Um bebedouro para gansos domésticos é um dispositivo necessário, pois a ave necessita constantemente de grande quantidade de água doce ao longo do dia. A saúde e a produtividade dos gansos dependem diretamente deste recurso. Você pode fazer seus próprios bebedouros, mas primeiro precisa considerar cuidadosamente qual design é mais adequado para pássaros. É importante cumprir certos requisitos e ter em conta as dimensões adequadas.
Tipos de bebedouros
Existem vários tipos de bebedores:
- ranhurado;
- xícara;
- mamilo;
- vácuo;
- bandeja
O tipo de bebedouro ranhurado é mais frequentemente usado na criação de aves em escala industrial.Eles são frequentemente encontrados em fazendas privadas e pequenas propriedades.
Os dispositivos de calha são calhas oblongas feitas de estanho. Eles devem ser fixados na parede a uma pequena altura do chão. Isso exigirá colchetes. Eles são usados principalmente em cultura de células. O design é popular porque tem uma série de vantagens importantes:
- economizando água;
- sem respingos;
- troca rápida de água.
Os bebedouros automáticos são muito procurados porque são convenientes, acessíveis e podem ser rapidamente instalados no aviário.
As estruturas de mamilo são usadas para criação ao ar livre e ao ar livre para aves a partir de 3 semanas de idade. Eles são representados por bicos - elementos metálicos com vedação de borracha. Eles são inseridos em um alojamento especial e conectados a uma tubulação que fornece água. Esses bebedouros são universais porque, à medida que a ave envelhece, eles podem ser movidos para outro nível.
Os bebedouros a vácuo são usados com mais frequência para gansos com menos de 3 semanas de idade. Este é um pequeno recipiente de plástico, um suporte com uma ranhura em forma de anel semicircular. Caracteriza-se pela comodidade de uso: despeje água, coloque um suporte em cima e vire. Quando toda a água é consumida, o ar entra no canal. Isso promove novo preenchimento. O sistema é semiautomático.
Os produtos da bandeja podem ser feitos de chapa de aço, plástico, madeira. Possuem seções de diversos formatos e são complementadas com dispositivos que evitam que os gansos fiquem totalmente imersos no contêiner. O design é feito com materiais disponíveis e pode ser automatizado, mas não evita respingos.
Requisitos e dimensões
Deve-se calcular antecipadamente a quantidade necessária de água, com base no número de cabeças de gado e na idade dos gansos. Ao equipar um bebedouro para aves adultas, é importante fornecer dispositivos que impeçam os gansos de virar a estrutura. Por serem aves aquáticas, não perdem a oportunidade de nadar, por isso o recipiente não deve caber nos gansos inteiros.
Ferramentas e materiais necessários
Para fazer seus próprios bebedouros, você pode precisar das seguintes ferramentas:
- furar com brocas;
- Chave de fenda;
- serra;
- nível;
- lápis;
- roleta;
- faca;
- selante;
- Chave de fenda;
- ferro de solda
Materiais que você pode precisar: garrafa plástica, tubos de cloreto de polivinila, bicos, juntas de borracha, tanque plástico de água, sistema de drenagem, reguladores de pressão. Independentemente do tipo de material que você planeja usar, ele deve atender a determinados requisitos.A estanqueidade e a falta de deformação sob a influência da umidade são os principais requisitos para o material dos bebedouros. Portanto, o metal é considerado um material adequado, principalmente o aço galvanizado, que não é suscetível à corrosão.
Como fazer bebedouros para gansos com as próprias mãos
Quem vai começar a criar gansos deve saber que os animais domésticos e as aves precisam ter livre acesso a água limpa e fresca. Isto é especialmente necessário para os gansos, porque são aves aquáticas.
Bebedouros devidamente equipados fornecem água ao gado durante todo o dia. O principal requisito para estruturas é a segurança. Você mesmo pode fazer tigelas para beber, tendo ferramentas e materiais básicos em seu arsenal.
Não leva muito tempo. Cada design é simples, fácil de usar, rápido e fácil de limpar e pode ser preenchido automaticamente com água conforme você o usa.
De uma garrafa de plástico
Produtos feitos de tanque ou garrafa de plástico são mais adequados para aves adultas. Para fazer isso, é necessário colocar uma garrafa do volume necessário em uma pequena bacia. Na sua parte inferior é necessário fazer um furo com diâmetro de 1,5 cm.
Depois disso, você precisa colocar água na garrafa, cobrindo o buraco com o dedo. Depois de colocar a garrafa na bacia, você pode retirar o dedo. A tigela para beber está pronta. Pelo orifício resultante, o líquido é despejado em uma bacia, que serve de bandeja. À medida que a água é consumida, ela é automaticamente reabastecida.
Mamilo
O sistema de bebedouro tipo bico é mais adequado para pintinhos pequenos. Para fazer você mesmo você precisa comprar:
- mamilos (seu tamanho depende da idade das aves);
- tubo de plástico quadrado;
- tampão de tubo;
- recipiente de água;
- mangueira;
- adaptador para conectar um tubo quadrado e uma mangueira redonda.
Xícara
A peculiaridade do bebedor de copo é que o líquido só é fornecido depois de esgotado completamente. O projeto consiste em uma tigela onde os gansos bebem e recipientes para armazenar água.
Fazer você mesmo uma tigela para beber não é difícil. Para fazer isso, você precisará de um recipiente de plástico, uma mangueira de borracha e um tanque para armazenar líquidos. Nele é feito um furo para a mangueira e as juntas são tratadas com selante. Insira a mangueira na tigela e prenda firmemente. O princípio de funcionamento de tal bebedouro é baseado no fluxo automático de líquido do reservatório para a tigela. No entanto, o projeto tem uma desvantagem: não consegue prevenir adequadamente a poluição da água.