Existem muitas razões pelas quais as folhas de tangerina de interior ficam amarelas. É difícil para um iniciante entendê-los. Erros na manutenção e cuidados se refletem na aparência da planta. As folhas podem ficar amarelas e cair devido a doenças ou infestações de pragas.
- Causas de doenças de plantas
- Possíveis doenças da tangerina com base nos sintomas
- As folhas estão caindo
- Mandarim não floresce
- As folhas estão ficando amarelas
- As frutas estão caindo
- As folhas estão secando
- As folhas estão enrolando
- Placa branca
- Doenças do mandarim
- Gommoz
- Psorose A ou xilopsorose
- Tristeza
- Mosaico de folhas
- Câncer cítrico
- Pragas da tangerina
- Shchitovka
- Ácaro aranha
- Tripes de estufa
- Mosca branca
- Cochonilha
- Pulgão
- Lesma de jardim
- Minhocas
- Nematóide cítrico
- Prevenção de doenças e pragas
Causas de doenças de plantas
Existem vários motivos pelos quais a tangerina de interior perde as folhas, não floresce e fica para trás no desenvolvimento. Todos eles estão relacionados com cuidados e condições de vida. A árvore perde as folhas se não tiver luz solar. O vaso com a planta deve ser transferido para outro local mais iluminado.
Mudanças repentinas na temperatura do ar afetam negativamente o sistema imunológico. As frutas cítricas adoram quando um microclima agradável é criado ao seu redor. A umidade e a temperatura do ar são constantes, não há correntes de ar.
Em alguns casos, o aparecimento de folhas secas e amarelas na tangerina indica pragas que se instalaram na planta.
O aparecimento de frutas cítricas sofre com cochonilhas e ácaros. Os insetos deprimem a tangerina, tiram seus nutrientes e prejudicam o sistema imunológico.
A condição da árvore é afetada pela fertilidade do solo. Com o tempo, diminui. A tangerina pode adoecer e parar de se desenvolver se não for transplantada para outro recipiente todos os anos. A aparência é afetada por regime de rega inadequado, falta ou excesso de umidade. A análise dos fatores listados ajudará a descobrir o motivo exato pelo qual a tangerina fica amarela.
Possíveis doenças da tangerina com base nos sintomas
As doenças que ocorrem durante o cultivo de tangerinas podem ser causadas por cuidados inadequados e nutrição desequilibrada. Manifestam-se por ressecamento, enrolamento das folhas, falta de frutos, mau gosto e ressecamento dos ovários.
As folhas estão caindo
A planta entrou em período de dormência se perder folhas de outubro a fevereiro. Não há razão para se preocupar. A tangerina deve ser transferida para uma sala fresca (15 °C) antes de março, reduzir o volume e a frequência de rega.
Razões que requerem ajuste:
- ar seco;
- panela grande;
- no momento do plantio, o colo da raiz foi aprofundado;
- o solo é pobre e carente de potássio;
- luz ruim;
- rascunhos;
- alagamento do solo.
O ar é umidificado por meio de eletrodomésticos (umidificadores de ar) e borrifando água na coroa. As falhas de plantio são corrigidas, proporcionando à árvore um microclima ideal. Para uma nutrição adequada, as tangerinas são alimentadas com nitrato de potássio.
A falta de luz natural é compensada com iluminação artificial.
Mandarim não floresce
Você pode estimular o florescimento de tangerinas enxertadas com medidas simples. Organize um inverno “frio” para ele no final do inverno. Na primavera, crie iluminação artificial de alta qualidade. Muitas vezes, isso é suficiente para a formação de botões de frutas.
As folhas estão ficando amarelas
Manchas amarelas que aparecem nas lâminas inferiores das folhas indicam falta de nitrogênio. O amarelecimento também cobrirá a parte superior da copa se a tangerina não for alimentada a tempo com uréia ou outro fertilizante contendo nitrogênio.
A cor amarelo pálido das folhas jovens é um sintoma de clorose. O motivo é a deficiência de ferro. Elimine o problema usando quelato de ferro. Eles alimentam tangerinas uma vez por mês. Más condições de cultivo (vaso pequeno, pouca iluminação) também causam amarelecimento.
As frutas estão caindo
Nem sempre é claro o que fazer quando os frutos da tangerina caem. Uma causa comum é uma doença viral. Ovários pequenos geralmente caem devido a cochonilhas. Frutas do tamanho de uma noz caem se as seguintes condições forem violadas:
- ar seco;
- sol brilhante;
- melhor fertilização com nitrogênio no momento da formação do ovário;
- rega insuficiente ou excessiva.
As folhas estão secando
A tangerina seca devido à rega inadequada. Um sinal de alagamento é uma borda marrom seca nas lâminas das folhas. A árvore precisa ser replantada para salvá-la da morte. Apare raízes podres. Despeje a drenagem no recipiente.Prepare uma mistura de solo respirável. A maior parte deve ser solo foliar.
A planta seca é reanimada de acordo com o seguinte esquema:
- coloque em uma tigela com água;
- regar de cima até que o solo esteja completamente umedecido;
- retirar o excesso de líquido (drenar);
- a coroa é pulverizada com Epin.
O tratamento com o estimulante é repetido a cada 2 semanas.
As folhas estão enrolando
Os pulgões são uma razão comum pela qual as folhas da tangerina interna se enrolam. Se não houver insetos, talvez o solo no vaso esteja seco e a planta simplesmente não tenha umidade suficiente.
Placa branca
A julgar pela camada cerosa branca nas axilas das folhas, pode-se supor que a tangerina tenha cochonilhas. Com infecção grave, a superfície das lâminas das folhas fica coberta por uma camada pegajosa. O crescimento das plantas é inibido e as folhas caem.
Doenças do mandarim
A tangerina caseira é suscetível a doenças virais e bacterianas. Eles são causados por cuidados inadequados, proximidade de plantas doentes e insetos.
Gommoz
Outro nome para a doença é doença gengival. No estágio inicial, manchas marrom-avermelhadas aparecem na superfície do tronco e dos galhos. A casca por baixo morre e a goma sai das feridas. Existem muitas causas possíveis para a doença:
- enterrado durante o plantio;
- drenagem deficiente;
- adubação desequilibrada, predomínio de nitrogênio;
- trauma mecânico no córtex.
As áreas danificadas são limpas, tratadas com sulfato de cobre (solução a 3%) e cobertas com grama.
Psorose A ou xilopsorose
Esta é uma doença viral. A casca sofre. Uma árvore doente não pode ser tratada. A planta está destruída. Os sintomas são semelhantes aos da gomose. Em casa é difícil estabelecer uma análise precisa.
Tristeza
Com esta doença viral, a casca da tangerina morre. A doença se manifesta inicialmente como uma mudança na cor das folhas. Eles se tornam bronze.Com o tempo, a coroa fica nua. O vírus infecta galhos e frutos. Eles caem antes de amadurecer. O sistema raiz também sofre. É impossível curar a tangerina.
Mosaico de folhas
Padrão em forma de pinceladas e listras nas folhas de tangerina. À medida que a doença progride, eles ficam deformados e caem. A doença não tem cura.
Câncer cítrico
A doença é de natureza bacteriana e não tem cura. Os sinais de câncer são manchas marrons escuras e brilhantes na casca da fruta e nas folhas.
Pragas da tangerina
Qualquer inseto nocivo que se instale em uma planta de casa causa danos. A tangerina tem muitos inimigos. Uma planta infectada pode ser facilmente reconhecida por sua aparência deprimida, folhas amareladas e deformadas.
Shchitovka
Para cochonilhas, as tangerinas são borrifadas com uma solução de sabão. É preparado a partir de água (3 l) e “Fari” (2 colheres de sopa). Em caso de infecção grave, a árvore é tratada três vezes com Actellik. Uma planta de casa é atacada por 3 tipos de insetos:
- laranja amarelo;
- laranja com escudo;
- em forma de bastão.
As larvas dos insetos cochonilhas sugam o suco, suas secreções criam uma película na superfície das folhas e prejudicam a respiração.
Ácaro aranha
Este inseto ataca a tangerina se ela não for regada na hora certa e o solo estiver muito seco. As pragas são coletadas manualmente, as folhas são limpas com um guardanapo embebido em água fria. Trate a coroa com infusão de alho. As preparações acaricidas (Vertimek, Fitoverm) são eficazes.
Tripes de estufa
Esta praga voadora se alimenta de pólen, néctar e suco de folhas. O comprimento de um adulto é de 1,5 a 2 mm. A cor das fêmeas é cinza, os machos são pretos. A alta umidade e a temperatura do ar criam condições favoráveis para a reprodução dos tripes. Tangerinas de insetos são pulverizadas com inseticida 3 vezes com intervalo de 2 semanas.
Mosca branca
As folhas da tangerina são danificadas pelas larvas. Eles são verdes e vivem no verso das folhas. A borboleta em si é pequena, coberta por uma leve camada. A cor do corpo e das asas é branca e rosa. A coroa do inseto é tratada com bioinseticidas:
- "Actofit";
- "Bikol."
Cochonilha
Um adulto tem um corpo de 3 a 6 mm de comprimento. Suas larvas representam uma ameaça para as tangerinas. Eles são móveis, sugando o suco de brotos, folhas e botões. Você pode reconhecer a praga por suas secreções brancas e pegajosas. O inseto transmite uma infecção - um fungo fuliginoso. Eles combatem a praga com uma solução de “Karbofos” (5 g do medicamento por 1 litro de água). São realizados 4 tratamentos com intervalo de 7 dias.
Pulgão
Adultos com 1-3 mm de comprimento instalam-se na parte posterior das lâminas das folhas. As folhas afetadas enrolam e secam. Combata os pulgões usando métodos tradicionais:
- Uma emulsão de óleo-sabão é preparada a partir de óleo de máquina e sabão (1 litro de água, 1 colher de sopa de óleo, 1 colher de sopa de sabonete líquido);
- a árvore é borrifada com infusão de tabaco;
- trate as folhas com infusão de cinzas.
Lesma de jardim
As folhas sofrem com o inseto voraz. Eles lutam contra isso com a ajuda de armadilhas e drogas:
- "Meta";
- "Irmãos Snakol";
- "Ferramol".
Minhocas
Os vermes são expulsos de uma panela interna com mostarda. Sua solução (1 litro de água, 1 colher de chá de pó) é regada no solo. Espécimes avulsos não causam danos à planta. Um grande número de minhocas deprime a planta e inibe o crescimento.
Nematóide cítrico
O sistema radicular da tangerina sofre de pequenos vermes leitosos. As lesões aparecem como pequenos inchaços. A nutrição da planta se deteriora, o que afeta sua imunidade e aparência. O crescimento diminui, o número de ovários diminui e o risco de doenças fúngicas aumenta.
Prevenção de doenças e pragas
Uma árvore de tangerina infectada com um vírus não pode ser tratada. A única forma de combater é a prevenção. As seguintes medidas previnem doenças:
- criando um microclima ideal;
- alimentando;
- rega regular;
- Inspeções sistêmicas de árvores, remoção de galhos e folhas danificadas.
Para prevenir infecções virais, fúngicas e bacterianas, são utilizados biofungicidas modernos. O solo é regado com uma solução, a copa é borrifada periodicamente.