, também dá bons resultados.
Cultive plantas de abobrinha dois métodos. Uma delas é por meio de mudas e a segunda é por semeadura direta no solo.
No primeiro caso, as mudas são semeadas no meio da primavera. Para fazer isso, coloque uma semente no buraco de cada vaso, ou de preferência 2–3. Após o aparecimento das plantas jovens, os exemplares fracos são arrancados e restam os exemplares fortes.Após 30 dias, as mudas são transferidas para covas para local permanente de desenvolvimento.
Cada uma das opções implica que um grupo de plantas no canteiro ficará localizado a uma distância de 70x140 cm, esta distância entre as abobrinhas permitirá o seu pleno desenvolvimento.
Você precisa saber que as sementes compradas em lojas são tratadas com tiramina (um nutriente), portanto, não deve molhar essas sementes.
As plantas jovens requerem muita luz, calor e umidade. O não cumprimento dessas condições reduz drasticamente o rendimento da abobrinha Kavili, e o sabor também se perde nas frutas que cresceram. A temperatura para o desenvolvimento ativo da cultura deve ser de 20 °C ou mais. Se a quantidade de calor for insuficiente, o crescimento poderá parar.
O volume de água deve ser de até 10 litros por m2. Além disso, para que a planta se desenvolva com segurança e receba luz suficiente, é necessário capinar periodicamente, soltar a camada superficial do solo e, se necessário, fertilizar.
Características de cuidado
Abobrinha Kavili f1 gosta de crescer em solos leves, mas se você plantar a planta em solo argiloso e pesado, ela se desenvolverá, mas seu rendimento só diminuirá. Portanto, para melhorar a permeabilidade do solo à água e ao ar, é necessário adicionar areia de rio e turfa.
A acidez também desempenha um papel importante para a planta. Idealmente, será neutro. Para reduzir a acidez do solo, adiciona-se farinha de dolomita ou cal.
Os especialistas recomendam que se a cultura for plantada em área sombreada, é necessário desbastar as plantas durante o período de floração e formação dos ovários.
Remover algumas folhas permitirá a entrada de mais luz.
Você também deve tentar colher em tempo hábil.Embora a alta qualidade dos frutos seja preservada quando a colheita é atrasada, a formação de novas abobrinhas fica mais lenta. Isso afeta negativamente a produtividade.
Vantagens e desvantagens
Os jardineiros valorizam as seguintes qualidades nas abobrinhas desta variedade:
- aparecimento precoce de frutos;
- excelente rendimento;
- autopolinização do híbrido;
- longo período de frutificação;
- boa resistência a doenças;
- frutas de alta qualidade.
Se o seu cuidado for insuficiente e, principalmente, não houver umidade suficiente na área onde crescem, o rendimento será baixo. As plantas também sofrem com geadas na primavera e no outono.
Pragas e doenças
Em geral, Cavili é resistente a doenças, mas as medidas preventivas só aumentam as chances do jardineiro de desfrutar de seus maravilhosos frutos:
- Quando infestada por pulgões, a cultura é pulverizada com um dos seguintes preparados: Confidor, Iskra ou Fosbecid.
- Os ácaros são combatidos com infusão de cebola. É feito de cascas, sabão em pó e pimenta vermelha em pó. Pegue um balde de água e coloque nele a casca externa da cebola. No final dão sabão ralado e temperos picantes.
- Tratar a abobrinha com enxofre moído ajuda no combate ao oídio.
- Para a antracnose, a mistura bordalesa será eficaz.
Se você alternar culturas na horta, isso só aumentará a chance de ter plantas saudáveis.
Colheita e armazenamento
O período de maturação para início da colheita é de 45 dias após o aparecimento das mudas. Expectativa dos primeiros frutos - julho-início de agosto. Depende da zona climática. A colheita dá frutos por muito tempo, até a geada.
É preciso retirar os frutos na hora certa, pois eles impedem o crescimento e o desenvolvimento dos arbustos.Se pretende armazená-las por muito tempo, é necessário cortar a abobrinha junto com o “rabo”, e no caso de consumo rápido da fruta - sem ela.
Os vegetais de maturação leitosa são armazenados por no máximo duas semanas a uma temperatura de 2 °C. Após este tempo, tornam-se ásperos, enrugados e começam a deteriorar-se. Para que a abobrinha fique armazenada por mais tempo, deve-se cortar os frutos maduros, cuja casca ficará mais grossa.
Os frutos são colocados para guarda em caixas forradas com palha no fundo. As abobrinhas não devem se tocar. Este lugar precisa estar seco e escuro. Para armazenamento de longo prazo, você pode congelar abobrinha. Para isso, são lavados, cortados, embalados e colocados em uma câmara.
As características dessas frutas dizem que são ideais para preservação. São marinados e depois, ao serem consumidos, adquirem uma crocância apetitosa e não perdem o sabor. A abobrinha também é frita, cozida e prepara-se caviar.
A abobrinha híbrida Kavili é tão apreciada pelos nossos jardineiros que eles não conseguem mais imaginar a sua ausência. Afinal, esse vegetal se diferencia pelo amadurecimento precoce, é fácil de cuidar e produz muitos frutos delicados, verdes claros, que agradam muito a todos os membros da família.