A criação eficaz de gansos exige que os criadores tenham uma abordagem competente desde a fase inicial do ciclo de vida da ave. Uma alimentação equilibrada é considerada a chave para a saúde e o desenvolvimento harmonioso dos animais jovens. As vitaminas são necessárias para os gansos já nos primeiros dias de vida, quando criam aves em casa. Os componentes vitamínicos complementam a dieta alimentar e participam da regulação dos processos biológicos que garantem a resistência e viabilidade da ninhada.
Que vitaminas devem ser dadas aos gansos?
As vitaminas são compostos biologicamente ativos que, em pequenas doses, regulam os processos bioquímicos mais importantes do corpo das aves. A falta dessas substâncias causa diversas doenças e atrapalha o desenvolvimento físico. Com a hipovitaminose, os gansos enfraquecem, crescem mal e tornam-se vulneráveis a infecções e parasitas.
Para criar aves saudáveis, é necessário garantir a presença de vitaminas A, D, B2 na dieta dos animais jovens.
Vitamina A
A vitamina A (retinol) está envolvida nas reações redox do corpo, na formação dos tecidos epiteliais e garante a acuidade visual. A falta de retinol perturba o funcionamento de vários órgãos e sistemas. A hipovitaminose se manifesta em gansos com as seguintes condições:
- diminuição da função visual;
- coordenação prejudicada de movimentos;
- comportamento apático;
- plumagem com babados (penugem);
- desordens digestivas;
- exaustão.
O retinol é encontrado no óleo de peixe, cenoura, beterraba, abóbora e penas de cebola.
Vitamina D
A vitamina D é utilizada na forma de D2 (ergocalciferol) ou na forma mais ativa D3 (colecalciferol). A hipovitaminose causa o desenvolvimento de raquitismo em gansos. Os ossos das pernas, costelas, articulações, coluna e esterno estão deformados. Um sinal característico é uma mudança na estrutura do bico, que fica macio e dobrado.
A ingestão diária recomendada da substância para pintinhos de 10 dias é de 0,7-1,5 microgramas.
Vitaminas para gansos B2
A vitamina B2 (riboflavina) está envolvida no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, na síntese de hemoglobina e na manutenção da função visual. A hipovitaminose aparece em gansos com retardo de crescimento, paralisia das pernas e distúrbios no trato digestivo (diarréia).
Os gansos também precisam de tocoferol, ácidos pantotênico e nicotínico. Os pintinhos recebem parcialmente compostos vitamínicos de alimentos e ervas. Além disso, para prevenir a hipovitaminose, os gansos recebem os seguintes medicamentos:
- "Nutril Sé";
- "Chictonik";
- "Trivit";
- "Tetravit";
- gordura de peixe.
Os complexos vitamínicos são especialmente relevantes na estação fria, quando os gansos estão no aviário e não há verduras frescas ou sua quantidade é limitada.
Como dar vitaminas corretamente
Preparações vitamínicas e pré-misturas são dadas aos gansos, misturadas com comida e nos estágios iniciais de desenvolvimento - com água. A administração de medicamentos aos gansos começa desde o primeiro dia de vida. Os pintinhos nascidos começam a ser alimentados imediatamente após a secagem. A comida é oferecida a cada 2-3 horas, começando com um ovo cozido. No mesmo dia, ervas frescas são misturadas ao ovo (geralmente penas de cebola picadas) e um pouco de grãos cozidos no vapor são adicionados à alimentação noturna.
A partir dos 3-5 dias de vida, o ovo é retirado e a quantidade de grãos e verduras aumenta. Para atender às necessidades nutricionais de um pintinho de 5 dias, é necessário dar 2 vezes mais verduras do que grãos. A quantidade recomendada é de 50 gramas.
A partir de uma semana, a dieta dos animais jovens torna-se mais variada. As leguminosas são adicionadas à dieta alimentar como fonte de proteínas vegetais e vitaminas B. Para compensar a deficiência de minerais, passam a ser misturadas à farinha de carne e ossos. Óleo de peixe contendo retinol e ácidos ômega também é adicionado aos alimentos principais.
Cada vez mais, os agricultores praticam alimentação alternativa com misturas balanceadas prontas. Gansinhos de 7 dias de idade podem receber ração fortificada PK-5. Também foram desenvolvidas misturas de rações para pintinhos desde os primeiros dias de vida sob o nome “Start”, contendo todos os nutrientes e vitaminas necessários de forma de fácil digestão.
A partir do 10º dia de vida são introduzidos vegetais cozidos em forma de purê. A maior parte da dieta é composta por capim (100 gramas por pintinho). As preparações vitamínicas são adicionadas à água. Gansinhos de um mês são alimentados como pássaros adultos. As vitaminas são misturadas à ração.