A pêra novembro é considerada uma planta popular cultivada por muitos jardineiros. Suas vantagens são consideradas parâmetros de alta robustez invernal e excelente adaptação à influência de fatores externos. Além disso, a planta produz uma rica colheita. Para que o cultivo de uma cultura seja bem-sucedido, ela precisa receber os devidos cuidados. Inclui rega, fertilização e poda oportunas.
- Descrição e características da cultura
- Prós e contras da variedade de pera Noyabrskaya
- Recursos de pouso
- Seleção do local
- Hora de embarque
- Preparação do solo
- Seleção de mudas
- Nuances do processo de pouso
- Cuidado de pêra
- Rega
- Alimentando
- Guarnições
- Preparando-se para o inverno
- Cal
- Doenças e pragas da variedade
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da cultura
Esta pêra de inverno foi criada pela criadora da Moldávia Ksenia Dushutina. A cultura é baseada nas variedades Dekanka inverno e Nikolai Kruger. As pereiras de novembro são de tamanho médio. Atingem 3 metros de altura. Eles são caracterizados por uma coroa extensa em forma de uma ampla pirâmide. Os ramos do esqueleto estão localizados em ângulos retos.
A planta possui folhas retas ou arredondadas. A parte superior é verde escura e a parte inferior é esbranquiçada. Os primeiros frutos podem ser obtidos aos 4-5 anos. O amadurecimento ocorre na segunda quinzena de setembro.
Prós e contras da variedade de pera Noyabrskaya
Recursos de pouso
Para que o cultivo seja bem-sucedido, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente.
Seleção do local
O local de plantio da cultura deve atender aos seguintes parâmetros:
- Muita luz. Graças a isso, a árvore jovem aquecerá bem, o que levará ao seu desenvolvimento ativo.
- Sem rascunhos. Isso ajudará a evitar que a planta congele no inverno.
- Águas subterrâneas profundas. O melhor é plantar a pêra sobre um monte e garantir uma boa drenagem.
Hora de embarque
No sul e centro da Rússia, é recomendado plantar peras no outono.No norte, recomenda-se que os trabalhos de plantio sejam realizados na primavera. Isso ajudará a prevenir a morte da planta jovem.
Preparação do solo
A pêra desenvolve-se bem em solos nutritivos. Solo arenoso pobre deve ser enriquecido com húmus orgânico. Para fazer isso, geralmente é adicionado estrume compostado.
Seleção de mudas
Mudas de alta qualidade são vendidas em embalagens plásticas. Nesse caso, a planta é transferida para o solo com um torrão de terra. Isso ajuda a evitar danos às raízes. Mudas sem folhas e com sistema radicular aberto também criam raízes bem.
Nuances do processo de pouso
Para plantar uma planta, é recomendado fazer o seguinte:
- Prepare o solo. Precisa ser bem limpo de ervas daninhas.
- Faça um recesso. Seu diâmetro deve ser de 60 centímetros, profundidade - 30. Recomenda-se colocar uma camada de drenagem no fundo.
- Despeje uma mistura de solo fértil, composto, fertilizante potássico e superfosfato.
- Plante a colheita transferindo o torrão de terra.
- Preencha o buraco para plantar. Para isso, vale utilizar solo fértil, que precisa ser bem compactado.
- Molhar a planta. Isso exigirá 20 a 25 litros de água.
Cuidado de pêra
Para que a cultura se desenvolva normalmente e frutifique abundantemente, é recomendável cuidar dela com qualidade.
Rega
É necessário umedecer o solo de 5 a 10 vezes durante a temporada. A quantidade específica de rega depende da quantidade de precipitação e umidade do local. O excesso de umidade é tão prejudicial quanto a sua falta.
Alimentando
Nos primeiros 3-4 anos, a planta não precisa ser alimentada. Posteriormente, é recomendado seguir um determinado padrão. Para isso, a primeira fertilização é aplicada no final de março. Para 10 litros de água você deve tomar 50 gramas de superfosfato.Na segunda vez, os fertilizantes são aplicados no início do aparecimento dos primeiros frutos. Neste caso, vale a pena usar nitrato de amônio.
Para preparar a solução serão necessários 20 gramas da substância e 10 litros de água. No outono, após a colheita, vale cobrir o círculo do tronco da árvore com húmus.
Guarnições
Pela primeira vez, recomenda-se podar a árvore imediatamente após o plantio. Normalmente o condutor central é encurtado a uma altura de 50 centímetros acima da superfície do solo. Isso ajudará a formar a coroa.
As árvores maduras requerem poda rejuvenescedora e higiênica. Recomenda-se começar a formar a copa em abril - antes que a seiva comece a fluir. A poda sanitária é melhor realizada em outubro.
Preparando-se para o inverno
A pêra de novembro pode resistir até mesmo a geadas severas. No entanto, é melhor isolar as árvores jovens. Para fazer isso, é recomendável cobrir o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Sua espessura deve ser de no mínimo 30 centímetros.
Cal
Antes da chegada do inverno, recomenda-se clarear o tronco e os galhos inferiores com um composto especial. Isso ajudará a evitar queimaduras solares, rachaduras ou danos causados pelo gelo. Para a realização do procedimento é permitida a utilização de uma composição de sulfato de cobre e cal.
Doenças e pragas da variedade
A pêra novembro é resistente a fungos. Ao mesmo tempo, ela necessita de tratamentos preventivos contra parasitas. Para tanto, são utilizados meios como “Confidor” e “Aktara”. Eles lidam com cabeças de cobre, pulgões e mosquitos das galhas das frutas. “Bi-58” ajuda a lidar com carrapatos.
Colheita e armazenamento
As datas de colheita dependem do clima da região. As frutas à venda devem ser colhidas quando começarem a amarelar. Isso deve ser feito manualmente. Recomenda-se colocar as peras em caixas cobertas com um pano macio. Frutos com pedúnculo cobertos por casca dura e não danificados são adequados para armazenamento. A pêra novembro apresenta excelente resistência à geada e parâmetros de alto rendimento. Portanto, muitos jardineiros o cultivam. É importante plantar corretamente e prestar um cuidado de qualidade.