As tangerinas são uma opção popular para cultivo dentro de casa, junto com limoeiros e suculentas ornamentais. Com os devidos cuidados, as plantas se desenvolvem ativamente e eventualmente começam a dar frutos. Ao cultivar tangerinas em casa, você deve fornecer condições adequadas.
- Características do cultivo de tangerinas
- Variedades de plantas
- Propagação do mandarim
- Propagação por sementes
- Reprodução por enxerto
- Como cultivar uma tangerina em casa?
- Escolhendo um recipiente ou recipiente para plantio
- Preparando o terreno
- Plantando sementes de tangerina
- Regras de cuidado de árvores
- Temperatura e iluminação
- Alimentação e rega
- Formação de mandarim
- Com que frequência uma tangerina precisa ser replantada?
- Como fazer uma tangerina florescer?
- Primeira frutificação de tangerinas
- Pragas de mandarim
- Ácaro aranha
- Shchitovka
- Cochonilha
- Pulgão
- Uma tangerina cultivada a partir de uma semente dará frutos sem enxertia?
- Onde posso conseguir um rebento de tangerina?
- Combatendo doenças da tangerina
- Problemas comuns
Características do cultivo de tangerinas
Ao decidir plantar sementes de tangerina, você deve pensar com antecedência que tipo de resultado será necessário. A árvore pode desempenhar uma função puramente decorativa ou ser utilizada como fonte de fruto. Como a tangerina cultivada a partir de sementes leva muito tempo para se desenvolver, você precisa escolher a variedade mais adequada, descobrindo quanto tempo uma determinada variedade cresce.
Durante o processo de cultivo, será necessário não só criar condições favoráveis para o desenvolvimento da planta, mas também cuidar regularmente. Também é recomendável considerar primeiro a possibilidade de propagação adicional da árvore.
Variedades de plantas
Existe um grande número de variedades de tangerinas de interior. Ao escolher a opção adequada, os seguintes indicadores devem ser levados em consideração:
- Altura da planta. As plantas anãs param de crescer após atingirem 40-50 cm, enquanto outras variedades podem atingir uma altura de 1,5-2 m.
- Especificidades do cuidado. Certas variedades requerem polinizadores, regas mais frequentes e formação de caules durante o processo de crescimento.
- Propósito. As árvores podem ser frutíferas ou decorativas.
Propagação do mandarim
Como outras frutas cítricas, a tangerina pode ser propagada. Em casa, o procedimento é realizado por meio de estacas ou sementes.
Propagação por sementes
Para germinar novas mudas a partir de sementes, você deve plantá-las em um recipiente separado. Os brotos começarão a aparecer após 30-40 dias.Quando a muda tiver formado 4-5 folhas, você precisará cortar a raiz principal. Se não for podado, ele crescerá e enrolará. 2 semanas após a poda das raízes, as mudas cultivadas a partir da semente são transferidas para um recipiente permanente.
Reprodução por enxerto
Árvores de 2 a 4 anos são adequadas para propagação por estacas. Nos troncos das plantas, a 7 a 10 cm do solo, escolha um local para enxertia com superfície lisa e sem gemas. Com um movimento suave da faca, faça um corte transversal na casca e a partir do meio um corte longitudinal para plantar a estaca. Um botão é cortado de um galho do rebento e conectado ao tronco.
O local da enxertia é bem embrulhado com filme plástico e tratado adicionalmente com grama.
Como cultivar uma tangerina em casa?
Ao planejar o cultivo de tangerinas, é necessário realizar uma série de trabalhos preparatórios. A semeadura direta também deve ser realizada levando em consideração uma série de nuances. Para que as árvores se desenvolvam e frutifiquem ativamente, você precisará escolher um recipiente adequado para elas, usar solo fértil e seguir as regras de plantio.
Escolhendo um recipiente ou recipiente para plantio
Vários recipientes são adequados para o plantio de tangerinas, independente do material utilizado. O pote pode ter a forma de um recipiente de madeira, vidro, cerâmica ou plástico. Um requisito importante é que o tamanho da parte superior do diâmetro não seja superior a 15 cm e um indicador de altura semelhante. Deve haver várias pequenas aberturas no fundo do vaso ou recipiente, graças às quais a água não ficará estagnada no recipiente e as raízes não começarão a apodrecer.
Preparando o terreno
Ao preparar um substrato para árvores, recomenda-se usar solo sem turfa.A tangerina desenvolve melhor o sistema radicular e frutifica quando está em solo com acidez neutra. O nível ideal de acidez é de 6,5-7 pH.
Solo adequado pode ser adquirido em loja especializada ou feito de forma independente, misturando húmus podre, solo florestal e areia peneirada na proporção de 2:2:1.
Plantando sementes de tangerina
Uma camada de drenagem de não mais que 5 cm e solo umedecido são colocados no recipiente para a futura árvore. Recomenda-se plantar as sementes imediatamente após a extração do fruto, sem deixá-las secar. Caso não tenha sido possível semear imediatamente, as sementes devem ser embebidas para acelerar o processo de germinação, pois estando na água as sementes enraizarão mais rápido.
O momento em que os brotos começam a aparecer depende diretamente da variedade selecionada e das condições ambientais. Via de regra, as mudas começam a crescer um mês após a semeadura. Não é recomendável cobrir recipientes com mudas com filme plástico, pois as plantas cultivadas em casa de vegetação precisarão ser adaptadas adicionalmente à temperatura ambiente.
Regras de cuidado de árvores
As tangerinas requerem cuidados regulares. Para evitar que as plantas percam as propriedades decorativas e a capacidade de frutificar, é necessário cuidar delas levando em consideração uma série de características.
Temperatura e iluminação
A temperatura ambiente ideal para tangerinas é de cerca de 20 graus. Ao mesmo tempo, temperaturas mais altas não prejudicam as mudas devido à sua capacidade de suportar até 40 graus de calor. Se houver vasos com plantas no parapeito da janela, deve-se cuidar do isolamento das janelas.
Alimentação e rega
A árvore cítrica adora umidade, por isso deve ser regada regularmente.No verão, é permitido umedecer o solo várias vezes ao dia em pequenas porções. No inverno, a frequência de rega é de 3 vezes por semana, à medida que o solo seca. Para uma frutificação intensiva, as tangerinas precisam ser alimentadas. Recomenda-se o uso de fertilizantes minerais e orgânicos uma vez por mês.
Formação de mandarim
Para dar uma aparência decorativa, as árvores precisam ser modeladas periodicamente. Antes de aparar a copa e arrancar os brotos, deve-se escolher um formato adequado. Você pode deixar a tangerina redonda ou mais espalhada. Os troncos são cortados ou pinçados a uma altura de 20 cm acima do nível do solo. Os rebentos laterais em crescimento devem ser removidos.
Com que frequência uma tangerina precisa ser replantada?
Se as sementes não forem plantadas em recipientes separados, após a formação de 4 folhas, é necessário o transplante para vasos. Dentre as mudas cultivadas, são selecionadas as mais potentes e indeformadas. Com o cultivo posterior, as árvores jovens são replantadas todos os anos e as frutíferas - 2 a 3 vezes por ano, aumentando o diâmetro do vaso em 4 a 6 cm.
Como fazer uma tangerina florescer?
A polinização artificial ajuda a estimular o florescimento das tangerinas. Para que a árvore dê frutos, você pode cultivar variedades polinizadoras nas proximidades ou polvilhar as plantas com pólen. Basta polinizar as mudas apenas 1 a 2 semanas antes da floração prevista.
Primeira frutificação de tangerinas
O momento da primeira frutificação depende da variedade específica. Os frutos podem diferir em sabor, aroma e tamanho da variedade mãe. Após a floração da árvore e a formação das tangerinas, é necessário continuar a proporcionar condições favoráveis para que no futuro amadureçam frutos com características elevadas.
Pragas de mandarim
Condições ambientais desfavoráveis, violação das regras de cuidado ou sementes estragadas causam danos às pragas. Os insetos podem roer frutas, raízes e partes verdes das plantações.
Ácaro aranha
Pequenos insetos de até 0,6 mm são praticamente invisíveis. As pragas podem ser detectadas pela formação de manchas claras no dorso das folhas e teias finas. Ao notar sinais de influência dos ácaros, é necessário tratar as folhas com uma solução morna e sabão e, a seguir, realizar vários tratamentos com inseticidas em intervalos de 7 a 10 dias.
Shchitovka
A praga forma uma camada pegajosa na superfície das folhas, o que leva ao esgotamento e ressecamento das plantas. Para eliminar cochonilhas, borrife uma solução de sabão misturada com querosene 2 vezes por semana. Os frutos das árvores após este tratamento tornam-se impróprios para alimentação, podendo ser retirados ou deixados para função decorativa.
Cochonilha
A presença de cochonilhas pode ser detectada pela camada branca e fofa que permanece em diferentes partes da árvore. Você pode remover insetos cochonilhas das tangerinas manualmente ou assustá-los com inseticidas. Os medicamentos “Decis”, “Intavir” e “Karbofos” são adequados para o controle de insetos.
Pulgão
Os insetos, de cor verde e com 1-3 mm de comprimento, reproduzem-se ativamente e atacam as plantas em massa. Os pulgões absorvem os sucos dos brotos e folhas jovens, destruindo sua estrutura e causando esgotamento. Como medidas para destruir a praga, utiliza-se a pulverização com solução de sabão em pó, infusão de alho ou infusão de tabaco.
Uma tangerina cultivada a partir de uma semente dará frutos sem enxertia?
As tangerinas cultivadas sem enxertia são capazes de dar frutos se receberem os devidos cuidados.A única diferença será o maior tempo que a árvore levará para se desenvolver.
Onde posso conseguir um rebento de tangerina?
Para o rebento, recomenda-se a utilização de uma estaca ou botão de outra planta cítrica com 1 a 2 anos de idade. Árvores saudáveis com troncos fortes são adequadas como porta-enxertos. Se a enxertia for feita em plantio adulto, a espessura dos galhos e do tronco deve ser superior a 5 mm.
Combatendo doenças da tangerina
As tangerinas são caracterizadas por uma série de doenças, pelas quais as plantas morrem ou deixam de dar frutos. As doenças mais comuns são:
- antracnose, que se desenvolve em caso de forte alagamento do solo;
- verruga, manifestada na forma de manchas crescentes que afetam folhas e galhos;
- gomose afetando a casca e o sistema radicular;
- tristeza, que atinge árvores com mais de 5 anos e impede seu desenvolvimento.
A principal medida de combate às doenças das plantas é o tratamento com fungicidas. As partes das árvores fortemente afetadas devem ser removidas, pois algumas infecções podem se espalhar ativamente.
Problemas comuns
Um problema comum no cultivo de tangerinas é o amarelecimento e a queda das folhas. Nas plantas adultas esse processo é natural, mas em outros casos o problema surge por falta de iluminação, ar muito seco ou transplante inadequado. Tendo descoberto um dos motivos listados, basta eliminá-lo para restaurar o crescimento da folhagem.
Folhagem amarelo pálido indica deficiência de ferro. Nesse caso, o tratamento com quelato de ferro ajuda.Se o amarelecimento ocorrer na parte inferior da copa e se espalhar constantemente para cima, será necessária fertilização adicional com fertilizantes nitrogenados.