O fungicida e inseticida "Calypso" é usado para proteger o jardim e a horta dos insetos. Este produto ajuda a reduzir significativamente o número de pragas em apenas dois tratamentos. Recomenda-se pulverizar as plantas quando for detectada atividade de insetos. Este produto afeta as pragas por meio do contato direto e dos alimentos, embora seja rapidamente eliminado pela chuva.
Composição e princípio de ação
Calypso é um produto químico que pode ser usado no combate a insetos e doenças fúngicas.Este produto destrói instantaneamente as pragas das culturas hortícolas (besouro do Colorado, larvas do besouro de maio), protege tomates e batatas da requeima e também é usado como estimulador de crescimento.
A substância ativa do medicamento é o tiaclopride. Este componente ajuda a destruir pragas de culturas hortícolas e hortícolas. O tiaclopride afeta o sistema nervoso central dos insetos (bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos). A substância ativa provoca paralisia, convulsões e morte de pragas. É um inseticida intestinal e de contato que destrói pragas sugadoras e roedoras.
O efeito do uso da droga já é perceptível 60-180 minutos após a pulverização. O período de ação protetora é de 2 a 4 semanas (dependendo das condições climáticas). A droga destrói os insetos diretamente ao entrar em contato com eles, bem como quando as pragas comem partes envenenadas da planta. A substância ativa do inseticida pode penetrar nos tecidos das culturas hortícolas.
O "Calypso" tem forma líquida (suspensão concentrada). Embalado em ampolas (2 ml cada) ou frascos plásticos (1 l cada). Antes do uso, o medicamento é diluído em água. Para processar um hectare são necessários 0,5 litro de Calypso. O inseticida foi desenvolvido pela empresa alemã Bayer.
Propósito
O "Calypso" é usado no combate a insetos que prejudicam as árvores frutíferas e as hortas. O inseticida destrói pragas de cerejas e macieiras (cochonilhas, rolos de folhas, mariposas da maçã e besouros das flores). A droga é usada para combater o besouro da flor da colza, a lagarta da uva, os pulgões, o besouro da batata do Colorado, o ácaro-aranha e a mosca branca. Pode ser usado para proteger plantas de interior contra tripes, pulgões e mosquitos.
Vantagens e desvantagens
Vantagens do "Calipso":
- pode ser usado contra pragas de jardim;
- reduz o número de insetos nocivos;
- não é perigoso para as abelhas;
- tem efeito tóxico seletivo (não perigoso para os animais);
- O período de proteção é de 2 a 4 semanas.
Desvantagens do inseticida:
- não pode ser usado durante o verão ativo das abelhas;
- com uso frequente, pode ocorrer resistência;
- pode causar envenenamento de pequenos animais.
Compatibilidade com outras ferramentas
O "Calypso" pode ser combinado com outras preparações para proteger hortas e hortaliças. O inseticida é usado em conjunto com fungicidas, fertilizantes e estimulantes de crescimento. A exceção são as preparações alcalinas e contendo cobre.
Instruções de uso
Tabela de consumo para diferentes culturas:
Cultura | Taxa de consumo
|
Condições de Uso | Número de tratamentos (intervalo) |
Macieira, cereja | 2 ml por 10 litros de água | Da primavera ao outono, quando aparecem as pragas | 2 vezes (15-30 dias) |
Plantas de casa | 0,5 ml por 1 litro de água | Quando as pragas aparecem | 1-2 vezes (40 dias) |
Repolho, cebola, alho | 1-2 ml por 10 litros de água | Durante a estação de crescimento, quando as pragas aparecem | 2 vezes (30 dias) |
Batatas, tomates | 2 ml por 10 litros de água | Durante a estação de crescimento, quando as pragas aparecem | 2 vezes (30 dias) |
Medidas de precaução
"Calypso" pertence à classe de perigo 2. Recomenda-se trabalhar com a solução com traje de proteção, máscara, óculos de proteção e luvas de borracha. É aconselhável pulverizar as plantas com um pulverizador especial. A solução de trabalho é preparada antes do uso.O tratamento das plantas é realizado à noite, em dias calmos e claros.
O medicamento não deve ser usado durante o verão ativo das abelhas ou em pastagens onde os animais pastam. As coberturas tratadas com insecticida não devem ser dadas a cabras, coelhos ou vacas.
Primeiros socorros para envenenamento
"Calypso" é um agente inseticida para matar insetos. Recomenda-se usar o medicamento estritamente de acordo com as instruções. O inseticida não deve ser consumido ou dado a animais ou aves. Se o medicamento entrar no corpo humano, é necessário beber vários copos de água com refrigerante, induzir o vômito e tomar comprimidos de carvão ativado. Se os animais forem envenenados, devem ser tomadas medidas imediatas. Recomenda-se beber bastante líquido e tomar vários comprimidos de carvão ativado.
Termos e condições de armazenamento
"Calypso" é uma preparação química que deve ser armazenada separadamente dos produtos alimentares. É aconselhável manter este produto junto com outros inseticidas e fungicidas em ambiente não destinado à alimentação. O inseticida na forma não dissolvida pode ser armazenado por 2 anos a partir da data de fabricação. A temperatura ideal de armazenamento é de 10 a 20 graus Celsius.
Análogos
Existem outros medicamentos no mercado com composição semelhante. Por exemplo, "Aspid". Este é um produto à base de tiaclopride usado para matar insetos domésticos (formigas, baratas, percevejos, carrapatos). O inseticida também combate pragas de jardins e vegetais.
Para proteger as batatas do besouro da batata do Colorado, é usada uma preparação semelhante “Biskaya”. Este produto combate pulgões, besouros de flores, besouros de pulgas e moscas de grãos. Análogos de "Calypso" também são "Pondus" e "Teya".
Avaliações
Evgeniy Semenovich: “Eu uso Calypso para proteger macieiras de lagartas e mariposas.Pulverizo as árvores com a solução duas vezes por temporada. A primeira vez é antes da floração, a segunda vez é após o aparecimento das maçãs verdes. O inseticida protege perfeitamente as frutas das pragas.”
Anna, 38 anos, residente de verão: “Uso Calypso no início e no meio do verão. Pulverizo todo o jardim com a solução. Ele salva bem de vários insetos.”