O limão laranja Tashkent é uma variedade bastante rara criada na ex-URSS. A planta não se difundiu, embora tenha características decentes e seja adequada para cultivo doméstico. A variedade adapta-se a quase todas as condições climáticas e é despretensiosa. Mas mesmo com um animal de estimação tão verde é preciso saber como lidar com ele para não destruí-lo e obter rendimentos estáveis mesmo quando cultivado dentro de casa.
- Descrição e características da variedade Tashkent
- Os principais aspectos positivos e negativos da variedade
- Características do cultivo em casa
- Recipientes para plantio
- Preparação de material de plantio
- Plantando no solo
- Recomendações para cuidados com as plantas
- Temperatura e iluminação
- Aparar
- Regar e fertilizar
- Controle de doenças e pragas
- Erros ao cultivar limões
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da variedade Tashkent
O limão Tashkent é um representante do gênero Citrus. A altura máxima da árvore em condições naturais não ultrapassa 2,5 m, as folhas são ovais com ponta pontiaguda. Os frutos são ovais, com casca fina. Quando maduros adquirem uma rica cor laranja. O sabor é forte, a acidez é moderada. A polpa tem características semelhantes a outras variedades. O peso dos limões não ultrapassa 110 g.
Durante o período de floração, a árvore fica coberta de flores brancas e rosadas, emitindo um aroma delicado e agradável. Os ovários se formam nas axilas das folhas, por isso a planta tende a se sobrecarregar com a colheita. O limão Tashkent é popular não só pela qualidade da fruta, mas também pelas suas propriedades decorativas. Suas variedades parentais são Mayer e Novogruzinsky.
Os principais aspectos positivos e negativos da variedade
O limão Tashkent possui certas vantagens sobre seus concorrentes, razão pela qual os floricultores o escolhem para cultivo. Esses incluem:
- baixos requisitos de manutenção;
- adequação para cultivo dentro de casa;
- altas qualidades decorativas;
- excelente rendimento;
- cor incomum da fruta;
- casca fina de limão;
- gosto decente.
Os floricultores não identificam nenhuma desvantagem específica da variedade, mas incluem a necessidade de racionar a quantidade da colheita. Caso contrário, a árvore pode quebrar devido à sobrecarga de frutos.
Características do cultivo em casa
Embora o limão Tashkent seja uma planta despretensiosa, ele apresenta certas peculiaridades no cultivo.Sem observá-los, a planta não só deixará de produzir uma boa colheita, como poderá até morrer.
Recipientes para plantio
Para cultivar limão Tashkent em casa, deve-se dar preferência aos potes de barro. Isso evitará o encharcamento do solo.
Todos os anos o volume do recipiente deve ser aumentado até atingir 10 litros.
Preparação de material de plantio
Você só pode cultivar limões em casa a partir de sementes frescas. O material seco não é adequado para plantio. Para que as sementes germinem mais rápido, remova cuidadosamente a casca dura com uma faca. Se este procedimento não for realizado, as sementes são mergulhadas em uma solução de estimulador de crescimento por várias horas. Depois disso, podem ser plantadas em solo preparado.
Plantando no solo
Os limões devem ser cultivados em solos com baixo nível de acidez. Você pode comprar substrato pronto para frutas cítricas na loja. O solo deve ter não apenas boa permeabilidade ao ar e à umidade, mas também um suprimento suficiente de nutrientes que acelerem o crescimento e o desenvolvimento do limão Tashkent.
As sementes são plantadas na mistura de solo até a profundidade de 1 cm e cobertas com vidro ou filme até aparecerem os primeiros brotos. Quando a altura das mudas atingir 20 cm, elas devem ser transplantadas para vasos maiores separados.
Recomendações para cuidados com as plantas
Para que o limão Tashkent mantenha as suas qualidades decorativas e se delicie com colheitas ricas, é necessário cuidar bem dele e criar condições ideais para o seu crescimento e desenvolvimento.
Temperatura e iluminação
Durante o período de crescimento do limão Tashkent, é necessário manter a temperatura a +17 °C.Durante a brotação, este indicador não deve ultrapassar +14 - +18 °C, e quando os frutos começam a amadurecer, a temperatura deve ser elevada para +22 °C ou mais. Durante o período de descanso, este indicador é reduzido para +10 - +14 °C.
O limão é considerado uma planta de dias curtos. É melhor colocar a planta no parapeito da janela leste ou sul, proporcionando sombra do sol do meio-dia. Para que a árvore cresça simetricamente, ela deve ser girada em torno de seu eixo a cada 10 dias. No inverno, é necessária iluminação adicional por 5 a 6 horas todos os dias.
Aparar
Quando cultivado dentro de casa, Tashkent limão requer poda obrigatória. O procedimento é realizado no início da primavera, quando a árvore está apenas começando a sair do período de dormência. Os ramos secos ou danificados são cuidadosamente cortados e o local do corte é tratado com verniz de jardim. Se não estiver disponível, uma solução de permanganato de potássio servirá. Para uma planta jovem, é aconselhável retirar o ponto de crescimento e moldar a copa para que caiba nas dimensões da sala e tenha um aspecto decorativo.
Regar e fertilizar
De maio a setembro, o limão Tashkent precisa de rega diária moderada e, no restante do tempo, o procedimento é realizado no máximo 2 vezes por semana. Eles se concentram na condição da camada superior do coma terrestre.
Alimente limões internos com preparações minerais complexas. Durante a estação de crescimento ativo, as árvores jovens são fertilizadas uma vez por mês e meio. As plantas adultas requerem fertilização uma vez por mês. A partir de outubro, a frequência de aplicação de fertilizantes é reduzida gradativamente. Quando a árvore entra em um período de dormência, tais procedimentos são totalmente interrompidos.
Controle de doenças e pragas
Devido ao mau cuidado e ao impacto negativo das pragas, o limão Tashkent pode ser afetado por diversas doenças e perder suas propriedades decorativas. Além disso, uma planta doente não consegue agradar seus donos com uma colheita de frutos lindos e saborosos. Quando forem detectados os primeiros sinais de doenças ou presença de pragas, a árvore deve ser tratada com fungicidas ou inseticidas.
O limão Tashkent é mais frequentemente afetado pelos seguintes insetos:
- mosca branca;
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- cochonilha;
- cochonilha.
As doenças encontradas nesta variedade incluem:
- clorose;
- tristeza;
- homoz;
- crosta;
- antracnose;
- mosaico;
- melseco;
- podridão da raiz.
Tratamentos preventivos oportunos podem eliminar muitos problemas e ajudar a manter o limão saudável e bonito.
Erros ao cultivar limões
O principal erro ao cultivar limão Tashkent é que o produtor deixa nele todos os ovários formados. Isso leva não apenas à sobrecarga da árvore, mas também ao seu rápido esgotamento. Além disso, a planta é capaz de eliminar ovários devido à sobrecarga deles. A quantidade de colheita deve ser racionada.
Durante o período de floração, o limão não deve ser replantado e não devem ser retiradas folhas secas. Além disso, você não deve movê-lo para um novo local.
Colheita e armazenamento
Os limões Tashkent são colhidos aproximadamente 4 meses após a floração. Não se deve fazer isso depois da segunda quinzena de janeiro, pois a colheita da próxima safra pode não estar formada. Limões maduros não só apresentam uma cor amarela característica, mas também um brilho brilhante na pele. Se ficar enrugado, os frutos estão maduros demais.
Em casa, as colheitas recém-colhidas não podem ser armazenadas por mais de 2 semanas. Depois disso, eles perdem umidade ou ficam mofados.Para um armazenamento mais longo, as frutas são colocadas na gaveta da geladeira para frutas. Nessas condições, mantêm a qualidade por até 90 dias. Não armazene a colheita em locais com luz solar direta nem embrulhe-a em sacos plásticos.