Pequenos empresários individuais e grandes empresas agrícolas estão empenhados no cultivo de diversas culturas utilizando produtos químicos de nova geração. O herbicida "Dublon" é um novo produto altamente eficaz. Usado em baixas concentrações e diluído de acordo com as instruções, suprime o crescimento da maioria das ervas daninhas anuais e perenes e promove o cultivo produtivo do milho.
- Composição e forma de liberação do herbicida "Dublon Gold"
- Vantagens do produto
- Mecanismo de ação
- Velocidade e sintomas da ação da droga
- Taxa de consumo de herbicida
- Como preparar a solução
- Precauções ao trabalhar com o produto e primeiros socorros em caso de intoxicação
- Fitotoxicidade, tolerância às culturas, resistência
- Termos e condições de armazenamento do produto
- Análogos do herbicida "Dublon Gold"
Composição e forma de liberação do herbicida "Dublon Gold"
Uma excelente opção para proteção pós-emergente do milho contra ervas daninhas é o herbicida Dublon. A alta eficácia do medicamento se deve à presença de dois potentes componentes em sua composição:
- nicossulfurão;
- tifensulfurão-metilo.
O medicamento é comercializado na forma de grânulos, que se dissolvem bem em água e formam uma solução de composição homogênea. Para uso conveniente, o medicamento é embalado em recipientes plásticos.
Vantagens do produto
"Dublon Gold" tem muitas vantagens:
- graças aos esforços conjuntos dos princípios ativos, destrói efetivamente muitas variedades de cereais e ervas daninhas dicotiledôneas nas plantações de milho;
- econômico de usar;
- destaca-se entre os análogos pelo longo período de ação protetora;
- não fitotóxico ao milho;
- não é perigoso para o meio ambiente e representa pouco perigo para as abelhas e outros insetos produtores de mel.
A droga cumpre bem as tarefas que lhe são atribuídas e rapidamente ganhou popularidade entre os consumidores.
Mecanismo de ação
"Dublon" é um herbicida sistêmico. Ele penetra rapidamente através da folhagem e do sistema radicular até as ervas daninhas. Movendo-se gradualmente através do sistema de condução vascular, inibe a enzima acetolactato sintase. Como resultado da deficiência enzimática, a divisão celular é bloqueada, o crescimento das plantas é interrompido, a parte aérea morre e depois as raízes.
Velocidade e sintomas da ação da droga
O mais tardar quatro horas após a pulverização, o “Dublon” começa a ser absorvido ativamente pelas ervas daninhas através das raízes e folhas. A taxa de absorção e resposta depende de vários fatores:
- temperatura ambiente;
- umidade do ar e precipitação;
- condições do tempo;
- tipo de erva daninha;
- fases do seu desenvolvimento.
Os primeiros sinais de ação da substância são perceptíveis cinco dias após a pulverização:
- o crescimento de ervas daninhas diminui drasticamente;
- as nervuras das lâminas das folhas ficam descoloridas;
- sua cor natural muda: as folhas adquirem tonalidades antocianinas;
- Com o tempo, a folha morre;
- A morte completa das ervas daninhas não ocorre antes de 15 dias.
As ervas daninhas resistentes a esse herbicida não morrem, mas mesmo para elas o tratamento químico não passa despercebido. Nas plantas, a divisão celular é interrompida, seu desenvolvimento e crescimento são retardados.
Como resultado do efeito da droga, as ervas daninhas não interferem no crescimento oportuno do milho, no crescimento da massa verde e não afetam seu rendimento.
Taxa de consumo de herbicida
Para preparar uma solução para pulverização de milho, serão necessários 50-70 g/ha de “Dublon Gold” e 0,2 l/ha de surfactante “Adju”. Em média, são consumidos 200-300 litros de solução pronta por hectare de lavoura.
“Dublon” é uma excelente ferramenta para proteção confiável do milho contra ervas daninhas e controle da produtividade.
Porém, não é recomendado para processamento de milho doce e pipoca.
Como preparar a solução
Um excelente resultado no controle de ervas daninhas só é possível com o correto preparo da solução, que é preparada em uma determinada sequência. A violação da tecnologia muitas vezes leva à preparação de uma solução de baixa qualidade e a pulverização não produz o efeito esperado.
O pulverizador não está completamente cheio de água. Após adicionar a quantidade necessária de herbicida, misture tudo bem. Para aumentar o grau de penetração do “Dublon Gold” nas folhas e raízes, bem como para aumentar a eficiência do processamento, é adicionado o medicamento “Adju”. Em seguida, adicione água até o volume necessário.
Se o processamento ocorrer usando tecnologia, primeiro prepare uma solução mãe em um balde ou outro recipiente pequeno.
Precauções ao trabalhar com o produto e primeiros socorros em caso de intoxicação
"Dublon Gold" é um composto moderadamente perigoso. Ao preparar a solução e realizar o processamento, são necessários cuidados especiais. Durante a pulverização, é obrigatório o uso de proteção pessoal para a pele e a visão.
O preparo da solução e o processamento do milho requerem cuidados. Em caso de intoxicação, interrompa a pulverização e deixe o medicamento ao alcance. Tire o macacão e vá para o ar fresco. Se o herbicida entrar em contato com a pele, lave bem com água e sabão.
Fitotoxicidade, tolerância às culturas, resistência
Se as taxas de aplicação forem observadas, o milho é resistente ao medicamento. Não é utilizado em conjunto com outros herbicidas, pois pode reduzir a eficácia do tratamento e danificar o milho.
O cultivo produtivo de culturas só é possível com o uso de herbicidas que não viciam as ervas daninhas. "Doubloon" não causa tal efeito. Porém, no plantio anual de milho, são recomendadas trocas periódicas do medicamento.
Termos e condições de armazenamento do produto
O herbicida é armazenado em instalações especializadas. Durante este período, monitore cuidadosamente a estanqueidade do recipiente. Em casos de danos, o herbicida é imediatamente despejado em outro recipiente bem fechado. O armazenamento solto é inaceitável. É estritamente proibido mantê-lo junto com ração animal e outros produtos alimentícios.
A faixa de temperatura recomendada pelo fabricante para armazenamento do Dublon Gold é de -25 °C a +35 °C.Se forem seguidas as recomendações de condições de armazenamento, não perde a eficácia e as qualidades iniciais por dois anos.
Análogos do herbicida "Dublon Gold"
“Prometheus”, “Miladar Combi”, “Nika WG”, “Milagro” e “Harmony” são análogos de “Dublon Gold”.
O uso do herbicida "Dublon" permite cultivar milho com eficácia, livrar-se das ervas daninhas e obter bons rendimentos.