Inseticidas sistêmicos com ação intestinal e de contato são frequentemente usados para controlar insetos e ácaros que danificam frutas, hortaliças e grãos. Consideremos a ação e a finalidade do inseticida Bi-58, sua substância ativa, como diluir adequadamente a solução, em que concentração e como aplicá-la conforme as instruções. Quais cuidados são necessários ao trabalhar com o medicamento, como armazená-lo e o que pode ser reposto.
Composição e forma de liberação
O fabricante BASF produz o Bi-58 na forma de emulsão concentrada, com dimetoato, substância ativa que pertence à classe química FOS. Contém 400 g por 1 litro. A droga tem atividade inseticida e acaricida. Embalagem – latas de 1, 5 e 10 litros.
Mecanismo de ação da droga
“Bi-58” é usado em muitas culturas para destruir pulgões, lagartas, moscas, percevejos, tripes, cochonilhas, mariposas, rolos de folhas, mariposas, besouros de flores, cutworms, mosquitos, cigarrinhas e alguns tipos de ácaros.
Este inseticida tem um efeito poderoso e complexo. A solução é absorvida pelas folhas e partes verdes das plantas e depois se espalha uniformemente. As pragas morrem ao se alimentar de seiva de planta envenenada. O inseticida também atua por contato: os insetos morrem quando a solução entra em contato com eles após a pulverização.
Como criar e usar Bi-58
As instruções de uso indicam que o medicamento pode ser usado contra diversas pragas pertencentes a diferentes ordens. O produto permanece eficaz em uma ampla faixa de temperaturas. O efeito protetor do inseticida dura 2 a 3 semanas. Quando utilizado na dosagem recomendada, não apresenta efeitos tóxicos nas plantas.
Taxa de aplicação de "Bi-58" para diversas culturas (em l por ha):
- trigo – 1-1,2;
- centeio e cevada – 1;
- aveia – 0,7-1;
- maçã, pêra – 0,8-1,9;
- uvas – 1,2-2,8;
- hortaliças para sementes – 0,5-0,9;
- batatas de pulgões – 2;
- batatas para controle de traça – 1,5-2;
- alfafa para sementes, fibra de linho – 0,5-0,9;
- cânhamo – 1,2-2;
- quenafe – 1,4;
- groselhas – 1,2-1,5;
- framboesas – 0,6-1,1;
- tremoço – 0,7;
- beterraba sacarina – 0,5-1.
Em todas as culturas, exceto uvas, maçãs e peras, o “Bi-58” pulveriza pragas durante a estação de crescimento, gastando 200-400 litros por hectare. São realizados 2 tratamentos, o período de espera é de 1 mês para grãos, uvas e beterrabas, para maçãs e peras – 40 dias. As árvores frutíferas são pulverizadas antes e depois da floração, consumo - 1000-1500 l, contra o besouro das flores - 800-1000 l. As uvas são tratadas contra ácaros, rolos de folhas e cochonilhas com uma solução de 600-1000 litros por hectare.
Instruções e precauções especiais
“Bi-58” refere-se a medicamentos com classe de perigo 3 para humanos, ou seja, pouco tóxicos. O produto é altamente tóxico para as abelhas e possui classe de risco 1 para insetos. Devido à alta toxicidade do medicamento, não pode ser utilizado em árvores floridas e em jardins próximos aos quais existam apiários. Além disso, esta poderosa droga é tóxica para os peixes, por isso não pode ser usada em áreas com plantas localizadas próximas a corpos d'água e empresas pesqueiras.
Ao trabalhar com o preparado Bi-58, é necessário usar roupas de proteção, usar mangas compridas, luvas nas mãos, respirador e óculos de proteção no rosto para proteger nariz e olhos de respingos da solução, que podem causar irritação e envenenamento. .
Após terminar o trabalho de pulverização do “Bi-58” é necessário lavar o rosto e as mãos com água morna e sabão. Se a solução entrar repentinamente em contato com a pele ou os olhos, lave-os imediatamente com água em abundância. Se o inseticida entrar, é necessário enxaguar o estômago: beber comprimidos de carvão ativado, engolir com 1 litro de água e após 15 minutos induzir o vômito. Se após o autotratamento os sintomas de envenenamento não desaparecerem, é necessário consultar um médico.
Interação com outras ferramentas
"Bi-58" mistura-se bem com fungicidas, especialmente piretróides, em misturas em tanque. Pode ser misturado com fertilizantes para alimentação foliar. A exceção são os produtos com reação alcalina. O uso combinado de Bi-58 e fungicidas reduz a dosagem e o consumo de ambos os medicamentos, sem diminuir a eficácia. Isso torna seu uso economicamente rentável. Recomenda-se misturar o inseticida com o medicamento "Fastak" caso seja necessário tratamento com um grande número de pragas.
Termos de venda e armazenamento
O produto deve ser vendido e armazenado somente em vasilhames de fábrica com tampas fechadas. O “Bi-58” deve ser armazenado durante 3 anos em armazéns, com temperaturas moderadas, em local seco e sombreado. Não armazene alimentos, medicamentos ou rações para animais perto do inseticida; apenas outros produtos agrícolas e fertilizantes podem ser armazenados. Uma vez expirado o período de poupança, a sua eficácia é significativamente reduzida. A solução é adequada para uso por apenas 1 dia.
Existem análogos do inseticida?
Para o dimetoato, os seguintes análogos de “Bi-58” são registrados para uso na agricultura: “Alfa-Director”, “Binadin”, “Binom”, “Bishka”, “Danadim Power”, “Danadim”, “Di-68 ”, “Dimetron”, “Dimefos”, “Evrodim”, “Sirocco”, “Tagore”, “Landing”, “Ditox”, “Tarradim”, “Dimet”, “Fostran”, “Kinfos”, “Tibor”, “Dimetoat” -400", "Tod", "Dishance", "Rogor-S", "Rangoli-Duncan", "Dimetus".
“Bi-58” é um inseticida poderoso e bem conhecido que pode ser usado para tratar grãos, vegetais, frutas vermelhas, frutas, uvas e linho contra uma variedade de pragas. Sua ação é complexa: sistêmica, de contato e intestinal. Por isso, o inseticida tem forte eficácia e efeito protetor duradouro.O medicamento é compatível com muitos agentes de controle de pragas, alguns deles são até recomendados para uso em conjunto para potencializar o efeito geral.