A variedade de limão Jubileu foi cultivada pela primeira vez no Uzbequistão. O trabalho de seleção para criar esta cultura foi realizado por Zainiddin Fakhrutdinov. Novogruzinsky e Limões Tashkent. Como resultado, foi possível obter uma planta com parâmetros de alto rendimento e frutos grandes. Para que o cultivo de uma cultura seja bem-sucedido, ela deve ser dotada de condições adequadas.
Descrição e principais características
Esta cultura é uma planta perene. Sua altura não ultrapassa 1,5 metros. A variedade é considerada de grande frutificação. É permitido cultivar em casa. Os limões são caracterizados por uma floração abundante. Às vezes, os brotos do buquê são formados em detrimento do crescimento.
As mudas desenvolvem-se bem sem porta-enxerto. A coroa é caracterizada por dimensões compactas. É formado por poda. Os rebentos têm uma estrutura forte e estão direcionados para cima. Às vezes eles dobram com o peso da fruta.
A casca é amarela e de espessura média. No interior há polpa amarelo claro e muitas sementes. O amadurecimento dos limões dura de 8 a 10 meses - tudo depende dos parâmetros de iluminação e do cumprimento das regras de cuidado.
Prós e contras da variedade
Crescendo no ambiente natural e em casa
A cultura é resistente à influência de fatores nocivos e pouco exigente para a composição do solo. Ao mesmo tempo, o limão requer iluminação de alta qualidade. É melhor escolher solo ligeiramente ácido.
A cultura é caracterizada por um desenvolvimento desigual. Em alguns períodos, os ramos e folhas formam-se de forma muito ativa, em outros ocorre um período de dormência. No verão a temperatura deve ser superior a +18 graus, no inverno – cerca de +14.
Em climas quentes, a planta pode ser movida para o jardim e colocada à sombra de uma árvore.Recomenda-se cobrir a panela para evitar superaquecimento. A pulverização deve ser feita de manhã cedo. A cultura necessita de muita umidade. No verão é permitido fazer isso diariamente e no inverno - somente quando necessário.
Sutilezas de cultivo e cuidado
Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados. Neste caso, é necessário seguir uma série de regras.
Condições ideais
Ao cultivar uma cultura em casa, é necessária iluminação suficiente. No entanto, a árvore também pode tolerar a falta de iluminação. Para um crescimento normal, a cultura deve ficar ao sol por 2 a 3 horas. O desenvolvimento à sombra parcial provoca um rápido alongamento do tronco em detrimento da floração e do desenvolvimento dos frutos.
A temperatura ideal é de +18-20 graus. A cultura não tolera flutuações bruscas de temperatura. Portanto, é recomendável levar o pote de limão para a varanda na estação quente.
Regras de pouso
Para plantar em vaso, coloque drenagem e adicione terra. Faça uma depressão de 2 a 3 centímetros na parte central do vaso. Coloque ali uma semente de limão, polvilhe com terra e umedeça. As colheitas requerem uma temperatura de +20-22 graus. Após 2-3 semanas, os brotos aparecerão.
Regar e fertilizar
De maio a setembro recomenda-se regar o limão todos os dias. No restante do tempo, o solo deve ser umedecido duas vezes por semana. O solo deve secar completamente entre as regas. Para um desenvolvimento ativo, a cultura requer fertilizantes. Os limões devem ser fertilizados com compostos especiais ou complexos. Para as plantas jovens, a fertilização na primavera e no verão deve ser feita em intervalos de 50 dias. Neste caso, as culturas adultas são fertilizadas em intervalos de 15 a 20 dias.
Os melhores fertilizantes orgânicos são cinzas de madeira ou infusões de ervas. Recomenda-se regar a árvore algumas horas antes de fertilizar.
Aparar
Recomenda-se fazer podas de acordo com seus objetivos. Se a planta for cultivada para decoração, vale a pena formar uma copa compacta e pequena. Para conseguir frutos, é preciso aparar os galhos de uma forma diferente. No final de janeiro vale a pena cortar a copa de uma planta com dois anos. Após 30-40 dias, ramos adicionais aparecerão nos botões laterais. Um ano depois, formam-se novos ramos que precisam ser removidos e restam 3-4 entrenós. Isso deve ser feito antes da formação de filiais de terceira ordem.
Transferir
Dentro de um ano, as raízes envolvem completamente a bola do solo. Portanto, é recomendado replantar limões todos os anos. Após 5 anos, a planta deve ser movimentada em intervalos de 3 anos. É melhor replantar transferindo um torrão de solo.
Inverno
Recomenda-se isolar o vaso com a planta para o inverno. Espuma ou polietileno são adequados para isso. O procedimento é necessário para garantir que o pedaço de solo não esfrie demais. Caso contrário, isso levará ao aparecimento de patologias radiculares.
Doenças e pragas
A cultura pode sofrer ataques de parasitas, o que prejudica o seu desenvolvimento. Na maioria das vezes, os limões são atacados por cochonilhas. Inseticidas como “Aktellik” ou “Aktara” irão ajudá-lo a lidar com os parasitas. Devem ser usados em intervalos de 2 semanas.
Reprodução do Jubileu de Limão
Recomenda-se a propagação de limões por meio de sementes ou estacas. O segundo método ajuda a obter uma colheita rápida. Para isso, recomenda-se cortar um broto medindo 15 centímetros do arbusto. O corte deve ser tratado com estimulador de formação de raízes.
Em seguida, abaixe o corte na água. Depois de algumas semanas, as raízes aparecerão. Nesta fase, é permitido mover o arbusto para um vaso.
Colheita e aplicação
Os frutos podem ser colhidos quando ficarem amarelos. No entanto, é aceitável consumir limões mais verdes. Recomenda-se consumir as frutas frescas ou utilizá-las no preparo de diversos pratos. O limão jubileu é considerado uma excelente planta ornamental que pode ser cultivada em casa. Para que uma árvore cresça e dê frutos normalmente, ela precisa de bons cuidados.