Qualquer jardineiro que cultiva vegetais em uma estufa é forçado a lidar com pragas de plantas. Para tanto, são utilizadas preparações inseticidas. Consideremos a composição e forma de liberação do inseticida Clipper, o princípio de seu funcionamento, sua finalidade e uso conforme as instruções. Medidas de segurança, compatibilidade com pesticidas, períodos e condições de armazenamento, preparações similares.
Composição e forma de liberação do inseticida
O fabricante do Clipper, CJSC FMRus, produz o medicamento na forma de emulsão concentrada, com a substância ativa bifentrina no volume de 100 g por 1 litro. Pertence à classe dos piretróides. “Clipper” tem efeito intestinal e de contato sobre as pragas. O líquido é produzido em botijões de 5 litros.
Como o produto funciona
O bifentrin paralisa os insetos entrando em seu corpo através do tegumento quando a solução entra em contato com eles ou através do estômago. A vantagem do medicamento é que ele atua não só nas larvas e insetos adultos, mas também nos ovos. Também funciona como repelente.
Para que isso é usado?
O “Clipper” é usado na agricultura para processar tomates e pepinos cultivados em estufas. Destrói moscas brancas, ácaros e pulgões. Também usado em macieiras, algodão e uvas contra carrapatos, grãos - contra besouros moídos e percevejos tartaruga. Capaz de proteger as plantas por 2-3 semanas. O efeito da droga começa a se manifestar após 3-4 horas, a eficácia máxima pode ser observada após 2-3 dias.
Instruções de uso
Tomates e pepinos com efeito de estufa são processados durante a estação de crescimento. Taxas de dosagem de “Clipper” de acordo com as instruções do fabricante (em l por ha):
- da mosca branca – 1,2-2,4;
- de carrapatos – 0,6-1,2;
- de pulgões – 0,4-0,8.
Como o inseticida é capaz de destruir os ovos dos insetos, apenas 1 tratamento pode ser realizado para matar toda a população. O consumo de líquido durante a pulverização é de 1.000-3.000 litros por ha. O Clipper tem um curto período de espera - 3 dias para tomates e 5 dias para pepinos. As pessoas podem sair para trabalhar após 3 dias.
Precauções de segurança ao trabalhar com o medicamento
O inseticida “Clipper” pertence a produtos com classe de toxicidade 2. É tóxico para as abelhas – classe 1.Não pode ser usado durante o voo em massa desses insetos. Também é tóxico para peixes e organismos aquáticos, portanto seu uso é proibido em áreas localizadas próximas a corpos d'água e pisciculturas. Não se liga ao solo e não entra nas águas subterrâneas.
Aqueles que trabalham com a emulsão e a solução devem usar roupas grossas para cobrir todas as partes expostas do corpo. Um pré-requisito é um respirador e óculos de plástico para proteção contra respingos que atingem o trato respiratório e os olhos.
Se a solução entrar, você mesmo deve enxaguar o estômago: beba alguns comprimidos de carvão medicinal e beba com 1 litro de água. Após 15 minutos você precisa induzir o vômito. Se aparecerem sintomas de intoxicação grave, procure ajuda médica.
Compatibilidade do Clipper com outras substâncias
Este inseticida pode ser misturado para tratamento conjunto de plantas com a maioria dos medicamentos com efeitos inseticidas e fungicidas que apresentam reação neutra.
Se precisar misturar o Clipper com um medicamento cuja compatibilidade geral é desconhecida, é necessário fazer um teste: combinar uma certa quantidade de medicamentos em um recipiente e verificar a reação resultante.
Se não ocorrer uma reação violenta, não houver aumento perceptível na temperatura da solução, nenhuma mudança na cor ou precipitação, então eles podem ser misturados. Caso ocorra uma reação indesejável de substâncias, não misture os medicamentos, tal solução não só não beneficiará as plantas, mas também poderá ser prejudicial.
Termos e condições de armazenamento
O “Clipper” pode ser armazenado em armazéns com baixa umidade e luminosidade, e temperaturas de -12 °C a +35 °C. Armazene o líquido apenas em recipientes originais com tampas bem fechadas. Não coloque perto de alimentos, medicamentos ou rações para animais de estimação. Evite o contato do produto com crianças e animais. Juntamente com o inseticida, você pode salvar quaisquer pesticidas e fertilizantes agroquímicos.
Após o término do período de armazenamento, o inseticida Clipper deve ser substituído por um novo, a solução preparada deve ser armazenada por no máximo 1 dia. Para não desperdiçar o medicamento, é necessário preparar a solução apenas na quantidade necessária para o trabalho durante 1 dia.
Análogos do produto
Na agricultura, vários medicamentos são utilizados com a mesma substância ativa do Clipper: “Zernospas”, “Semaphore”, “Vulcan”, “Pirinex Super", "Talstar", "Prokrop", "Imidalit". Não usado em fazendas privadas.
O “Clipper” produzido pela FMRus é um inseticida eficaz contra pragas comuns de tomate e pepino. Destrói insetos em todos os tipos de desenvolvimento após um único tratamento. Começa a agir rapidamente, a duração do efeito protetor é padrão para preparações inseticidas.
As vantagens do medicamento são a pequena taxa de aplicação, baixa toxicidade para as pessoas, curto período de espera, por isso, após seu uso em estufas, a colheita pode ser feita em 3 a 5 dias após o tratamento. Isto é especialmente importante para quem cultiva pepinos, dos quais precisa colher frutas quase todos os dias. Não é recomendado o uso do Clipper em estufas onde as abelhas são utilizadas para polinização, pois é tóxico para esses insetos.O inseticida combina bem com outros pesticidas, o uso de uma solução conjunta aumenta o efeito, reduz o tempo de processamento e reduz o custo dos cuidados com as plantas.