A infecção por vermes ocorre através da ingestão de alimentos ou líquidos. A este respeito, as aves não estão imunes à infecção. Porém, mesmo em caso de infecção por vermes, os gansos nem sempre apresentam sinais de danos ao organismo. Isto é devido às características de desenvolvimento de certos tipos de microrganismos patogênicos. Mas, nessas circunstâncias, a carne de ganso é perigosa para os humanos.
Onde os gansos conseguem minhocas?
A infecção por vermes ocorre através de:
- grama e outros alimentos;
- água (durante a natação ou consumo);
- indivíduos infectados através de contato pessoal.
Animais jovens correm risco de infecção.Isso se deve ao fato de o corpo dos gansos ainda não ter formado imunidade aos efeitos negativos do meio ambiente.
Sintomas e sinais
Os pesquisadores identificaram mais de 200 espécies de helmintos. Mas as aves não são afetadas por mais de 10 tipos de vermes. Para gansos e animais jovens, os nematóides são considerados perigosos, muitas vezes provocando a morte de indivíduos infectados. Tais consequências decorrem da infecção por capilaríase, que se manifesta na forma dos seguintes sintomas:
- diminuição do apetite;
- diarreia misturada com muco;
- branqueamento das membranas mucosas;
- Crescimento lento;
- diminuição da atividade.
Esses sinais são característicos de animais jovens. Nos adultos, a doença é assintomática. Na ganguleteracose, que se espalha pelas fezes de uma ave infectada, são observados os seguintes fenômenos:
- diarreia prolongada;
- perda de peso;
- falta de apetite;
- fraqueza geral.
As infecções helmínticas comuns incluem a histricose, que também se espalha pelas fezes. Esta patologia se manifesta como:
- branqueamento das membranas mucosas;
- estado deprimido;
- diminuição do apetite;
- ganho de peso lento.
Na histricose, outros sintomas são possíveis, já que o helminto que causa a doença atinge órgãos internos, incluindo fígado e coração. Um sinal característico de infecção por tetramerose é anemia e disfunção do trato gastrointestinal, e estreptocaríase são penas desgrenhadas. Mais frequentemente, quando infectados com helmintos, os gansos apresentam diminuição do apetite e letargia devido ao fato de os parasitas consumirem nutrientes durante o desenvolvimento.No entanto, algumas doenças causam outros sintomas.
Essas patologias incluem drepanidoteniose, que causa:
- sede intensa;
- diarréia abundante e persistente;
- coordenação prejudicada dos movimentos devido a danos no sistema nervoso central;
- retardo no crescimento e desenvolvimento.
A exacerbação dos sintomas da infestação helmíntica ocorre principalmente na estação quente. Alguns tipos de parasitas não toleram o frio. Portanto, no inverno, se estiver infectada com esses vermes, a ave se curará sozinha, sem intervenção externa.
Diagnóstico de infecção
A infestação helmíntica é diagnosticada apenas com base nos resultados de um exame dos corpos das aves mortas e das fezes. Sem um exame especializado é impossível identificar o tipo de doença e, consequentemente, selecionar um tratamento eficaz.
Como tratar vermes em gansos
O tipo de medicamento é selecionado levando-se em consideração o tipo de helmintos que infectaram o corpo da ave. A terapia para infestações helmínticas é realizada apenas com o auxílio de comprimidos. O tratamento com remédios populares é recomendado como método auxiliar que não pode substituir os medicamentos prescritos pelo veterinário.
Os seguintes são usados no tratamento de infestações helmínticas:
- "Ivermectina" em pó. A ave deve ser alimentada com esta substância por 3-5 dias. Quando infectado com trematódeos, a ivermectina não é eficaz.
- "Piperazina." Aplicar 2 vezes em dias alternados. Prescrito para infecção por nematóides.
- Fenbendazol ou Mebendazol. Prescrito para várias infestações helmínticas. A frequência de uso e a concentração da substância são calculadas levando-se em consideração o tipo de helminto.
- "Albendazol". Recomendado para nematóides ou como parte de terapia complexa para infestações helmínticas.
- "Niclosamida." Prescrito para trematódeos ou cestóides. O medicamento é administrado à ave infectada pela manhã, após jejum noturno.
- Praziquantel.Recomendado para cestodíases e trematódeos.
Ao mesmo tempo, recomenda-se alterar o padrão de alimentação, retirar os gansos infectados dos saudáveis e desinfetar o aviário.
Medidas preventivas
Como parte da prevenção da infestação por helmintos, é recomendado não permitir que os gansos nadem em corpos d'água estagnados com grandes quantidades de lentilha-d'água, caracóis, crustáceos e outros animais ou plantas que os pássaros comem. Ao mesmo tempo, é necessário limpar regularmente os excrementos do aviário. Além disso, como medida preventiva, os gansos devem receber medicamentos anti-helmínticos 1 a 2 vezes por ano: um mês antes de irem para os corpos d'água e 2 a 3 semanas após o início do outono.