O nome da pêra não é acidental: Severyanka é um híbrido resistente à geada destinado às regiões do norte com climas frios. O formulário é antigo e bem conhecido. A pêra Severyanka foi incluída no registro estadual em 1965. O autor é P. N. Yakovlev, funcionário do Instituto de Pesquisa de Toda a Rússia em homenagem a I. V. Michurin. Os formulários originais Koperechka Michurinskaya No. 12 x Lyubimitsa Klappa foram usados no trabalho.
- Descrição e características completas da pêra Severyanka
- Altura da árvore
- Vida útil
- Polinizadores
- Ciclicidade de frutificação
- Produtividade
- Resistência às condições ambientais e doenças
- Resistência do inverno
- Variedades
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Pera crescente
- Prazos
- Tecnologia e tecnologia agrícola
- Qual é a melhor coisa para crescer?
- Distância entre árvores
- Cuidado de árvore
- Aplicação de fertilizante
- Regras de rega
- Rejuvenescimento
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- Para quais regiões a variedade é mais adequada?
Descrição e características completas da pêra Severyanka
A variedade não perdeu relevância. Agora, a pêra Severyanka é popular entre os jardineiros dos Urais. Você pode encontrá-lo nos jardins da Sibéria e no Extremo Oriente. Os frutos têm uma finalidade universal, uma lista de características principais:
- tamanho abaixo da média;
- peso 80g;
- formato cônico rombudo;
- a cor principal do fruto maduro é amarelo, tegumentar, rosa claro, turvo;
- a cor da carne é creme;
- o sabor é satisfatório, a suculência é alta;
- A polpa é crocante e densa.
Altura da árvore
A ampla copa piramidal é formada por ramos fortes, de espessura média, recobertos por casca lisa e cinzenta. Os exemplares adultos atingem de 5 a 6 metros de altura, o híbrido pertence ao grupo das plantas de médio porte. As folhas são brilhantes, verde-escuras, serrilhadas nas bordas. As flores são de um branco puro. Pode haver mais de 5 deles em uma inflorescência.
Vida útil
Ao plantar uma pêra Severyanka em seu jardim, você pode contar com uma frutificação de longo prazo. A vida útil de uma pêra é de 35 a 60 anos.
Polinizadores
A autofertilidade nas peras é baixa. Na ausência de variedades polinizadoras na horta, fixa apenas 35% dos frutos. Segundo os jardineiros, o melhor polinizador para Severyanka é a antiga variedade Pamyati Yakovlev.
Ciclicidade de frutificação
A forma não tem frequência de frutificação. A planta do norte dá a primeira colheita aos 3-4 anos, não descansa, floresce e frutifica todos os anos.
Produtividade
O rendimento médio de uma pêra Severyanka adulta é de 45 a 60 kg. Se o tempo estiver favorável, podem ser colhidos até 100 kg de frutos de uma árvore. Os maiores rendimentos são registrados para peras com mais de 8 anos.
Resistência às condições ambientais e doenças
A variedade é resistente a patógenos de sarna e raramente sofre de doenças fúngicas. A imunidade diminui depois que a árvore congela. É depois de invernos anormalmente frios que as pragas atacam as árvores. A resistência à seca não é alta.
Resistência do inverno
A variedade é resistente ao gelo e tem boa capacidade restauradora. As árvores maduras podem resistir a geadas de 50 graus. Tais casos foram descritos por jardineiros de Ufa. Apenas as árvores jovens sofreram geadas de curta duração de 50 °C. Nos invernos, quando as geadas ultrapassavam os 40 °C durante muito tempo, as partes acima do solo das árvores congelavam fortemente, mas recuperavam rapidamente.
Variedades
A princípio, o híbrido se chamava Severyanka Yakovleva. Com o tempo, foi encurtado, a pêra criada por P. N. Yakovlev passou a ser chamada simplesmente de Severyanka. Foi usado em trabalhos de criação. Ao cruzar com outra variedade, obteve-se uma nova forma, Severyanka de bochechas vermelhas. Variedade de verão, os frutos amadurecem em meados de agosto.
Vantagens e desvantagens da variedade
Por muitos anos, a pêra Severyanka conquistou boa reputação entre os jardineiros. A variedade sem dúvida tem suas desvantagens, mas suas vantagens as superam.
prós | Desvantagens |
Resistência ao gelo | A falta de umidade afeta o tamanho e o sabor das frutas |
Recupera rapidamente após congelamento | Peras maduras caem |
Coroa compacta, conveniente para colheita e processamento | Vida útil curta da colheita |
Maturação precoce | As frutas não estão sujeitas a transporte de longo prazo |
Produtividade |
Pera crescente
Solos argilosos e arenosos são mais adequados para Severyanka. O nível do lençol freático não deve ser superior a 2 M. O grau de iluminação da copa afeta a qualidade da colheita.
Prazos
As mudas são plantadas na primavera, de abril ao início de maio, no outono - durante todo o mês de outubro.. Nas regiões quentes, eles preferem plantar Severyanka no outono.
Tecnologia e tecnologia agrícola
O solo é preparado 7 a 14 dias antes do plantio. Prepare uma cova medindo 0,8 x 0,8 x 0,6 m, misture a camada fértil com 2-3 baldes de húmus, adicione superfosfato e nitrato de potássio. Uma estaca é cravada no centro do buraco.
Uma pilha de terra é colocada no fundo. A muda é colocada no lado sul do suporte, as raízes são espalhadas ao longo do perímetro do monte e cobertas com terra. Certifique-se de que o colo da raiz esteja acima do nível do solo (5-7 cm). Forme um buraco e despeje 3-4 baldes de água nele.
Qual é a melhor coisa para crescer?
A maneira mais fácil de propagar a pera Severyanka é com mudas prontas compradas em um viveiro. Jardineiros experientes praticam a propagação por camadas, sementes e estacas.
Distância entre árvores
A copa do Severyanka é larga, a árvore precisa de uma grande área de alimentação e iluminação forte. Não deve haver estruturas ou árvores altas a menos de 5 m do tronco da pêra.
Cuidado de árvore
O rendimento da pêra Severyanka depende diretamente da qualidade do atendimento. A árvore e o tronco da árvore são processados. O solo é solto, coberto com estrume e limpo de ervas daninhas.
A árvore é alimentada, o estado da copa é monitorado e são realizados tratamentos preventivos. preparações e fungicidas contendo cobre.
Aplicação de fertilizante
Um esquema de alimentação aproximado é mostrado na tabela. A solução de trabalho é preparada de acordo com as instruções. O consumo de fertilizantes é baseado no tamanho da copa.
Tempo | Fertilizante |
No início da estação de crescimento | Nitrato de amônio |
Depois da floração | Nitroammofoska |
no outono | Superfosfato + cloreto de potássio |
Regras de rega
A falta de umidade afeta o sabor da fruta. Eles ficam menores, a polpa fica dura e sem sabor. Se chover pouco, as árvores são regadas todas as semanas.Eles gastam tantos baldes em uma árvore quanto ela é velha.
Rejuvenescimento
As árvores jovens passam por podas sanitárias e formativas. Com a idade, o rendimento diminui e não há crescimento dos rebentos. Para rejuvenescer a árvore, a copa fica mais esparsa. Em primeiro lugar, são cortados ramos velhos e danificados. Remova os brotos que crescem dentro da copa e estão torcidos. A poda pesada estimula o crescimento dos rebentos jovens.
Doenças e pragas
Depois de um inverno gelado, uma árvore enfraquecida pode sofrer queimaduras bacterianas. A imunidade de Severyanka é excelente, mas a possibilidade de crosta e apodrecimento dos frutos não pode ser 100% excluída. Entre as pragas com as quais você deve ter cuidado estão:
- mosquito da bílis da folha da pêra;
- borboletas de espinheiro.
A vantagem do híbrido é a resistência ao ácaro da pera e à mariposa.
Colheita e armazenamento
A cor amarela da fruta é um sinal de colheita. Todas as frutas amadurecem entre 10 e 30 de agosto. Sua carne fica marrom e não comestível se for deixada na árvore por mais tempo. Os frutos maduros caem, então a colheita começa uma semana antes de estarem totalmente maduros. As peras colhidas em tempo hábil podem ser armazenadas em temperaturas próximas a 2 °C por até 2 meses.
Para quais regiões a variedade é mais adequada?
A variedade foi incluída no Cadastro Estadual em 1964. A pêra Severyanka foi recomendada para cultivo no Território de Primorsky, Khakassia, Território de Krasnoyarsk, regiões de Altai, Kurgan e Chelyabinsk, regiões de Bashkiria, Volga-Vyatka e Médio Volga.
A pêra Severyanka não é adequada para o cultivo industrial, mas é insubstituível em jardins amadores na Sibéria, no Extremo Oriente e nos Urais. O cuidado com uma árvore adulta é mínimo e o rendimento da variedade Severyanka é sempre alto.