As peras bergamota foram cultivadas na Itália e são cultivadas ativamente na Europa e na Rússia. As variedades são combinadas em um grupo porque possuem frutos do mesmo tipo - redondos e levemente achatados. Consideremos a descrição e características dessas árvores, suas vantagens e desvantagens, características de plantio, cultivo e cuidado. Como proteger uma pêra de doenças e pragas, quando é possível colher os frutos e como armazená-los corretamente.
Descrição e características da árvore
Os criadores russos adaptaram as variedades do sul ao clima frio e, através de seus esforços, foram desenvolvidas variedades resistentes ao frio, por exemplo, a Bergamota de Moscou. Mas na maioria das vezes essas peras são cultivadas no clima quente do sul da Rússia.
As árvores de bergamota atingem uma altura média, crescem rapidamente e formam uma copa piramidal, mas extensa. As peras são de alto rendimento, frutificam de forma consistente e produzem até 150 kg de frutos por árvore. As plantas adoram umidade: com a falta de umidade, as peras ficam pequenas e perdem o sabor. As árvores frutificam tarde, os primeiros frutos podem ser colhidos 6 a 7 anos após o plantio. A duração da frutificação é superior a 20 anos.
As bergamotas são consideradas autoférteis e podem dar frutos sem polinizadores, mas se quiser uma colheita maior é preciso plantar variedades com o mesmo período de floração ao lado das peras, por exemplo, Tonkovetka e Bessemyanka.
Prós e contras da pêra bergamota
Recursos de pouso
Assim como acontece com outros tipos de peras, para a Bergamota é preciso escolher o local ideal para o plantio, plantar dentro do prazo recomendado para a colheita e plantar corretamente.
Prazos
As variedades de pêra bergamota podem ser plantadas na primavera ou no outono, mas como as árvores não têm resistência suficiente no inverno, é melhor escolher a primavera. As mudas são plantadas na primavera, quando o solo seca um pouco após o derretimento da neve. A principal condição é que os botões ainda não floresçam. No outono é necessário plantar 1-1,5 meses antes do início da geada. Após o plantio para o inverno, cubra o círculo do tronco da árvore com cobertura morta.
Condições ideais
A temperatura do ar e do solo e sua umidade afetam a taxa de sobrevivência das mudas de pera Bergamota. A temperatura em que pode ser plantada é superior a 10˚С, mas inferior a 20˚С. O solo deve aquecer, mas não secar. Tanto o solo úmido quanto o frio e o seco não contribuem para uma boa sobrevivência das plantas.
As peras bergamota preferem solo argiloso ou arenoso com acidez neutra. Para soltar, adicione areia ou turfa ao solo e cal para reduzir a acidez. Depois de cavar a área, você precisa adicionar fertilizante ao solo - húmus, composto, cinzas ou fertilizantes minerais padrão.
Tecnologia de pouso
Para o plantio é necessária a aquisição de mudas de 1 a 2 anos. São essas árvores jovens que criam melhor raízes. Plantar uma muda de pêra Bergamota é simples: um dia antes do plantio, mergulhe as raízes em uma solução de estimulador de crescimento, depois abaixe o sistema radicular da muda em um buraco cavado (0,5-0,7 m de profundidade e 0,7 m de largura), endireite o raízes para que divirjam para os lados. Encha com terra, compacte e regue. Coloque uma estaca ao lado da árvore e amarre o tronco nela.
Regras de cuidados com as plantas
Cuidar das árvores do grupo Bergamota é fácil. Como outras variedades, requerem rega regular, fertilização em época determinada, poda uma vez por ano para formar a copa e regular a frutificação.
Alimentação e rega
A muda jovem é regada uma vez por semana durante os primeiros 2 meses até criar raízes. Depois regue uma vez por mês. A variedade é considerada higrófila, por isso uma árvore adulta terá que ser regada, principalmente em climas quentes.
A árvore é alimentada, a partir da 2ª época, 3 vezes por ano: no início da primavera, antes do início do escoamento da seiva, antes da floração e após o seu término. Eles usam misturas orgânicas ou minerais; a árvore responde igualmente bem a ambos.
Guarnições
Os ramos das peras são podados na primavera ou no outono, durante a jardinagem. Remova os velhos, secos, congelados, afetados por doenças e pragas. Formam uma copa piramidal, mais adequada para este grupo de árvores. No inverno, o solo ao redor do tronco é isolado com cobertura morta para que a pêra possa sobreviver ao inverno.
Possíveis doenças e pragas
A pêra bergamota é resistente a fungos e bactérias, mas a pulverização preventiva com produtos agrícolas a ajudará a resistir melhor às infecções. O tratamento pode ser realizado por meio de um dos meios populares dentro do prazo recomendado.
Se aparecerem doenças, é necessário tratar com produtos especificamente concebidos para matar patógenos ou pragas específicas.
Colheita e armazenamento
As peras bergamota amadurecem em setembro. Os frutos maduros não ficam muito tempo pendurados nos galhos, são colhidos após atingirem a maturação técnica. Guarde em local fresco e seco. Em uma casa particular, uma adega é usada para isso. As frutas selecionadas são colocadas em caixas ou cestos. Camadas de frutas são dispostas em papel. A vida útil é curta - 3-4 meses.
As peras bergamota são melhor plantadas em regiões com climas quentes e temperados. As regiões secas não são adequadas para o cultivo. As tecnologias de plantio, cuidado e poda para essas variedades são padrão.As peras não duram muito, mas mantêm por muito tempo o sabor e o aroma originais.