Razões para o aparecimento de ácaros nas peras e medidas de controle com remédios químicos e populares

O aparecimento de manchas nas folhas de uma planta sinaliza ao jardineiro sobre sérios problemas. É urgente tomar medidas preventivas para evitar que o surto se espalhe e não fique sem colheita. Este perigo é representado pelo ácaro da bílis que aparece na pêra. Alimenta-se da seiva da árvore, enfraquecendo-a e esgotando-a. A colheita é escassa e de baixa qualidade. É urgente livrar-se da praga e evitar que ela apareça no local.


Descrição da praga

O ácaro da galha, que vive nas peras, pertence às espécies de insetos sugadores. Não pode ser visto a olho nu, pois o corpo da praga atinge o tamanho máximo de 0,3 mm. Usando uma tromba afiada, ele faz buracos na folha e suga o suco celular dela. O ácaro pode viver em qualquer lugar onde as peras são cultivadas.

No inverno, as larvas dos ácaros refugiam-se sob as escamas dos botões das folhas e, com o início do calor, sugam o suco delas, fazendo com que o botão morra. Durante o mesmo período, as fêmeas põem ovos e as larvas que deles crescem continuam a sugar a seiva da árvore. Em uma temporada, crescem de 3 a 5 novas gerações de carrapatos.

Razões para a aparência

O ácaro da galha se espalha sob a influência de fatores humanos, com auxílio de insetos e pássaros, além do vento, o que contribui para o aparecimento de larvas de pragas. Sua ocorrência na pêra pode ser provocada por copa espessada, falta prolongada de podas sanitárias, bem como excesso de fertilizantes contendo fósforo no solo.

ácaro da bílis na pêra

Algumas drogas estimulantes usadas na jardinagem podem aumentar o número de ácaros da vesícula. Além disso, os inseticidas, que têm sido usados ​​ativamente recentemente, destroem os inimigos naturais da perigosa praga. As doenças também enfraquecem muito a pêra, tornando-a acessível à proliferação de organismos patogênicos.

Que mal um carrapato causa?

O ácaro da galha pode causar danos significativos a uma pêra saudável, expressos da seguinte forma:

  • retardar o crescimento dos rebentos jovens;
  • destruição dos rins;
  • danos aos botões e ovários;
  • redução significativa nos indicadores de rendimento.

ácaro da bílis na pêra

Uma pêra afetada por um ácaro da bílis sofre de falta de nutrientes, pelo que pode não sobreviver ao inverno e congelar no frio extremo.

Medidas para combater o ácaro da galha

Prevenir o aparecimento de ácaros no jardim envolve seguir práticas agrícolas simples. No entanto, se a praga já se instalou em suas variedades favoritas de peras, você deve agir imediatamente.

Tratamento químico

Os métodos químicos de controle dos ácaros da vesícula trazem os resultados mais rápidos. Além disso, são reconhecidos como os mais eficazes e eficientes.

ácaro da bílis na pêra

"Apolo"

Apollo é um pesticida de contato. É capaz de destruir completamente as pragas sem causar danos à fauna benéfica do jardim. Uma característica especial do medicamento é que, após o tratamento, morrem não apenas os adultos, mas também os animais jovens, bem como os ovos postos pelas fêmeas. O processamento é realizado de acordo com as instruções fornecidas com o produto.

"Karatê"

A droga Karate destrói não apenas os ácaros femininos, mas também seus ovos. Não é recomendado utilizá-lo se houver apiário próximo. A substância activa destrói simultaneamente muitas outras pragas de jardim e as suas larvas.

ácaro da bílis na pêra

"Fufanon"

Pesticida de contato intestinal. É baseado em um composto organofosforado. Além do ácaro da galha, ajuda a eliminar outros microrganismos patogênicos. Recomenda-se usar se os insetos adquiriram imunidade aos piretróides.

Pesticidas biológicos

No combate aos ácaros das peras, os defensores da agricultura orgânica muitas vezes dão preferência aos pesticidas biológicos, considerando-os inofensivos ao meio ambiente.

"Vertimek"

Este medicamento contém um pesticida biológico obtido pelo processamento de resíduos fúngicos. Refere-se aos meios de ação intestinal de contato."Vertimek" é usado se o ácaro da bílis que vive na pêra apresentar resistência a outros acaricidas. A substância ativa não atua através das membranas celulares, portanto não tende a se acumular nas frutas. A eficácia do medicamento melhora com o aumento da temperatura ambiente.

Droga Vertimek

"Fitoverm"

Quando um ácaro da galha aparece nas árvores, seu controle eficaz por meio de pulverização com pesticidas é realizado antes que os botões comecem a se abrir ou imediatamente após a floração. Durante a primeira pulverização, as pragas femininas que passaram o inverno nos botões da árvore são destruídas. O medicamento “Fitoverm” é adequado para esse fim. Como resultado de sua influência, é possível evitar uma onda de reprodução em massa de insetos na primavera.

Regras para preparar remédios populares

Remédios populares baseados em ingredientes naturais ajudam a combater a invasão de ácaros nas peras. Uma infusão de dente-de-leão, preparada da seguinte forma, tem se mostrado excelente. Pegue 1 kg de folhas frescas de dente-de-leão, despeje 3 litros de água e deixe em infusão em local escuro por 3 dias. A infusão resultante é filtrada, adiciona-se um pouco de sabonete líquido e borrifa-se a pêra.

solução de sabão

Para se livrar dos ácaros da bílis, prepare uma infusão da erva calêndula. Pegue 100 gramas de flores e ferva-as em 1 litro de água por 5 minutos, depois infunda em um quarto escuro por 5 dias. Depois disso, a infusão é filtrada, diluída em água na proporção de 1:1 e pulverizada na pêra.

Uma infusão de pontas de batata apresenta um excelente resultado no combate aos ácaros da vesícula.É preparado a partir de 1 kg de topos frescos ou 0,5 kg de topos secos triturados, que são despejados em 10 litros de água morna e deixados em infusão por 4 horas, após o que são filtrados, acrescenta-se um pouco de sabonete líquido e processa-se a pêra. .

A infusão preparada só pode ser utilizada por 24 horas, após o que se torna inutilizável.

O tratamento das peras contra os ácaros da vesícula é realizado de manhã ou à noite, bem como em tempo seco e nublado. Sob os raios do sol escaldante, gotículas de líquido podem causar queimaduras nas folhas. Além disso, alguns princípios ativos perdem eficácia sob o sol escaldante.

processamento de pêra

Prevenção

As medidas preventivas de combate aos ácaros da galha nas peras visam não criar condições favoráveis ​​​​à reprodução da praga. É necessário calcular correta e precisamente a dosagem dos fertilizantes utilizados, principalmente aqueles que contêm fósforo.

Definitivamente vale a pena fazer podas sanitárias de árvores, retirar cascas mortas, retirar folhas com o início do outono e cavar o solo no círculo da pereira. A caiação oportuna dos troncos com solução de cal também evita o aparecimento de ácaros no jardim.

As ervas daninhas em crescimento devem ser completamente removidas da área ou cortadas. Neste último caso, as raízes que permanecem no solo reporão o suprimento de nutrientes. O tratamento com agentes químicos e biológicos, bem como remédios populares destinados a destruir os ácaros da vesícula, também é recomendado para fins preventivos. Sua frequência é uma vez por mês.

Um bom resultado na prevenção do aparecimento de pragas nas peras é demonstrado pela utilização de cintos de caça, para a fabricação dos quais se utiliza estopa ou papelão ondulado.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim