Quase todo jardineiro cultiva arbustos de framboesa em seu jardim. Durante o processo de cultivo, muitos se deparam com o fato de os arbustos serem atacados por carrapatos. Portanto, é recomendável descobrir com antecedência como lidar com os ácaros das framboesas.
Descrição da praga
Um ácaro é um pequeno inseto aracnídeo cujo comprimento não excede 0,7 milímetros. Existem vários tipos de pragas que diferem na cor da superfície.Na maioria das vezes, as framboesas são atacadas por pragas de cor marrom. Porém, existem carrapatos cujo dorso apresenta tonalidade esverdeada, amarelada e até leitosa. É impossível perceber em tempo hábil que um carrapato atacou os arbustos, pois mesmo os adultos são difíceis de ver a olho nu.
Existem vários estágios de desenvolvimento deste inseto:
- Ovo. Tem forma esférica e é pintada de branco com uma leve tonalidade marrom. Esta fase dura apenas 3-4 dias.
- Larva. Os ovos eclodem em pequenas lagartas que se deslocam para as plantas e se alimentam de sua seiva. A maioria das larvas é rosa, mas ocasionalmente são encontrados espécimes brancos.
- Ninfa. Nesta fase, a praga possui quatro pares de patas. Eles têm uma tonalidade verde ou vermelha.
- Adulto. Os machos adultos, ao contrário das fêmeas, apresentam várias manchas escuras na superfície. Sua vida útil é de 25 a 35 dias.
O que é característico da aparência de um inseto?
Não é segredo que os ácaros prejudicam os arbustos de framboesa, pois perfuram os tecidos das lâminas das folhas e danificam o cloroplasto. Os seguintes sinais de danos aos arbustos por esta praga perigosa são identificados:
- A parte inferior das lâminas foliares fica coberta por manchas acastanhadas ou claras, o que leva gradativamente ao ressecamento e queda completa da folhagem.
- As folhas novas podem ficar marmorizadas e enrolar-se em um tubo.
- Todas as áreas afetadas da folhagem são cobertas por uma densa camada de teias de aranha.
- Se você não se livrar da praga a tempo, os arbustos ficarão completamente cobertos de teias de aranha. Ao mesmo tempo, mais ácaros se acumularão nas pontas das folhas, que com o tempo passarão para plantas saudáveis cultivadas perto das framboesas.
- Os botões de flores em plantas com ácaros secam rapidamente e param de crescer.
Métodos para controlar o parasita das framboesas
Para conservar os frutos e evitar que os arbustos sequem, é necessário combater a praga. Existem vários remédios eficazes que ajudam a eliminar os carrapatos.
Produtos químicos
Os mais eficazes são os produtos químicos que limpam rapidamente as plantas de quaisquer pragas. Existem quatro medicamentos populares entre os jardineiros.
"Fufanon"
É um medicamento de amplo espectro de ação e é utilizado para pulverizar frutas silvestres. Os especialistas recomendam o uso de Fufanon não apenas para eliminar carrapatos, mas também para combater outros parasitas roedores. Após a pulverização, todos os carrapatos nos arbustos devem morrer dentro de uma hora.
Você não pode usar Fufanon mais do que uma vez a cada duas semanas.
"Akreks"
Alguns jardineiros acreditam que este remédio é muito perigoso, mas não é assim. Akrex é altamente tóxico apenas para pragas, mas não para humanos. Possui propriedades fungicidas que ajudam a eliminar os ácaros dos arbustos após a primeira pulverização.
No processamento de framboesas, é necessário usar uma solução pouco concentrada e, portanto, antes de usar, o Acrex é misturado com água.
"Aktellik"
Uma preparação de contato usada para trabalhar com framboesas e outras frutas silvestres. Actellik combate eficazmente as pragas mais comuns que muitos jardineiros encontram. Uma característica distintiva do produto é a sua versatilidade, graças à qual o Actellik é utilizado tanto em pequenas hortas como para fins industriais.
"Antio"
Concentrado emulsificante de vinte por cento com odor específico. Para criar uma solução de trabalho, um litro do medicamento é misturado com 7 a 8 litros de água morna. A proteção ativa "Antio" dura 14 dias e, portanto, a pulverização repetida é realizada somente após duas semanas.
Produtos biológicos
Em vez de produtos químicos, podem-se usar preparações biológicas, em cuja fabricação não são adicionados componentes químicos.
"Akarin"
Este é um remédio complexo feito a partir de neurotoxinas de fungos do solo. As framboesas não podem ser tratadas com Akarin mais do que três vezes por temporada. Quando microelementos desse produto biológico penetram nos ácaros, afetam o sistema nervoso, o que leva à paralisia e morte das pragas.
"Bitoxibacilina"
Este produto biológico é mais popular entre os jardineiros que cultivam framboesas. A "bitoxibacilina" é usada para tratar plantas que foram atacadas por ácaros. Na hora de criar uma mistura para pulverização de mudas, adicionam-se 15-20 gramas do produto a 15 litros de água aquecida. O tratamento é realizado duas vezes por semana, a partir das cinco da tarde.
"Fitoverm"
Um medicamento doméstico que contém aversectina. O produto é comercializado em pequenas ampolas de 10 mililitros. Para criar um líquido que possa ser pulverizado nas framboesas, uma ampola Fitoverma deverá ser misturada com 7 a 10 litros de água. A proteção contra pragas após o tratamento durará um mês.
Remédios populares
Às vezes, as framboesas são tratadas contra carrapatos com remédios populares, que podem ser feitos de:
- Tabaco. Recomenda-se a utilização de folhagens ou caules jovens da planta. A infusão é preparada a partir de um litro de água, na qual são infundidos 35-45 gramas de folhas de tabaco moídas. As framboesas são processadas em dias alternados durante uma semana.
- Pimenta. Uma infusão eficaz contra carrapatos pode ser preparada a partir de frutos maduros de pimenta amarga. Para isso, basta adicionar 150 gramas de pimenta seca a dois litros de água.
Prevenção é a melhor cura
É necessário prevenir o aparecimento de ácaros para proteger as mudas de pragas. Todos os arbustos devem ser inspecionados regularmente e verificados quanto à presença de carrapatos jovens.
Recomenda-se também tratar periodicamente os frutos silvestres com produtos biológicos e remédios populares.
Alguns jardineiros recomendam plantar plantas perto de framboesas que repelam insetos. Estes incluem alho, lavanda, manjericão e hortelã.
Conclusão
Muitas vezes, os ácaros aparecem nos arbustos de framboesa, o que retarda o crescimento da planta e prejudica a frutificação. Para preservar a colheita, é necessário familiarizar-se com os métodos básicos de controle de insetos e as características de prevenção.