Borboletas pragas de várias espécies freqüentemente prejudicam as plantas agrícolas. Para matar insetos, são utilizados preparados inseticidas que atuam nesse grupo de pragas. Consideremos a composição e forma de liberação do Lepidocida, os prós e contras do medicamento, o mecanismo de ação e a finalidade. Como usar o produto de acordo com as instruções, sua compatibilidade, condições de armazenamento, medicamentos similares.
Composição e formas preparativas do medicamento "Lepidocid"
O inseticida é produzido pela Sibbiopharm LLC na forma de suspensão concentrada, em latas de 20 a 50 litros. A substância ativa são bactérias da espécie Bacillus thuringiensis var. Kurstaki, título não inferior a 10 bilhões de esporos/g. O produto pertence a inseticidas bacterianos e produtos biológicos. De acordo com o método de penetração, é um pesticida intestinal.
Vantagens e desvantagens
Como todos os medicamentos, o Lepidocid tem seus prós e contras. As vantagens são:
- ação seletiva contra diversas espécies de pragas da família Lepidoptera;
- a substância ativa não se acumula nos tecidos vegetais e nos frutos, razão pela qual os produtos são totalmente ecológicos, atóxicos e seguros;
- o medicamento pode ser utilizado em qualquer fase do desenvolvimento da cultura;
- curto período de espera, as plantas podem ser tratadas durante o período de frutificação;
- boa compatibilidade com agroquímicos e produtos biológicos;
- pode ser usado em populações de insetos habituados a pesticidas químicos;
- se usado na dosagem correta, é seguro para pessoas, animais, organismos aquáticos, peixes, entomófagos e abelhas.
Desvantagens do produto: curto prazo de validade.
Espectro e mecanismo de ação
“Lepidotsid” é usado para tratar vegetais, grãos, frutas e arbustos de bagas, morangos, alfafa, girassóis, uvas, plantas medicinais, óleo essencial de rosa, cereja de pássaro, carvalho, bétula e coníferas. Tem um efeito prejudicial sobre mais de 40 espécies de pragas de borboletas (mariposas, mariposas, lagartas, mariposas brancas, mariposas, mariposas, rolos de folhas, bichos-da-seda, mariposas, crisopídeos, moscas-serra e outros).
Como usar o produto corretamente
De acordo com as instruções de uso, a dosagem de Lepidocid é a seguinte (em l por ha):
- batata, trigo, traça e frutas de lagarta – 1;
- repolho e vegetais de claras, mariposas e mariposas - 0,5-1;
- colher legumes – 1,5-2;
- frutos de mariposas – 0,5-1;
- árvores frutíferas e ornamentais de espinheiro e borboleta branca – 1;
- frutos de crisopídeos, bichos-da-seda, rolos de folhas e mariposas – 1-1,5;
- macieiras de mariposas – 2-3;
- arbustos de bagas, morangos – 1-1,5;
- beterraba, alfafa, girassol de mariposa – 1;
- uvas – 2-3;
- plantas medicinais – de 0,5 a 1,2;
- ruibarbo e rosa – 1,5;
- Rosa Mosqueta – 2;
- cereja de pássaro, carvalho, bétula, coníferas – 3.
Consumo de solução Lepidocida para vegetais - 200-400 l, frutas - 800-1200 l, para arbustos, beterrabas, girassóis, alfafa - 600-800 l, para morangos - 300-400 l, para uvas - 600-1000 l, medicinal ervas – 200-400 l, rosas e roseiras – 400-600 l, para coníferas, carvalho, bétula – 10-25 l. Realizar tratamento 1 ou 2 vezes (com intervalo de 5 ou 7-8 dias), o período de espera é curto - 5 dias.
Dosagem para plantas em lotes residenciais particulares: 20-30 ml por 10 litros de água, para rosas e culturas medicinais – 0-30 ml. Consumo: vegetais e raízes – 0,5-1 l por 10 m2, árvores e arbustos – 2-5 l por planta, uvas – 0,5-2 l por arbusto, rosas e plantas medicinais – 2-10 l por 10 m2. O tratamento é realizado 2 vezes (com intervalo de 7 a 8 dias), as macieiras são pulverizadas 3 vezes com intervalo de 10 a 14 dias. O tempo antes da colheita dos frutos é de 5 dias.
Medidas de segurança
Como produto biológico, o Lepidocid é praticamente atóxico ao meio ambiente (classe de toxicidade 4). Também é de baixo risco para as abelhas - classe de toxicidade 3.
Para trabalhar com inseticida, apesar de não ser perigoso, é necessário usar roupas de proteção grossas, respirador, óculos de proteção e luvas.Após o trabalho, lave o rosto e as mãos. Lave a solução da pele se entrar em contato com ela e enxágue os olhos com água limpa.
Compatibilidade de medicamentos
O "Lepidocida" pode ser combinado com produtos químicos e agentes biológicos. Porém, se a reação mútua das substâncias não for conhecida, é aconselhável combinar os medicamentos em um pequeno volume antes da mistura final para determinar sua compatibilidade. Se como resultado houver uma alteração perceptível nas características físicas e químicas da composição, aparecerem sedimentos ou flocos - os produtos não devem ser misturados.
Prazo de validade e condições de armazenamento
"Lepidotsid" dura 1 ano, depois perde suas propriedades. Armazene o concentrado em recipientes de fábrica com tampas fechadas. Condições de armazenamento: temperatura – de +5 a +30 °C, ambiente escuro, seco e ventilado. Outros agroquímicos e fertilizantes podem ser armazenados próximos ao inseticida; alimentos, remédios e ração animal não podem ser armazenados. Após o término do período de armazenamento, o medicamento deve ser descartado. A solução preparada deve ser utilizada no dia do preparo, também não pode ser armazenada por mais tempo.
Análogos
Para uso na agricultura, uma preparação com Bacillus thuringiensis var. Kurstaki – “Lepidobactocida”. Em domicílios particulares, recomenda-se o uso de Lepidocid em diferentes formulações: pó e suspensão concentrada.
A preparação biológica inseticida "Lepidocid" pode ser amplamente utilizada para o tratamento seguro de diversos tipos de culturas agrícolas. Eficaz contra dezenas de espécies de pragas de borboletas. Com alta eficiência, é totalmente seguro para plantas, insetos benéficos, animais e pessoas. Em termos de eficácia, pode ser comparado a uma preparação química, uma vez que são necessárias apenas 1 ou 2 pulverizações para matar as pragas.