Nem todos os agricultores se atrevem a criar gansos. Não é nenhuma maravilha. As aves requerem condições especiais de alojamento e alimentação de alta qualidade em todas as fases de crescimento. Além disso, os gansos precisam de suplementos vitamínicos complexos, incluindo vitaminas B e ácidos ômega-3. Tudo isso em um único produto. Mas nem todos, mesmo os criadores de gado experientes, sabem como dar óleo de peixe aos gansos nas quantidades certas.
[toc]
Benefícios do óleo de peixe para aves
É uma fonte natural de muitas vitaminas e microelementos necessários para um corpo adulto e em crescimento. Parece uma substância oleosa transparente, ligeiramente amarelada. Tem um cheiro específico de peixe porque é preparado a partir do interior de criaturas marinhas.
A dieta das aves não pode prescindir deste suplemento nutricional. É prescrito por veterinários para galinhas, pintinhos, patos, gansos e perus. O suplemento, quando ingerido pelas aves, auxilia na absorção de outras vitaminas e aumenta a imunidade a diversas doenças. Além disso, acelera o crescimento, o ganho de massa muscular e tem efeito benéfico no sistema circulatório.
Pintinhos alimentados com óleo de peixe não sofrem de raquitismo ou osteomalácia. As taxas de sobrevivência aumentam dramaticamente. As aves criadas desta forma não sofrem de infecções intestinais, alergias ou anemia.
A substância é rapidamente absorvida, graças aos processos de oxidação, e penetra facilmente nas células. O aditivo é incluído na dieta principalmente nos meses de inverno, quando as aves não têm oportunidade de ingerir alimentos suculentos.
Como e quanto dar óleo de peixe aos gansos
Os gansos para abate começam a ser alimentados com um aditivo “perfumado” a partir da segunda semana. Comece com um volume pequeno - 0,3 ml por ganso, aumentando gradativamente esse valor até 0,5 ml. Os avicultores aconselham não acostumar os gansos ao aditivo.
Nos adultos, deve ser administrado em semanas alternadas e totalmente eliminado no verão, quando as aves têm vegetação suficiente. A exceção são os gansos de granjas avícolas, que vivem permanentemente em recintos.
A gordura é adicionada à ração para que seja distribuída uniformemente. Para isso, prepare um purê de grãos ou ração mista com adição de uma pequena quantidade de água morna. A mistura é vendida em farmácia veterinária, mas se a população avícola for grande, a compra custará um bom dinheiro. Existem preparações especiais com óleo de peixe - “Trivin” e “Tetravin”.São mais convenientes de administrar e o método está indicado nas instruções do suplemento.
A alimentação líquida é oferecida aos gansos uma semana antes do acasalamento para melhorar o desempenho. Um adulto precisará de 2 a 2,5 ml por dia. Com a alimentação prolongada, a carne de aves começa a emitir cheiro de peixe, portanto, 7 a 10 dias antes do abate, a mistura de vitaminas é excluída da dieta dos gansos.