As folhas da pêra estão ficando pretas – apenas o suficiente para agarrar sua cabeça. Ainda ontem a árvore agradou com sua copa verde e abundância de ovários. E hoje está carbonizado. Este problema surge entre jardineiros inexperientes que negligenciam as regras de manutenção de uma árvore no jardim. Mas mesmo os jardineiros competentes não estão imunes a problemas. A planta pode ser afetada por uma infecção trazida de uma área vizinha não tratada. Para salvar a árvore e preservar a colheita, a causa exata do escurecimento deve ser determinada e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
Possíveis causas do escurecimento das folhas e formas de combatê-las
Os problemas geralmente ficam aparentes no verão. Para ver rapidamente o aparecimento das primeiras folhas pretas, você deve inspecionar regularmente a planta.
Causas do escurecimento e ressecamento da coroa:
- doença;
- danos causados por pragas;
- cuidado analfabeto.
É importante iniciar o tratamento em tempo hábil, pois em casos avançados será necessário retirar toda a árvore.
Infecção bacteriana
Uma doença perigosa é a queimadura bacteriana. As peras adoecem com menos de 10 anos. A infecção afeta a árvore por meio de estômatos foliares, feridas na casca ou picadas de insetos que já visitaram árvores doentes.
Para prevenir consequências graves, devem ser identificados os primeiros sinais da doença:
- primeiro, aparecem manchas pretas e irregulares nas folhas;
- então as folhas ficam completamente pretas e enroladas;
- as folhas caem e a escuridão se espalha para os brotos;
- os ramos afetados secam e o tronco fica preto.
Se você não começar a tratar a pêra ao primeiro sinal, depois de 2 a 3 semanas terá que cortá-la. O pior é que a infecção afetará o resto das árvores do jardim.
É importante lembrar: aos primeiros sinais da doença é preciso cortar as folhas enegrecidas e queimá-las. Em seguida, corte os brotos afetados e pulverize toda a árvore com uma solução de preparação contendo cobre.
Crosta
Esta é uma doença fúngica que afeta peras jovens com menos de 10 anos de idade. As razões do seu aparecimento são:
- tempo úmido;
- plantações espessadas;
- predisposição genética da planta.
A sarna é fácil de identificar; basta observar as plantas. Se estiver em folhas de pêra:
- apareceram manchas borradas;
- e então eles ficaram escuros;
- pontos são visíveis nos frutos ou pedúnculos;
- os pontos então se transformam em manchas.
A crosta é determinada por uma combinação de sinais. Combater a doença é bastante difícil. As folhas caídas apodrecem, mas os esporos da crosta permanecem no solo e podem sobreviver ao inverno. No próximo ano, eles serão levados novamente pelo vento para a pereira.
Quando aparecerem os primeiros sinais de fungo, borrife imediatamente a planta com uma preparação contendo cobre.
As frutas afetadas podem ser consumidas, mas não serão armazenadas. No outono, todas as folhas devem ser varridas e queimadas, e o solo deve ser tratado com um preparado contendo cobre.
Medyanitsa
Quando uma pêra está infectada com a cabeça de cobre, as folhas primeiro ficam cobertas de manchas pretas nos locais da picada do inseto. As manchas logo cicatrizam, mas a árvore já está afetada: as folhas, o tronco e os galhos ficam cobertos por uma camada pegajosa, produto da excreção da cabeça de cobre. À medida que a doença progride, um fungo fuliginoso cresce na secreção pegajosa, que se espalha para partes saudáveis da planta. A árvore está doente: as folhas secam e caem, a casca deixa de permitir a passagem do ar e o fungo cresce no seu interior. Depois de algum tempo, se não for tratada, a pêra murcha e morre.
Aos primeiros sinais de doença você precisa:
- borrife a árvore contra a erva-de-mel com um inseticida adequado;
- Remova as folhas afetadas e queime.
No outono, todo o lixo deve ser varrido e queimado. Em seguida, trate a coroa e o círculo do tronco com uma preparação contendo cobre. Repita o tratamento na primavera. Além disso, recomenda-se fazer pulverizações preventivas contra pragas.
Erros de cuidado
Freqüentemente, as folhas e os brotos ficam pretos e secam como resultado de cuidados inadequados. Neste caso, a causa da doença deve ser identificada e os erros corrigidos:
- As folhas da pêra murcham, ficam pretas e caem durante os verões secos ou com emissões significativas de poeira na atmosfera. Infelizmente, o jardineiro não consegue corrigir a situação ambiental.
- Toda a parte superior de uma pêra jovem secou, o que significa que falta cálcio à árvore. Recomenda-se alimentar a árvore com urgência com nitrato de cálcio (de acordo com a taxa de aplicação).
- A muda está com brotos retorcidos e enegrecidos, parou de crescer, o que significa que a pêra tem deficiência de boro. Neste caso, basta pulverizar com uma solução de ácido bórico. Posteriormente, durante a fertilização planejada, recomenda-se a aplicação de fertilizantes com a quantidade necessária de microelementos.
É importante lembrar: uma árvore saudável não terá folhas pretas ou ressecadas. E a saúde pode ser garantida com cuidados adequados: alimentação, rega, pulverização e poda oportunas.
Pragas de folhas de pera
As pragas costumam ser a causa do escurecimento das folhas das peras. Eles parasitam a copa e causam seu murchamento e ressecamento prematuros.
Medyanitsa
A praga alada se alimenta de suco de pêra. Como resultado, as folhas ficam pretas e caem. Os resíduos das mariposas do mel deixam uma camada pegajosa na folhagem e na casca. Este é um terreno fértil para fungos fuliginosos. Armadilhas penduradas nas copas das pereiras ajudam a reduzir a população de pragas. Para isso, a geléia fermentada é diluída em um litro de água e colocada em garrafas furadas. As armadilhas são atualizadas uma vez por semana.
Ácaro da pêra
O ácaro da galha perfura as folhas com sua tromba e suga o suco. Mas é extremamente difícil perceber: o inseto é pequeno e dificilmente se manifesta. O jardineiro simplesmente percebe que a folha ficou preta e seca. Uma pêra sem folhas enfraquece e morre com o tempo.
Combater os carrapatos é bastante difícil. Aos primeiros sintomas de danos, borrife inseticidas duas vezes com intervalo de 14 dias.
Pulgão
Dificilmente existe um jardim livre desta praga.O pulgão em si não é muito ativo. Mas seus resíduos têm sabor adocicado e atraem formigas. É este último que instala os pulgões na pêra. Os pulgões grudam nas folhas, sugam os sucos e esgotam-nos. Posteriormente, as folhas ficam pretas, depois secam e tornam-se inadequadas para a fotossíntese. Como resultado, a árvore enfraquece e perde seus ovários.
O perigo dos pulgões é que os insetos transmitem doenças infecciosas e fúngicas. A ausência de pragas não garante que a pêra não está infectada com a praga do fogo ou crosta. Para combater os pulgões, é recomendável eliminar os formigueiros. Na primeira quinzena de abril, o jardim deve ser tratado com inseticidas. A remoção oportuna de troncos de pereiras e a remoção de ervas daninhas ajudarão a reduzir a população de pulgões. Pulverizar com infusão de tabaco com adição de sabonete verde ajudará a proteger a coroa.
Métodos de prevenção e tratamento de árvores
Para proteger a pêra do escurecimento da folhagem, devem ser tomadas medidas preventivas:
- Aplique a fertilização em tempo hábil: uma árvore saudável tem forte imunidade.
- Escolha variedades e híbridos para plantio que sejam resistentes ao fogo e à crosta.
- Elimine as ervas daninhas em tempo hábil.
- Realize tratamento de primavera contra formigas.
- Pendure fitas adesivas entre as árvores. Inspecione-os diariamente e identifique quaisquer pragas aderentes. Se aparecer um ácaro ou ácaro da vesícula, trate-o imediatamente com inseticidas.
- Mantenha distância ao plantar árvores e arbustos no jardim.
- Realize a poda sanitária e formativa do jardim em tempo hábil.
- Realize tratamentos preventivos na primavera e no outono com inseticidas.
- Remova e queime resíduos vegetais.
- Atraia insetos benéficos (joaninhas, formigas-leão) para o jardim para controlar pragas.
É importante entender: é mais fácil prevenir o aparecimento de pragas do que livrar-se delas e tratar o jardim depois.
Remédios e receitas populares
Existem métodos tradicionais de controle de pragas:
- O milho velho espalhado perto de um formigueiro forçará as pragas a abandonarem suas casas.
- Pulverizar uma solução de uréia ao redor do tronco da árvore no outono matará as pragas do inverno.
- Cobrir o círculo do tronco com lutrasil de cor escura na primavera evitará a hibernação das cabeças de cobre.
- A fumigação profilática com fumaça durante a floração das folhas na primavera dá bons resultados.
Para evitar a invasão de pragas, calêndula, delfínio, mil-folhas e tabaco devem ser plantados no jardim.