A variedade de pêra Nika tem muitas qualidades positivas. É classificada como uma variedade jovem. Recebeu sua distribuição principal na Região da Terra Negra. Atualmente, muitos jardineiros estão plantando árvores em seus terrenos. Os frutos da variedade contêm grande quantidade de açúcar e vitamina C. São consumidos in natura e também processados.
- História de criação
- Descrição e características da pêra
- Variedades polinizadoras
- Altura da árvore
- Vida útil
- Resistência do inverno
- Produtividade
- Ciclicidade de frutificação
- Resistência a doenças
- Descrição da fruta
- Prós e contras da variedade
- Regras para plantar uma árvore
- Hora e local de pouso
- Preparação de mudas
- Tecnologia de pouso
- Recomendações para cuidados com as culturas
- Rega
- Aparar
- Polinizadores
- Cobertura
- Doenças e pragas da pêra
- Colheita e armazenamento
História de criação
A variedade é considerada relativamente nova. Foi desenvolvido em 2002 e posteriormente incluído no registro estatal russo. No momento é cultivado na Região da Terra Negra. Um grupo de criadores do Instituto Agrícola Michurin trabalhou na sua criação. Nika foi obtida através do cruzamento das variedades Talgar Beauty e Daughter of the Dawn.
Descrição e características da pêra
A descrição e características de uma árvore incluem vários pontos: altura, polinizadores, resistência à geada, frutificação, ciclo de vida, descrição dos frutos.
Importante! A variedade Nika é considerada um dos melhores resultados de seleção.
Variedades polinizadoras
Nika é parcialmente autofértil. Se você plantar sozinho, produzirá apenas um terço da colheita possível. Recomenda-se plantá-lo próximo a polinizadores para aumentar o rendimento. Esses incluem:
- Duquesa;
- Féria;
- Bererusskaia;
- Willians.
Altura da árvore
A pêra de Nick atinge uma altura de cerca de 3 metros. Forma uma coroa esférica com ramificações esparsas. O crescimento uniforme dos ramos é uma característica distintiva da variedade.
Vida útil
A vida útil média de uma árvore é de 15 anos. Se seguir as regras da tecnologia agrícola, criar condições favoráveis e realizar podas anti-envelhecimento, é possível prolongar a vida de uma pêra em alguns anos.
Resistência do inverno
Nika se distingue por sua robustez invernal. Tolera facilmente temperaturas até -38°C. Esta propriedade manifesta-se a partir do terceiro ano de vida, até esta idade recomenda-se a cobertura morta e o tronco da árvore.
Produtividade
A variedade Nika apresenta altos rendimentos. A frutificação começa no 5º ao 6º ano da estação de crescimento. Após a 2ª safra, a árvore apresenta estabilidade no número de frutos. Cerca de 50 kg de peras são removidos de uma pêra.A poda periódica e o desbaste da copa aumentam o número de frutos.
Ciclicidade de frutificação
A árvore começa a dar frutos aos 5 anos. Durante os primeiros 2–3 anos, o número de frutos varia. Então o rendimento se estabiliza e a pêra produz rendimentos elevados e regulares. A floração ocorre no início de maio; a formação de ovários e frutos ocorre durante toda a temporada. A colheita ocorre em setembro. Os frutos amadurecem por mais 2 semanas.
Resistência a doenças
A planta possui alta imunidade a sarna e doenças fúngicas. Isto reduz o número de pulverizações químicas necessárias.
Descrição da fruta
Os frutos da pêra têm formato de cone. O tamanho é grande, pesa cerca de 200 G. A casca é fina, densa e na colheita é verde com manchas vermelhas. A colheita amadurece durante 2 semanas, após as quais a casca fica amarela. A polpa é de cor creme, densa e granular.
Importante! As peras colhidas são armazenadas por cerca de 4 meses, toleram bem o transporte, são adequadas para cultivo para venda e esgotam-se rapidamente.
Prós e contras da variedade
Nika tem suas vantagens e desvantagens. Os aspectos positivos incluem:
- alta produtividade;
- autofertilidade parcial;
- alta produtividade;
- robustez do inverno;
- cuidado despretensioso;
- resistência a fungos;
- alto sabor das frutas;
- transportabilidade.
As desvantagens incluem a presença desejável de polinizadores e a poda constante das árvores para formação de copas e saneamento.
Regras para plantar uma árvore
A pêra possui características próprias de plantio. É preciso levar em consideração o local, o horário, escolher a muda certa e fazer a manipulação de acordo com uma determinada tecnologia.
Hora e local de pouso
Para cultivar a pêra Nick, é recomendável escolher áreas bem iluminadas e com solo leve e arejado.
A árvore não se preocupa com a composição do solo, mas inundações frequentes podem causar apodrecimento nas raízes.
O plantio é feito na primavera ou no outono. Para fazer isso, prepare um buraco de pouso com antecedência. Na área é cavado um buraco com profundidade e diâmetro de cerca de 1 m, o solo do buraco é misturado com matéria orgânica e adicionado superfosfato. Metade é colocada de volta.
Preparação de mudas
As árvores jovens podem ser adquiridas em viveiros. Existem algumas coisas a serem consideradas ao comprar:
- a pêra deve ter um ou dois anos, é nesta época que se caracteriza por uma alta taxa de sobrevivência;
- não deve haver lascas, rachaduras, arranhões ou danos na raiz;
- sistema radicular sem podridão e sinais de outras doenças;
- Não deve haver sinais de doença nos brotos.
Antes de serem transferidas para o solo, as raízes da muda são embebidas em água por várias horas.
Tecnologia de pouso
O plantio em campo aberto é realizado seguindo uma determinada tecnologia:
- Cave um buraco e prepare-o no outono, mas o mais tardar 2 semanas antes do plantio;
- Cubra metade com solo com fertilizantes;
- Coloque uma árvore no buraco;
- Endireite as raízes;
- Polvilhe com terra em camadas, compactando cada camada;
- Deixe um círculo próximo ao tronco com 8–10 cm de profundidade;
- Regue com 5 – 6 baldes de água.
Importante! Para proteger a muda de danos causados por ventos fortes, uma alta estaca de madeira é previamente enfiada no buraco e uma pêra é amarrada a ela..
Recomendações para cuidados com as culturas
A árvore é fácil de cuidar, mas seguir certas regras aumenta o rendimento e a qualidade dos frutos.
Rega
A irrigação é realizada conforme a necessidade, quando o solo no círculo do tronco da árvore fica seco.A primeira rega é feita antes da abertura dos botões, a segunda durante a floração, a terceira após a colheita de inverno. Uma árvore adulta consome de 8 a 10 baldes de água por vez.
Aparar
A poda é realizada na primavera e no outono. Os primeiros 3 anos na primavera formam a coroa. No outono, os galhos danificados, secos e quebrados são removidos. Eles também afinam áreas espessadas, se necessário.
Polinizadores
A presença de um polinizador próximo ao corte é obrigatória. Isso aumenta o número de frutos e o rendimento. Para esta variedade são utilizadas peras que apresentam o mesmo período de floração.
Cobertura
Não há necessidade de fertilizar a pereira durante os primeiros 3–4 anos. A árvore recebe sua nutrição da matéria orgânica adicionada durante o plantio. Em seguida, são utilizados complexos minerais contendo nitrogênio, fósforo e potássio.
Importante! O nitrogênio é aplicado apenas na primavera.
Doenças e pragas da pêra
Nika tem imunidade forte. A infestação por insetos ou fungos ocorre quando o solo está excessivamente umedecido e as regras de cuidado não são seguidas. Entre as doenças destacadas:
- oídio;
- queimar;
- ferrugem.
Para combatê-los, a folhagem é borrifada com um preparado fungicida.
Entre os insetos nas folhas e frutos das peras você pode ver:
- pulgões;
- lagartas;
- talo
Colheita e armazenamento
A colheita ocorre no início de setembro. As peras são removidas ligeiramente maduras. Os frutos são acondicionados em caixas e transferidos para armazenamento em local fresco e escuro. Nessas condições, duram de 3 a 4 meses.