Rovral é um fungicida de contato moderno usado tanto em grandes estufas e fazendas quanto em terrenos particulares. A eficácia do medicamento depende do seu uso correto, cumprimento das precauções de segurança e armazenamento. A seguir consideraremos não apenas a composição, mecanismo de ação, vantagens e desvantagens, mas também as instruções de uso do fungicida Rovral, sua compatibilidade com outros medicamentos.
- Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento Rovral
- Mecanismo de ação do fungicida
- Vantagens e desvantagens
- Taxas de consumo
- Como preparar uma solução funcional
- Instruções de uso do fungicida Rovral
- Precauções de segurança ao usar o medicamento
- Grau de toxicidade
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Regras de armazenamento de fungicidas
- Existem análogos?
Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento Rovral
O principal ingrediente ativo deste medicamento é a iprodiona. Seu conteúdo é de 50% (500 gramas de substância ativa/quilograma de peso do fungicida). Rovral é produzido na forma de um pó bege molhável e com leve odor. Uma embalagem padrão de pesticida pesa 1 quilograma.
Rovral é usado no combate a doenças de girassol, pepino e tomate em solo protegido, como podridão de mudas e Phomopsis.
Mecanismo de ação do fungicida
O pesticida aplicado em partes de plantas afetadas por doenças fúngicas possui um mecanismo de ação em dois níveis:
- O ingrediente ativo da droga reduz a taxa de germinação dos esporos do patógeno.
- O pesticida bloqueia o desenvolvimento do micélio.
Graças a esse mecanismo de ação, o Rovral, quando usado corretamente, causa enfraquecimento e, em seguida, morte completa do patógeno.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do Rovral incluem:
- Alta eficiência.
- Baixa toxicidade para humanos, insetos benéficos, peixes, pássaros, microflora do solo.
- Compatível com a maioria dos pesticidas modernos.
- Mecanismo de ação de dois níveis.
- Não há casos de resistência do patógeno ao medicamento.
Entre as desvantagens desse fungicida, vale destacar a embalagem bastante grande contendo 1 quilo de pó molhável. Essa quantidade de pesticida é rapidamente consumida em grandes estufas e fazendas.
Nas parcelas domiciliares, apenas uma pequena parte da embalagem aberta é utilizada, enquanto o restante é armazenado aberto por um curto período de tempo.
Taxas de consumo
A taxa de consumo da solução de trabalho Rovral depende do método de sua aplicação:
- Desinfecção de covas antes do plantio de mudas - 500 mililitros/poço.
- Regar plantas vegetativas pela raiz – 150 mililitros/planta.
- Tratamento de sementes – 10 miligramas/quilograma de sementes.
Ao revestir caules afetados pela podridão, use uma mistura de pó seco com materiais calcários (giz ou cal) em proporções iguais.
Como preparar uma solução funcional
A solução de trabalho Rovral é preparada da seguinte forma:
- A água é colocada em um recipiente limpo e seco, cujo volume deve ser igual ou ligeiramente inferior à metade da quantidade de solução de trabalho necessária para o processamento.
- A quantidade de fungicida pré-pesada em balança eletrônica é despejada na água. Para preparar uma solução padrão a 0,1%, adicione 1,0 gramas do medicamento a 1 litro de água.
- O pó é mexido com uma vara larga de madeira até dissolver completamente.
- O recipiente é enchido com água até o volume de solução de trabalho necessário para o processamento.
A solução preparada é utilizada no dia do preparo. Os resíduos não utilizados são drenados e eliminados de acordo com instruções especiais.
Instruções de uso do fungicida Rovral
O fungicida é utilizado no tratamento pré-semeadura de sementes de girassol, desinfecção de covas de plantio e tratamento preventivo de caules de pepino e tomate afetados por podridão e Phomopsis.
A taxa de consumo do fluido de trabalho e as regras para preparar a solução de trabalho estão descritas acima.
Precauções de segurança ao usar o medicamento
Ao usar o medicamento, é necessário o uso de proteção respiratória e visual - respiradores, óculos de segurança. Ao espalhar podridão nas hastes, proteja a pele das mãos com luvas domésticas de látex.
Durante o trabalho com a droga, é proibido fumar ou beber água em recipientes abertos. O processamento das plantas deve ser realizado em clima seco e sem vento, com temperatura máxima do ar não superior a +21 0COM.
Grau de toxicidade
O medicamento pertence à classe de toxicidade III, sendo uma substância de baixo risco para animais de sangue quente, humanos, peixes e aves.
Compatibilidade com outras ferramentas
O fungicida é compatível com a maioria dos fungicidas e inseticidas modernos, com exceção de preparações agressivas altamente alcalinas e altamente ácidas.
Regras de armazenamento de fungicidas
Armazene o fungicida em local escuro e seco, fora do alcance de crianças pequenas e animais de estimação. Temperatura ideal de armazenamento: +5…+25 0C. O prazo de validade em recipiente fechado é de pelo menos 24 meses.
Existem análogos?
O único análogo desse fungicida é o medicamento Rovral FLO, produzido na forma de suspensão concentrada e utilizado em plantações de girassol, tremoço, uva no combate à podridão, Phomopsis e doenças como o oídio.