A infecção de culturas por fungos patogénicos provoca frequentemente a perda de culturas. Hoje, os agricultores têm no seu arsenal meios eficazes e seguros para o tratamento e prevenção de doenças comuns. O medicamento “Bisturi” é um fungicida com amplo espectro de atividade antimicótica, proporcionando às plantas proteção de longo prazo contra infecções sem apresentar propriedades fitotóxicas.
Composição e forma de liberação do fungicida
A composição ativa do medicamento é representada por um composto da série dos triazol - flutriafol, cuja quantidade é de 250 gramas por 1 litro do volume total da mistura. O “bisturi” é produzido na forma de suspensão concentrada, acondicionado em recipientes plásticos com tampa de rosca de 5 litros.
O princípio de ação da droga "Bisturi"
A droga atua de forma sistêmica, penetrando nos tecidos vegetais e espalhando-se rapidamente pela via acropetal. A molécula de flutriafol corresponde geometricamente ao centro da proteína responsável pela montagem do ergosterol. O resultado da interação é a interrupção da síntese de estireno na membrana celular do patógeno e a supressão do desenvolvimento do micélio. O flutriafol também tem efeito de fumigação.
O fungicida "Bisturi" tem efeito terapêutico e profilático profundo e persistente, garantindo a morte de fungos em plantas doentes e proteção de longo prazo (até 6 semanas) contra contaminação primária e repetida.
Em que casos é usado?
O medicamento, ativo contra infecções aerogênicas e do solo, é utilizado no tratamento antifúngico de plantações de trigo e cevada (mudas de primavera e inverno), além de beterraba sacarina.
O “bisturi” é utilizado para o tratamento e prevenção das seguintes doenças das culturas:
- oídio;
- ferrugem;
- septório;
- mancha;
- Danos na cabeça do Fusarium;
- rinosporíase;
- cercóspora;
- fomoz.
O tratamento terapêutico é realizado aos primeiros sinais de infecção das plantas e o tratamento preventivo é realizado de acordo com a fase vegetativa de uma determinada cultura. O mecanismo de proteção é formado 6 a 7 horas após o uso do produto Scalpel.
Taxa de consumo
O fungicida é utilizado de acordo com as dosagens recomendadas pelo fabricante, observando taxas de consumo e tempos de processamento.
Taxa de consumo do fungicida "Bisturi" para diferentes culturas:
Objeto de processamento | Dose do medicamento, litro/hectare | Padrão de solução de trabalho, litro/hectare | Frequência de processamento |
Trigo | 0,5 | até 300 | 1-2 |
Cevada | 0,5 | até 300 | 1 |
Beterraba sacarina | 0,25 | 300-400 | 1-2 |
O período de espera para o plantio da beterraba sacarina é de 30 dias, para a cultura de grãos – 40 dias.
Instruções para uso de fungicida
O “bisturi” destina-se ao tratamento de plantações por pulverização de plantas com uma diluição aquosa recém-preparada de uma suspensão concentrada. Para preparar o fluido de trabalho, a quantidade necessária de fungicida é misturada com igual volume de água. Esta diluição inicial é então dissolvida em um tanque pulverizador cheio com um terço do volume total de água. Misturando bem, adicione o restante da água ao tanque.
As culturas de cereais são pulverizadas no início da espiga e, no caso de aplicação contra a giberela, durante a espiga. As plantações de beterraba sacarina são pulverizadas quando aparecem os primeiros sinais de infecção. O tratamento repetido é possível após 2 semanas.
O "bisturi" permanece ativo em condições de baixa temperatura do ar (o limite inferior é +5 ° C). A resistência à precipitação atmosférica é estabelecida 2 horas após o trabalho.
Medidas de precaução
O fungicida é classificado como produto químico perigoso de classe 3, o que indica um grau moderado de perigo para a saúde humana.
Ao trabalhar com o medicamento, devem ser observadas as seguintes regras:
- restringir o acesso de terceiros e animais à área de processamento e áreas adjacentes;
- utilizar equipamentos de proteção individual (macacão grosso, luvas, respirador, tela de proteção ocular);
- excluir a possibilidade de contato direto do fungicida com a pele e mucosas;
- realizar a pulverização em tempo calmo à noite.
O período mínimo para limitação do voo das abelhas é de 6 horas. Pulverizadores mecânicos são usados para irrigação; a pulverização aérea é proibida.
Regras de armazenamento
O “bisturi” deve ser armazenado em recipiente original bem fechado, longe de utensílios domésticos, alimentos e fora do alcance de crianças e animais. Os recipientes com o medicamento são colocados em local protegido da luz solar direta.
Melhor antes da data
3 anos desde que a embalagem original esteja intacta.
Análogos
Várias preparações fungicidas são produzidas à base de flutriafol.
Análogos de "Bisturi" na composição:
- "Impacto"
- "Triafol";
- "Alfa Fênix";
- "Fitomedicina"