As pragas de insetos causam danos significativos às plantações. E se nas fazendas privadas os residentes de verão podem combatê-los usando métodos manuais e mecânicos, então os agricultores que semeiam grandes campos têm que usar produtos químicos. As instruções do Voliam Flexi indicam que o medicamento inseticida é eficaz contra quase todas as pragas de insetos que danificam vegetais e fruteiras.
Finalidade do medicamento, composição e forma de liberação
Voliam Flexi contém duas substâncias ativas, o que explica a alta eficácia do inseticida no controle de pragas de plantas cultivadas. O primeiro - clorantraniliprole - pertence à classe química das antralamidas, sua concentração por litro do medicamento é de 100 gramas. O segundo - tiametoxame - pertence à classe química dos neonicotinóides, um litro do produto químico contém 100 gramas desse princípio ativo.
O inseticida "Voliam Flexi" é produzido pela empresa holandesa Syngenta e é comercializado na forma de suspensão concentrada, acondicionada em garrafas plásticas de litro.
O prazo de validade do Voliam Flexi é de 3 anos a partir da data de produção, desde que a embalagem original não esteja danificada. Armazene o medicamento em despensas a uma temperatura não superior a 25 graus.
O preparado inseticida foi desenvolvido para proteger árvores frutíferas, batatas, tomates e outras plantas cultivadas de pragas de insetos, como pulgões, cigarrinhas, insetos, lagartas e outros. Esse amplo espectro de ação se deve às substâncias ativas incluídas no produto.
Como funciona o Voliam Flexi?
O princípio de ação do medicamento inseticida é baseado no efeito de dois produtos químicos no corpo dos insetos-praga:
- O tiametoxame é responsável por influenciar os receptores do sistema nervoso dos parasitas. Como resultado, após 15-60 minutos (dependendo do tipo de praga), o inseto para de se alimentar e morre um dia após a substância entrar em seu corpo.
- O clorantraniliprole tem um efeito negativo nos sistemas nervoso e muscular das pragas. Isso ocorre devido a alterações no nível de cálcio no corpo do inseto.
As instruções de uso indicam que o preparado inseticida pode ser utilizado de duas formas - pulverizando plantas cultivadas e regando pela raiz. Neste último caso, é possível destruir simultaneamente as pragas de insetos terrestres. O período de ação protetora depende do método de utilização do produto químico. Na pulverização - de 2 a 3 semanas, na rega - até 2 meses.
Vantagens e desvantagens do medicamento
Os agricultores que conseguiram lidar com as infestações de insetos em seus campos graças ao medicamento “Voliam Flexi” observaram os seguintes pontos fortes do produto químico:
- longo período de ação protetora, principalmente quando aplicado no solo;
- eficácia no controlo de muitas pragas de insectos, incluindo cigarrinhas e pulgões, que são portadores de doenças como o fitoplasma;
- falta de fitotoxicidade se observadas as taxas de consumo e regras de uso especificadas nas instruções;
- a velocidade do efeito do produto químico sobre as pragas - os insetos mais resistentes morrem um dia após a pulverização;
- imunidade à precipitação uma hora após o processamento dos campos;
- segurança para quem trabalha com o medicamento, desde que sejam utilizados equipamentos de proteção individual.
O inseticida tem desvantagens, porém, em relação às vantagens, não são muitas:
- com o uso constante, as pragas desenvolvem resistência aos efeitos das substâncias ativas, por isso é recomendável alternar com outros medicamentos;
- proibido para uso em parcelas pessoais.
Preparação e instruções de uso
Para cada planta cultivada, as instruções indicam a taxa de consumo individual do preparado inseticida. A dosagem é apresentada na tabela:
Planta sendo processada | Consumo de inseticidas por hectare de plantio | Consumo de líquidos de trabalho / Frequência dos tratamentos |
macieiras | De 400 a 500 ml de suspensão | De 800 a 1500 litros. Três vezes por temporada. |
Batata | De 700 a 800 ml no plantio e 200 ml na pulverização de plantas vegetativas | No primeiro caso são utilizados 100 litros, no segundo - até 400 ml (duas vezes por temporada). |
Tomates plantados em estufas e estufas | De 300 a 400ml | De 1.000 a 3.000 litros, uma vez por temporada. |
Vinhas | De 400 a 500ml | De 600 a 100 litros. Processado três vezes por temporada. |
Para preparar o fluido de trabalho, primeiro faça uma solução estoque diluindo a quantidade recomendada do medicamento em uma pequena quantidade de água. Depois disso, é despejado no tanque do pulverizador e a água é adicionada até o volume total. Ligue a batedeira e espere até que o licor-mãe se dissolva completamente, deve-se obter uma consistência homogênea.
Recomenda-se iniciar a pulverização das plantas pela manhã (antes das 9 horas) ou à noite (depois das 19h00). A temperatura do ar não deve exceder 25 graus.
A maior eficácia é observada se a pulverização for realizada em clima calmo e seco.
Medidas de segurança
Ao trabalhar com produtos químicos, os agricultores devem utilizar equipamentos de proteção (respirador, luvas, macacão). Após terminar de pulverizar as plantas cultivadas, tome um banho com sabão e lave todas as roupas.
Compatibilidade com inseticidas
As instruções fornecidas ao Voliam Flexi pelo fabricante indicam que o preparado inseticida não pode ser utilizado com produtos químicos à base de dimetoato e também é incompatível com óleos minerais.Antes de usar em tanques misturas com outros agentes protetores, é realizado um teste de compatibilidade química - caso apareça sedimento em forma de flocos, o uso conjunto é recusado.
Suplentes
Se por algum motivo o agricultor não conseguiu adquirir o Voliam Flexi, ele pode ser substituído por medicamentos como Aktara ou Oktant. Não existe um análogo completo dos ingredientes ativos do inseticida.