Muitas espécies de insetos que prejudicam os jardins passam o inverno sob a casca ou nas folhas caídas e tornam-se ativos novamente no início da primavera. Neste momento eles são destruídos com inseticidas. Consideremos a composição e substância ativa "30 Plus", princípio de ação, finalidade, uso de acordo com as instruções. Regras e prazos de armazenamento do produto, medicamentos que podem ser utilizados em sua substituição.
Substância ativa e formulação
O produto “30 Plus” contém vaselina na quantidade de 760 g, é produzido na forma de emulsão de óleo mineral, engarrafado em frascos de 0,25, 0,5 e 1,5 litros. Pelo método de penetração pertence aos agrotóxicos de contato, e pelo efeito sobre as pragas pertence aos acaricidas, inseticidas e ovicidas.
O princípio de funcionamento do produto
Durante a pulverização, o óleo vai para as plantas e atinge as pragas, formando uma película fina. O óleo de vaselina atua nas larvas e ovos e, parcialmente, nos insetos adultos. O filme perturba muito o equilíbrio do ar e da água, razão pela qual as pragas morrem dentro de 0,5 a 1 dia. A proteção dura de 5 a 10 dias.
Finalidade do medicamento "30 Plus"
Para proteger as culturas agrícolas de vários tipos de pragas. Protege arbustos de frutas e bagas, uvas, plantas ornamentais, frutas cítricas. Serve para pulverização no início da primavera, antes da abertura dos botões, ou na fase de relativa dormência da planta. O produto destrói pragas na fase de inverno. A lista inclui espécies como cochonilhas, ácaros, cochonilhas falsas, cabeças de cobre, mariposas, pulgões, cochonilhas; As frutas cítricas também são pulverizadas contra as moscas brancas.
Instruções de uso
O tratamento com o inseticida “30 Plus” é realizado no início da primavera, antes do florescimento dos botões das plantas, quando a temperatura sobe acima de +4 °C. Nas culturas ornamentais, a pulverização contra cochonilhas é realizada no verão, quando aparecem as larvas de 1ª e 2ª gerações.
Agite o óleo antes de usar. Para preparar a emulsão, adicione o óleo à água e mexa. Pulverize galhos e troncos de arbustos e árvores com a solução. Agite a solução durante a pulverização e não a utilize por mais de 2 horas após a preparação.
Para o processamento, opte por clima seco, sem vento. Umedeça a superfície da casca uniformemente com a solução.Basta fazer apenas 1 tratamento, 2 em plantas ornamentais: o primeiro na primavera, o segundo quando aparecem as cochonilhas.
Taxa de aplicação (em l por ha):
- frutas, arbustos e plantas ornamentais – 40-100;
- frutas cítricas e ornamentais no verão – 20-50;
- uvas – 12-37.
O consumo de “30 Plus” para árvores é de 1000-1500 l por hectare, para arbustos e uvas - 800-1200 l, frutas cítricas - 2000-4000 l, para plantas ornamentais - 800-1500 l, no verão - 1000-1500 l .
Devido à total segurança ambiental e não toxicidade do produto “30 Plus”, não há período de carência. Você pode trabalhar na área tratada após 2 dias.
Precauções de segurança ao usar
O óleo de vaselina não é tóxico e é seguro para humanos, animais, abelhas, insetos e plantas. A classe de toxicidade do medicamento é definida como 3 para humanos e abelhas. Mas pode ser perigoso para os peixes e a vida aquática, por isso não deve ser usado em áreas localizadas próximas a corpos d'água.
Para preparar a emulsão “30 Plus” não se podem utilizar utensílios próprios para alimentos. Faça a pulverização sem estranhos, use roupas de proteção, óculos de proteção, respirador e luvas de borracha. Durante o trabalho, é proibido beber, fumar ou comer. Após o trabalho, lave bem o rosto e as mãos com água e sabão e enxágue a boca com água limpa. Lave com água os respingos que entrarem em contato com a pele, enxágue os olhos se a solução entrar em contato com eles.
Com o que você pode combinar?
"30 Plus" pode ser combinado com medicamentos, exceto aqueles que contenham enxofre.É considerada uma excelente base para misturas em tanques; quando misturadas, reduz o consumo do produto e aumenta a eficiência. O “30 Plus” também é usado contra doenças de árvores frutíferas, sendo pulverizado com uma mistura desse inseticida e sulfato de cobre. O uso geral com FOS é permitido.
Ao misturar produtos cuja compatibilidade é desconhecida, você deve primeiro realizar um teste de mistura em um recipiente separado. Tome alguns ml dos dois medicamentos, misture e verifique se reagem. Se as características químicas ou físicas iniciais dos líquidos mudarem, os produtos não devem ser misturados.
Regras de armazenamento de inseticidas
"30 Plus" pode ser armazenado por 2 anos. Todo esse tempo deve ser guardado em frascos originais, intactos, com as tampas bem fechadas. O medicamento tem prazo de validade mais curto em recipientes não lacrados. Condições de armazenamento: temperatura - de -25 °C a +25 °C, ambiente escuro, bem ventilado e sempre seco. Outros produtos químicos agrícolas e fertilizantes podem ser armazenados no mesmo armazém. Não salve a solução de trabalho.
O que pode ser substituído?
Para uso na agricultura, o “30 Plus” não possui análogos para a substância ativa. Para uso em domicílios particulares, você pode escolher um dos inseticidas com vaselina: “Profilaktin”, “Profilaktin Light” ou “Profilaktin Bio”. Eles são produzidos na forma de uma emulsão aquosa.
“30 Plus” não contém substâncias sintéticas fortes no corpo e tem uma forma única de agir sobre insetos-praga. Usado para prevenir o desenvolvimento de insetos nas fases de inverno. Para isso, as plantas são pulverizadas na primavera, antes do início de sua atividade. Para garantir que todas as pragas sejam mortas como resultado do tratamento, a pulverização deve ser realizada de forma rápida e completa: toda a superfície da casca de uma árvore ou arbusto deve ser molhada.Se tudo for feito corretamente, um único tratamento será suficiente para que as pragas desapareçam.