A pêra é uma fruta suculenta, impregnada do sol do sul. Há apenas alguns anos, os residentes da Rússia Central e das regiões do norte só podiam sonhar em cultivá-la em seu próprio jardim. Graças às mudanças climáticas e ao trabalho dos criadores, surgiram variedades que resistem a invernos gelados e com neve e verões não muito quentes e longos. E hoje falaremos sobre as melhores variedades de peras para a região de Leningrado.
Características da região
A região de Leningrado é caracterizada por verões curtos e frescos.Na primavera não há muitos dias quentes, a cobertura de neve desaparece tarde, o outono é chuvoso e prolongado, o inverno é nevado e frio. Uma característica especial da região são os solos ácidos com pequenas quantidades de camada fértil. A natureza tem feito de tudo para tornar esta área desfavorável ao cultivo de pereiras.
Para se obter uma colheita, as variedades adequadas a uma determinada região devem ser despretensiosas, resistentes às geadas, de maturação precoce, para que os frutos tenham tempo de amadurecer e as árvores resistam ao frio e tenham forte imunidade a infecções. Portanto, mesmo variedades de peras de sabor medíocre, capazes de crescer em condições tão adversas, eram populares entre os jardineiros locais.
As melhores variedades de peras para a região de Leningrado
Mudas de pereira devem ser adquiridas de vendedores ou viveiros de boa reputação. Então corresponderão às características declaradas da variedade.
Dulya Novgorodskaya
Árvores com tronco poderoso e copa densa. A variedade é familiar ao noroeste da Rússia e é cultivada nos Urais. Hoje os jardineiros preferem outros tipos de peras, com o melhor sabor.
Se a colheita não for feita a tempo, os frutos maduros quebrarão, não serão armazenados por muito tempo e podem ser chamados vagamente de uma deliciosa sobremesa de frutas. Tonkovetka é plantada nas proximidades para polinização.
Tonkovetka
A variedade foi desenvolvida a partir de seleção popular. As árvores são altas, com copa piramidal; as características dos galhos dão nome à variedade.
Os frutos são pequenos, 50-70 gramas cada, espécie de alto rendimento, as peras são ácidas e adstringentes, não são utilizadas frescas, mas são adequadas para conservas, compotas, enlatados e têm baixo teor calórico. A fruta é amarela com um lado bordô. A frutificação começa 5 a 6 anos após o plantio.
Nas regiões do sul, Tonkovetka costuma crescer em jardins abandonados. Dulya Novgorodskaya deve ser plantada próximo a Tonkovetka para uma frutificação estável de árvores de ambas as variedades.
Pushkinskaia
Esta pêra pertence às variedades do início do outono e a colheita amadurece nos primeiros dez dias de setembro. A árvore não é muito alta, espalhando-se. Os frutos são pequenos, 65-70 gramas, com casca amarelada. O rubor pode aparecer lateralmente. O fruto é doce, suculento, a árvore começa a dar frutos 5 anos após o plantio.
As frutas são saborosas, consumidas in natura e processadas. As frutas têm sabor ácido e dão deliciosas compotas e geléias. O plantio de peras jovens é possível no outono (após a colheita), no final de setembro, para que as árvores fiquem mais fortes e criem raízes antes do frio. Ou na primavera (final de abril a maio).
Memória de variedades Yakovlev
Um tipo de pêra outonal, adequada para as regiões dos Urais e do Noroeste. As árvores são baixas, até 2 metros de altura. Os frutos são de tamanho médio (125 gramas), com casca grossa e brilhante. A cor do fruto é amarelada, quando totalmente maduro o lado torna-se vermelho intenso. O sabor é doce e azedo, com aroma delicado.
A árvore torna-se um excelente polinizador para outras variedades, pode crescer sozinha, mas se houver um vizinho (por exemplo, Lada), aumenta significativamente o rendimento.
A variedade é adequada para processamento. As frutas são secas, enlatadas e faz-se geléia.
Severyanka
Variedade resistente ao inverno. As árvores são altas, com copa piramidal densa. Os frutos são de tamanho médio, de 90 a 120 gramas. A tonalidade das peras é verde-amarelada, ao atingir a maturação completa torna-se dourada, a lateral da fruta fica rosada. Os frutos são suculentos, com polpa doce e de cor cremosa. Tendo atingido a maturidade total, eles caem rapidamente.
Severyanka é cultivada nas regiões dos Urais, Leningrado e Novgorod. A jovem árvore começa a dar frutos 4 anos após o plantio.
O fruto é resistente à mariposa e ao ácaro da pêra. Severyanka hoje não é cultivada em viveiros; novas variedades foram criadas com base nela.
O sucesso dos criadores possibilita o cultivo de frutas saborosas em diversas regiões do país. O principal é escolher variedades zoneadas e cuidar bem das mudas.