Os ácaros são uma praga que vive na folhagem e afeta negativamente o desenvolvimento dos arbustos. Tendo descoberto um ácaro na groselha, é importante saber como lidar com o inseto para evitar consequências negativas e redução da produtividade.
- Quais variedades de groselha são suscetíveis a danos por ácaros?
- Causas e sintomas de infecção
- Ácaro renal
- teia de aranha
- Consequências da derrota
- Como lidar com carrapatos
- Usamos remédios populares
- Plantas para controle de pragas
- Inimigos biológicos
- Uso de medicamentos especiais
- Acaricidas químicos
- Produtos biológicos
- Como se livrar dos parasitas: regras e prazos para tratamento de arbustos
- Lutamos contra a praga antes que a groselha floresça
- Destruímos aracnídeos durante a frutificação
- Prevenindo carrapatos no jardim
Quais variedades de groselha são suscetíveis a danos por ácaros?
Os arbustos de groselha são atacados por pragas em decorrência de condições ambientais desfavoráveis ou de cuidados inadequados. Na maioria das vezes, os ácaros aparecem em variedades de groselha como Lama, Nika, Black Pearl, Rhapsody e Gulliver.
Causas e sintomas de infecção
Os jardineiros identificam vários motivos comuns pelos quais os ácaros começam a prejudicar as plantas. Esses incluem:
- Tempo quente e seco. Nessas condições, ocorre a reprodução ativa das pragas, de modo que elas começam a se instalar ativamente nas plantas.
- Falta de nutrientes no solo. Na maioria das vezes, os ácaros tecem uma teia nas groselhas, que fica enfraquecida devido à falta de compostos orgânicos.
- Infecção por doenças de plantas vizinhas. Se as plantações afetadas não forem localizadas, continuam a espalhar infecções, o que atrai pragas.
- Folhagem empoeirada. O acúmulo de poeira nas plantas cria um ambiente favorável aos insetos, por isso é necessário irrigar regularmente para fins preventivos.
Os sintomas da infestação por pragas dependem do tipo de praga. As groselhas são atacadas por ácaros e ácaros.
Ácaro renal
Você pode notar o efeito de um ácaro renal pela aparência dos rins, que aumentam de tamanho e diferem em formato dos saudáveis. Além disso, o ácaro dos botões da groselha preta leva a uma mudança na cor e no formato das folhas no topo dos brotos frescos. As lâminas das folhas tornam-se ásperas ao toque, perdem a cor e ficam deformadas.
Os rebentos afetados retardam o seu desenvolvimento ao longo do tempo.A infecção viral se espalha ativamente por toda a planta e, na ausência de controle das pragas dos botões, os espaços verdes morrem.
teia de aranha
Reconhecer os danos causados à groselha preta ou vermelha pelos ácaros também não é particularmente difícil. O sinal mais evidente é a formação de uma fina teia nas folhas e entre os galhos. As placas foliares afetadas, das quais as pragas sugam os sucos, perdem a estrutura, ficam cobertas de manchas brancas e posteriormente começam a apodrecer.
Consequências da derrota
Se você não aplicar medidas de proteção e não se livrar do inseto nocivo antes da formação dos ovários, existe o risco de perda crítica da colheita. Como resultado do impacto nos arbustos, os ácaros reduzem a frutificação, destroem os ovários das flores e danificam a folhagem.
O não tratamento das plantas aumenta a probabilidade de desenvolvimento de infecções. Mesmo variedades de groselha resistentes a doenças são suscetíveis a vírus após exposição a ácaros ou ácaros. A presença de uma praga provoca na maioria das vezes o desenvolvimento de oídio.
Como lidar com carrapatos
Há um grande número de maneiras de se livrar dos ácaros das groselhas. Como as pragas são capazes de atacar arbustos durante todo o ano, recomenda-se recorrer ao controle integrado e utilizar diversos medicamentos para eliminar os ácaros.
Usamos remédios populares
O método popular mais popular é preparar uma solução de alho e cebola picados. Os vegetais desfiados são diluídos em água e guardados por 24 horas. Você também pode tratar arbustos de groselha com uma infusão de pontas de batata.
Recomenda-se a utilização de soluções pulverizadas em toda a superfície das plantas.Os arbustos devem ser pulverizados de 3 a 4 vezes ao dia, pois os ácaros deixam na folhagem ovos altamente resistentes à influência de líquidos.
Plantas para controle de pragas
Algumas plantas têm um efeito benéfico no crescimento da groselha e são utilizadas como meio de combate aos ácaros. Essas plantas incluem: dente-de-leão, mil-folhas, celidônia, datura, calêndula e absinto. As ervas coletadas podem ser utilizadas secas, colocadas em saquinhos e colocadas próximas às plantações para repelir insetos.
Inimigos biológicos
Na natureza, existem inimigos naturais dos ácaros e dos ácaros renais que destroem a praga. O principal inimigo biológico são os fitoseiulus, também conhecidos como ácaros predadores. O uso de ácaros predadores é permitido apenas no cultivo de arbustos de groselha em casa de vegetação.
Tratar simultaneamente arbustos com bagas com preparações inseticidas e usá-los para combater os inimigos dos ácaros é inaceitável, uma vez que os inseticidas têm um efeito prejudicial sobre ambos os tipos de ácaros. Se a pulverização com uma solução de sabão ou uma preparação contendo óleo mineral for usada como método de combate a insetos nocivos, os ácaros predadores só poderão ser introduzidos na estufa após uma semana.
Uso de medicamentos especiais
Quando os métodos padrão de controle de pragas não trazem o resultado desejado, é necessário utilizar meios especiais. Isso inclui acaricidas e produtos biológicos que destroem efetivamente as pragas dos arbustos de groselha.
Acaricidas químicos
A solução acaricida é usada até a abertura dos botões. Os acaricidas químicos bem conhecidos são os medicamentos “Akarin”, “Agravertin”, “Bitoxibacillin”.Após o tratamento, a morte das pragas ocorre em um dia e, nos 20-25 dias seguintes, uma camada protetora permanece na folhagem, repelindo os insetos.
O tratamento é realizado em clima seco e sem vento. As folhas são umedecidas em ambos os lados 2 a 3 vezes com intervalo de cerca de 5 dias. Como as pragas são capazes de desenvolver resistência a produtos químicos em um curto período de tempo, recomenda-se a alternância de medicamentos.
Produtos biológicos
Os produtos biológicos, que constituem uma alternativa aos produtos químicos, também são adequados para destruir o habitat dos carrapatos. As substâncias são baseadas em microrganismos vivos, incluindo bactérias e fungos antagonistas. Os produtos biológicos comuns são: “Bisolbifit”, “Lepidotsid” e “Fitoverm”.
Como se livrar dos parasitas: regras e prazos para tratamento de arbustos
Ao lidar com pragas, é necessário seguir diversas regras e respeitar os prazos recomendados. O processamento adequado é a chave para manter o rendimento da groselha.
Lutamos contra a praga antes que a groselha floresça
Antes que os arbustos comecem a florescer ativamente, é melhor usar infusões feitas com ingredientes naturais para tratamento. A pulverização primária é realizada no início da primavera para destruir carrapatos adultos que hibernaram e larvas eclodidas.
Destruímos aracnídeos durante a frutificação
Durante o período de frutificação não é permitido o uso de produtos químicos, pois os componentes cáusticos podem afetar negativamente as características gustativas dos bagos. É melhor usar substâncias orgânicas ou misturas de ervas que repelem os parasitas dos arbustos.
No outono, quando toda a safra já foi colhida, é aconselhável o uso de medicamentos poderosos que podem destruir as pragas por muito tempo.Além disso, o tratamento de outono ajuda a evitar que as larvas hibernem nas plantas.
Prevenindo carrapatos no jardim
A implementação de um conjunto de medidas preventivas pode reduzir a probabilidade de as groselhas serem danificadas pelos ácaros. Para fins de prevenção, recomenda-se:
- Fornecer condições ambientais favoráveis. Os parasitas geralmente aparecem no ar seco ou excessivamente umidificado, portanto o nível de umidade deve ser monitorado.
- Pulverize regularmente. Mesmo na ausência de sinais visíveis de pragas, os tratamentos protetores das plantas devem ser realizados periodicamente.
- Siga os cuidados completos. Os arbustos de groselha devem ser regados, modelados para arejamento e os galhos velhos e a folhagem seca devem ser aparados.
O uso de métodos preventivos não só evita danos causados por pragas, mas também tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento dos arbustos. As plantas cultivadas nas condições certas proporcionam uma colheita estável e de alto sabor.