A pereira é frequentemente encontrada em pereiras, por isso você deve conhecer as medidas para combater a praga. Você pode reconhecer a aparência de um inseto por meio de certos sinais. Alimenta-se da seiva da planta, por isso seca e morre. No combate à cabeça-de-cobre são utilizadas receitas populares, além de preparações biológicas e químicas. As medidas preventivas ajudarão a prevenir um ataque repetido da praga.
Descrição da praga
O psilídeo do mel, ou psilídeo da pêra, é um pequeno inseto que pode pular e voar bem.Aparece imediatamente após o derretimento da neve. O inseto desenvolveu asas. No frio do inverno, ele se esconde sob cascas de árvores e folhas caídas.
- O corpo de uma melada adulta (imago) no verão é de cor vermelho-laranja ou verde-marrom com listras longitudinais claras no abdômen.
- Asas transparentes com veias laranja escuras dobram-se ao longo do corpo. Perto do inverno, o corpo fica preto.
- A cabeça tem formato triangular. Tem dois olhos grandes e três pequenos, e também uma tromba, com a ajuda da qual o inseto extrai o suco da parte verde da planta.
- O comprimento de um inseto adulto é de até 2,8 mm.
- O inseto salta ou voa rapidamente de uma árvore para outra.
- Cada fêmea é capaz de botar de 450 a 1.100 ovos. Os ovos são de formato oval, com 0,4 mm de comprimento. No início eles são brancos, depois ficam laranja.
A larva passa por vários estágios de desenvolvimento. A larva psilídeo do último estágio de desenvolvimento (ninfa) causa grandes danos às árvores frutíferas.
Os insetos sugam os sucos da planta e contribuem para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Portanto, é muito importante identificar o problema a tempo e iniciar o combate com medicamentos comprovados e eficazes.
Ciclo de desenvolvimento
Para o inverno, os indivíduos adultos (seu corpo é de cor escura) entram em fendas sob a casca ou sob as folhas caídas. Assim que a temperatura do ar após o inverno atingir -1-2 graus (aproximadamente nos últimos dias de março), os insetos iniciam sua vida ativa.
Quando o ar aquece até +5 graus, as meladas começam a acasalar. Os machos morrem imediatamente após o acasalamento, enquanto as fêmeas vivem até 46 dias. A primeira postura dos ovos na base dos botões ocorre a uma temperatura de +10 graus.
Quanto mais quente o ar, mais rápido a larva passa por todas as fases do seu desenvolvimento.A uma temperatura de +10 graus, as ninfas começam a aparecer após três semanas, e a uma temperatura de +23 graus - após uma semana.
Estágios de desenvolvimento larval:
- A primeira fase se diferencia pelo fato do inseto possuir corpo de até 0,56 mm de comprimento, de cor laranja escuro com listras escuras no dorso.
- O tamanho do corpo chega a 0,73 mm, a cor fica mais clara.
- O inseto cresce até 1 mm, o corpo fica cinza claro.
- A ninfa cresce até 1,37 mm, a cor do corpo é amarelo-esverdeado e os contornos das asas tornam-se perceptíveis.
- Aparecem semelhanças com indivíduos adultos. O tamanho aumenta para 2 mm, a cor do corpo torna-se acastanhada-esverdeada.
Por que um inseto é perigoso?
A reprodução da cabeça de cobre ocorre com mais frequência apenas em peras jovens e bem frutíferas. As ninfas sugam o suco das folhas, botões, caules e frutos. O excesso de suco ingerido é liberado na forma de uma composição pegajosa.
As áreas afetadas ficam infectadas com doenças fúngicas, a imunidade da árvore diminui, os botões e as folhas secam e caem. Os frutos que conseguiram se formar crescem pequenos, apresentam formato deformado e sabor amargo.
Causas
Existem vários fatores desfavoráveis que contribuem para o aparecimento de cobre nas árvores frutíferas:
- a reprodução é favorecida por clima quente e úmido;
- As variedades de pêra com maturação tardia dos frutos são as mais danificadas;
- A copa densa e a casca espessa e enrugada do tronco e galhos provocam o aparecimento de pragas;
- a presença de grande quantidade de ervas daninhas ao redor das árvores;
- sem poda;
- má preparação de peras para o inverno.
Seguir as regras de cuidado e tratamento preventivo de todas as árvores frutíferas do jardim com compostos especiais ajudará a reduzir o risco de psilídeos.
Sinais de derrota
Não é difícil reconhecer a aparência do verme da pera:
- folhas jovens, ovários e botões morrem;
- uma camada cinza suja e pegajosa aparece na vegetação;
- as bordas das folhas ficam pretas, começam a secar e enrolar;
- botões de flores, folhas e frutos caem prematuramente;
- os frutos são cobertos de flor, são pequenos e apresentam formato deformado.
Métodos de lidar com o copperhead
A dificuldade de lidar com o psilídeo é que ele começa a botar ovos cedo e salta rapidamente de uma planta para outra. As preparações químicas são eficazes, mas o tratamento também é realizado com bastante sucesso com formulações populares.
Aplicação de inseticidas
É fácil verificar se há um psilídeo em uma árvore. Quando a temperatura do ar externo atingir +4 graus, é necessário colocar um pano branco sob a pêra e bater levemente nos galhos. Se houver pragas presentes, elas podem ser facilmente vistas em uma manta de cor clara:
- Antes da abertura dos botões, as árvores são tratadas com preparações como “30 Plus”, “Commander”, “Profilaktin”, “Inta-vir”.
- Após o término do período de floração, é realizada a pulverização com preparações como “Iskra” ou “Agravertin”.
- Durante o período vegetativo, recomenda-se tratar com soluções à base de produtos como Fufanon, Aktara, Iskra M.
A pulverização das árvores deve ser realizada à noite. O tempo deve estar seco e sem vento. É especialmente eficaz realizar o tratamento após a chuva, quando parte da base pegajosa é lavada com água.
Ao diluir a solução, certifique-se de seguir as proporções recomendadas, que estão indicadas na embalagem do produto selecionado.
Agentes biológicos
Os produtos biológicos são tóxicos para os insetos, mas não representam perigo para pessoas e animais.Os produtos mais populares incluem: “Lepidotsid”, “Bitoxibacilina”, “Fitoverm”.
Insetos benéficos, como joaninhas ou crisopídeos, ajudam no controle de pragas.
Os melhores ajudantes na luta contra a cabeça-de-cobre são os insetos predadores Anthocoris nemoralis. São vendidos em lojas especializadas em quantidades de 200 peças. O inseto e a cabeça de cobre aparecem ao mesmo tempo após o inverno.
Tratamento tradicional
As composições populares são eficazes apenas na fase inicial do aparecimento dos insetos, quando seu número não é grande e os danos são insignificantes:
- Após o término da floração, as peras são fumigadas com tabaco. Pequenas pilhas de palha úmida misturada com pó de tabaco são colocadas no jardim e incendiadas. A fumaça começa a envenenar as pragas e elas caem no chão.
- Eles usam decocções e infusões de dente-de-leão e mil-folhas. Uma solução de cinza ou sabão é eficaz.
Ações preventivas
Para evitar a propagação do psilídeo, você deve seguir as regras de prevenção:
- é necessário realizar trabalhos preventivos no outono e na primavera;
- no outono é imprescindível limpar a área de vegetação, folhas caídas e galhos;
- a área do tronco da árvore deve ser desenterrada todo outono;
- Os suplementos minerais ajudarão a aumentar a imunidade da planta;
- o tronco da árvore é caiado;
- remova cascas e galhos velhos e danificados;
- Recomenda-se atrair insetos benéficos para as árvores frutíferas: crisopídeos, besouros terrestres, joaninhas, aranhas.
Ao cuidar adequadamente das árvores frutíferas, você poderá reduzir o risco de pragas e outros problemas.