As folhas de pera podem enrolar por vários motivos. Mas na maioria das vezes isso acontece devido a cuidados inadequados e ao aparecimento de doenças ou pragas. Este é um problema sério que tem um impacto negativo nos rendimentos futuros.
- Motivos principais
- Deficiência de nutrientes
- Doenças fúngicas
- Doenças bacterianas
- Doenças virais
- Invasão de insetos
- Pulgão
- Pêra com cabeça de cobre
- Ácaro
- rolo de folhas
- Cuidados inadequados
- Tratamento de árvores
- Produtos químicos
- Folclórico
- Infusão de ervas de celidônia
- Infusão de absinto
- Infusão de topos de tomate
- Decocção com cavalinha
- Solução de permanganato de potássio
- Infusão de dente de leão
- Infusão de batata
- Infusão de tabaco
- Caldo de cebola
- Como prevenir isso?
Motivos principais
O enrolamento das folhas é um problema comum para muitos jardineiros que têm árvores frutíferas crescendo em seus jardins. As principais razões pelas quais isso acontece incluem:
- Cuidado incorreto.
- Falta de umidade no solo.
- A árvore não recebe nutrientes suficientes do solo.
- Durante o inverno, as raízes congelaram.
- O aparecimento de doenças ou insetos na planta.
- As folhas novas enrolam-se devido ao aparecimento de vírus e larvas.
Em uma muda de pêra, as folhas muitas vezes começam a enrolar devido à imunidade fraca ou à violação da tecnologia de plantio em local permanente.
Deficiência de nutrientes
A deficiência de nutrientes geralmente causa amarelecimento e ondulação das folhas da árvore. Este problema é o mais fácil de resolver. Basta organizar um cronograma de aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos na primavera.
Doenças fúngicas
As doenças fúngicas incluem:
- crosta;
- oídio;
- ferrugem;
- mancha marrom;
- câncer negro;
- citosporose
O perigo de doenças fúngicas deve-se ao facto de os esporos dos fungos se espalharem rapidamente pelo jardim. Se as medidas não forem tomadas a tempo, depois de um tempo todas as árvores do jardim estarão infectadas.
Doenças bacterianas
As doenças bacterianas incluem a queima do fogo e o cancro da raiz. O primeiro sinal de uma doença bacteriana são as folhas enroladas em um tubo. Então eles começam a escurecer e cair.
Para prevenir doenças, remova as ervas daninhas e destrua os insetos em tempo hábil. Além disso, as peras são alimentadas com fertilizantes minerais.
Doenças virais
As doenças virais incluem:
- doença do mosaico;
- vassoura de bruxa;
- madeira ranhurada.
As causas das doenças virais da pêra são o aparecimento de insetos, microrganismos unicelulares e fungos.
Invasão de insetos
A segunda razão para o aparecimento de folhas enroladas são os insetos nocivos.
Pulgão
Se aparecerem formigas no local, significa que logo aparecerão pulgões. Antes do aparecimento dos botões, as peras são pulverizadas contra pulgões com a preparação “Kinmiks” e “Agravertin” antes da floração. A última pulverização é realizada após a frutificação. É utilizado o produto biológico “Iskra”.
Pêra com cabeça de cobre
O verme da pera não só estraga a árvore, mas também contribui para o aparecimento de fungos fuliginosos. Como medida preventiva, logo após a queda das folhas, no outono, elas são queimadas. Além disso, fertilizantes minerais são aplicados ao solo durante a época de frutificação. Para se livrar da cabeça de cobre, 2 semanas antes da floração, a pêra é pulverizada com preparações organofosforadas.
Ácaro
Os carrapatos se alimentam da seiva das folhas jovens. Primeiro, aparecem manchas marrons e depois caem. Para prevenção, as plantas são regularmente desbastadas e alguns ramos são cortados. Os locais cortados são desinfetados. Caso já tenham surgido insetos, as árvores são tratadas com preparações contendo enxofre e fósforo durante o período de emergência dos botões, durante a floração e após a colheita dos frutos.
rolo de folhas
“Karbofos”, “Iskra” e “Landing” ajudam contra o rolo de folhas. O perigo para a pêra são as larvas, que causam os principais danos à árvore.
Cuidados inadequados
As folhas também podem enrolar-se em um tubo devido a cuidados inadequados. A rega rara e a falta de nutrientes no solo afetam negativamente a saúde da árvore. Além disso, é importante podar as árvores duas vezes por ano e evitar o aparecimento de ervas daninhas.
Tratamento de árvores
O que fazer se folhas danificadas começarem a aparecer nas plantas? Assim que começarem a aparecer folhas enroladas na pêra, é importante iniciar o tratamento imediatamente, para que depois não seja necessário cortar todo o jardim.
Produtos químicos
Os produtos químicos eficazes contra doenças incluem:
- "Hórus";
- “Pico Abiga”;
- Mistura bordalesa;
- "Skor";
- "Rayek."
Pulverizar com sulfato de cobre ou oxicloreto de cobre também ajuda contra doenças da pêra. Para prevenir o oídio, as árvores são pulverizadas com Topázio.
Folclórico
Você pode tratar plantas contra pragas e doenças usando métodos tradicionais, que não são piores em eficácia do que os produtos químicos. A vantagem das receitas populares é que são seguras para humanos e animais.
Infusão de ervas de celidônia
Para preparar a infusão, leve 1 kg de matéria-prima fresca e 500 g de celidônia seca. A matéria-prima é despejada em um balde de água morna e infundida por 12 horas. Antes de pulverizar as plantas, a infusão é passada por um pano de algodão para retirar os restos de ervas.
Infusão de absinto
Uma infusão de absinto ajuda a eliminar os insetos, pois eles não suportam seu cheiro. Absinto fresco é derramado com água morna e infundido por 24 horas. Em seguida, despeje em um borrifador e trate a pêra.
Infusão de topos de tomate
No outono, após a colheita do tomate, as pontas podem ser utilizadas como remédio para doenças da pêra. Para preparar a infusão, adicione 1 balde de água às pontas do tomate e deixe por 2 dias. As plantas são pulverizadas com a infusão preparada no outono, após a colheita dos frutos.
Decocção com cavalinha
A decocção de cavalinha é usada para tratar a ferrugem. Despeje 1 kg de matéria-prima fresca em 10 litros de água e deixe em infusão por um dia. No dia seguinte, a infusão é fervida por meia hora em fogo baixo. Quando o caldo esfria, ele é diluído em água e borrifado nas plantas. O resto do caldo é derramado sobre as peras.
Solução de permanganato de potássio
Uma solução de permanganato de potássio ajuda a combater o oídio. Mas é eficaz nos estágios iniciais da doença.4 g de permanganato de potássio são diluídos em 10 litros de água e a folhagem é tratada. Também vale a pena regar o solo ao redor do tronco.
Infusão de dente de leão
Despeje água sobre a grama fresca e as inflorescências de dente-de-leão e leve ao fogo baixo por 20 minutos. Quando o caldo esfria, ele é usado para tratar a folhagem da árvore.
Infusão de batata
Infusões à base de pontas de batata ajudam a eliminar pulgões, ácaros, rolos de folhas e mariposas. Para preparar a infusão, 1 kg de folhas frescas é esmagado e enchido com água. Deixe em local aquecido por 5 horas. Antes de processar as plantas, adicione sabão em pó ralado ou sabão de alcatrão à infusão. É aconselhável pulverizar a pêra com infusão à noite. Vale também conferir a previsão do tempo com antecedência para garantir que não chova nos próximos dias.
Infusão de tabaco
A infusão de tabaco é eficaz contra insetos. O tabaco fresco é esmagado e enchido com um balde de água. Insista por dois dias. Passe por um pano de algodão e dilua em água. Pulverize à noite em tempo calmo e seco.
Caldo de cebola
Despeje água sobre as cascas da cebola e leve para ferver. Pulverize a pêra com a decocção várias vezes por semana.
Como prevenir isso?
Para prevenir a ocorrência de doenças e pragas, as pereiras são podadas regularmente. A poda sanitária é realizada no outono. Todos os galhos podados são destruídos fora do local.
Várias vezes por temporada, a área onde as peras crescem é capinada e as ervas daninhas destruídas. A alimentação regular também é importante. Os fertilizantes orgânicos e minerais aumentam a imunidade das plantas. Aos primeiros sinais de infecção, medidas imediatas devem ser tomadas. Se você não começar a tratar a pêra a tempo, poderá perder não só a colheita, mas também a árvore. Muitas doenças em estágio avançado não podem ser tratadas.