Os inseticidas são usados na agricultura e em lotes domésticos para tratar jardins e plantas de jardim contra pragas. Muitos deles possuem amplo espectro de ação e aplicação universal. Consideremos a composição e forma de liberação do inseticida Borey, sua finalidade e mecanismo de ação, como utilizá-lo conforme as instruções, como funcionar, levando em consideração os cuidados. O que pode ser combinado, como armazenar, o que pode ser substituído.
Composição e forma de liberação do produto
Este inseticida é produzido pela conhecida empresa “August” na forma de suspensão concentrada. O pesticida contém 2 substâncias ativas: imidaclopride na quantidade de 150 g por 1 litro e lambda-cialotrina na quantidade de 50 g por litro. O medicamento está disponível em frascos de 1 litro.
Finalidade do medicamento
Destrói insetos nocivos sugadores e comedores de folhas, inclusive os secretos. Eficaz contra insetos resistentes a inseticidas piretróides e FOS. Atua rapidamente e possui proteção duradoura. Medicamento de efeito sistêmico, atua sobre pragas por contato e tipo intestinal. Resistente à luz solar prolongada e temperaturas elevadas.
"Borey" destina-se a ser utilizado nas principais culturas agrícolas, bem como em áreas onde apareceram gafanhotos.
Mecanismo de operação
O imidaclopride, da classe dos neonicotinóides, tem atividade sistêmica: a substância penetra pelas superfícies das folhas e caules e pelas raízes, afeta o sistema nervoso central das pragas, bloqueando o funcionamento das fibras nervosas. A lambda-cialotrina, da classe dos piretróides sintéticos, permanece na superfície da folha, mas é eficaz não só contra insetos, mas também contra ácaros fitófagos.
“Borey” inibe a transmissão dos impulsos nervosos, os insetos são destruídos tanto quando a solução entra em contato com eles, quanto como resultado da ingestão das plantas pulverizadas. A dupla ação permite que o produto destrua com segurança os insetos que estão localizados na superfície inferior da folhagem e em locais de difícil acesso.
Instruções de uso do inseticida "Borey"
Taxa de dosagem na agricultura (em l por ha):
- trigo, cevada, colza – 0,08-0,1;
- beterraba – 0,1-0,12;
- pastagens – 0,1-0,15;
- ervilhas – 0,12-0,15;
- batatas, tomates – 0,08-0,12;
- cebolas de tripes - 0,12-0,14, de moscas - 0,2-0,25;
- cenouras de psilídeos - 0,12-0,14, de moscas - 0,2;
- repolho – 0,1-0,14;
- macieira, uva – 0,3;
- trigo – 0,1.
A frequência de pulverização com Borei é 2, o consumo no tratamento de mudas é de 100-200 l, para plantas adultas - 200-400 l por hectare, para árvores e uvas - 800-1500 l, na pulverização de avião - 25-50 eu. O período de espera antes da colheita é de 10 a 38 dias. Você pode trabalhar nas áreas tratadas uma semana após a pulverização.
Precauções de segurança
Em termos de toxicidade, "Borey" pertence à classe 3 para humanos e 1 para abelhas. Não pode ser utilizado em árvores floridas, uvas e outras culturas, sendo também necessário observar a zona de vôo das abelhas - 4 a 5 km dos apiários, e avisar os apicultores 4 a 5 dias antes do tratamento.
Para garantir a segurança, trabalhe com o inseticida e sua solução com roupas de proteção, luvas, óculos de proteção e respirador com filtro. Não remova até que o trabalho esteja concluído, não beba, coma ou fume.
Se a solução inseticida entrar em contato com a pele, lave-a com água; você também deve enxaguar bem os olhos se respingarem. Enxágue com água e carvão medicinal se a solução entrar no estômago. Se a condição piorar, consulte um médico.
Compatibilidade com outras substâncias
"Borey" pode ser combinado em misturas com fungicidas para o tratamento de grãos com as preparações "Kolosal" e "Kolosal Pro", "Demerta", "Eraser Extra", "Eraser 100", "Ballerina", para o tratamento de colza - com o preparado "Galion", beterraba - com os produtos “Biceps 22” e “Biceps Guarantor”. Pode ser combinado com fertilizantes minerais e reguladores de crescimento.
Caso a compatibilidade das substâncias ativas dos medicamentos seja desconhecida, deve-se fazer testes antes da mistura: misturar uma pequena quantidade de uma solução de ambos os produtos e verificar a reação química. Se não houver alteração de cor, consistência, temperatura, não cair sedimento e formar grumos, os produtos podem ser misturados.
Regras de armazenamento
O inseticida “Borey” é armazenado por 3 anos a partir da data de produção. Condições de armazenamento: área seca, escura e ventilada. O concentrado deve ser armazenado na embalagem original. Pode ser mantido junto com fertilizantes e outros pesticidas; estão excluídos alimentos, rações, medicamentos e produtos domésticos.
Após o término do prazo de validade, o medicamento deve ser descartado. Utilize toda a solução no dia do preparo, podendo ser armazenada por apenas 1 dia. Depois disso, não adianta usá-lo, pois perde a eficácia.
Análogos do produto
Você pode substituir o medicamento “Borey” por medicamentos com finalidade e efeito semelhantes: “Dupla de artilheiros", "Strike BT", "Greenfort IL 200", "Anticolorad", "Borey Neo", "Akinak". Podem ser utilizados em campos e jardins de empreendimentos agrícolas, em hortas e em jardins privados.
“Borey” é um inseticida usado na agricultura em muitas culturas para tratá-las contra tipos comuns de pragas. Capaz de destruir insetos pertencentes a diferentes famílias, mesmo os secretos ou resistentes aos pesticidas piretróides e FOS. A vantagem do inseticida é que ele não perde o efeito quando exposto ao sol ou a altas temperaturas, ou seja, pode ser usado no tratamento de plantas no verão, no calor.“Borey” distingue-se pela sua ação rápida e efeito protetor duradouro; as pragas não aparecem nem se reproduzem nas culturas tratadas durante 2-3 semanas.