Regras para plantar e cuidar de romãs de interior e métodos para cultivá-las em casa

Muitas pessoas cultivam plantas de interior para decorar seus interiores. Podem ser flores ou apenas arbustos verdes entrelaçados com vinhas. A romã é bastante rara como planta de casa. Embora cresça bem em casa. Você pode cultivar um arbusto ou árvore ornamental. Com os devidos cuidados com as espécies anãs, você poderá saborear frutas deliciosas e suculentas.


Que variedades de romã são cultivadas em casa?

As melhores variedades anãs são Cartago e Baby. Eles são os mais decorativos. São criadas não tanto pelos frutos, mas pela floração abundante. Da primavera ao outono, o arbusto está repleto de pequenas, mas muito bonitas, numerosas flores escarlates.

Para jardineiros iniciantes, é melhor comprar uma planta em vaso. Não há necessidade de esperar que as mudas cresçam. O arbusto acabado florescerá mais rápido. Mas se você quiser ver todo o processo - da semeadura à frutificação, comece comprando sementes.

regras de pouso

Cartago

A variedade Cartago é uma árvore com menos de um metro de altura e folhas pequenas. Requer poda, sem a qual os galhos ficam mais finos e a planta floresce com menos frequência. Os frutos são pequenos, do tamanho de uma caixa de fósforos. Sabor comestível, doce e azedo. A germinação das sementes é baixa.

Do momento da semeadura até a primeira frutificação, decorrem cerca de sete anos. Responde à umidade e luz suficientes com frutificação anual.

variedade Cartago

Bebê

Decorativo romã bebê cultivado a partir de sementes. Este é um pequeno arbusto que não ultrapassa meio metro. As folhas alongadas crescem em cachos, várias folhas de cada vez. A primeira floração ocorre no quarto ano após a semeadura. A germinação das sementes é média. As flores são relativamente grandes e de cor roxa.

É possível aproveitar os frutos no primeiro ano de floração? Provavelmente não.As primeiras flores são geralmente flores estéreis. Os frutos são pequenos. Amadurece até sete peças. Se houver mais ovários, os excedentes devem ser cortados. O arbusto requer corte e desbaste.

Bush bebê

Parâmetros e características externas

A romã é despretensiosa, mas cada variedade tem características próprias. A forma arbustiva da planta é adequada para peitoris de janelas.

A copa é larga, com numerosos ramos eretos cobertos por casca castanha. As folhas são pequenas, alongadas e de cor azeitona. A planta é caducifólia ou perene. Tudo depende das condições de manutenção e cuidados.

Existem dois tipos de flores escarlates - masculinas e femininas. Há mais homens, lembram sinos. As fêmeas são mais alongadas e produzem frutos pequenos. No início são cobertos por uma fina casca de laranja. Na época do amadurecimento, a cor muda para bordô com tonalidade marrom.

romã é despretensiosa

Cultivando e propagando uma árvore interna

A reprodução e o cultivo da romã de interior não diferem do plantio de outras plantas ornamentais. O material da semente pode ser sementes ou estacas. Se o objetivo é cultivar uma planta ornamental pela beleza e não pela fruta, então você pode usar as sementes de uma romã madura comum. Para obter frutas saborosas, você deve pensar em como e de que forma plantar sua planta de interior.

árvore interna

De um corte

Ao plantar uma muda, todas as características da variedade são preservadas. A planta floresce mais cedo e começa a dar frutos. As estacas são colhidas no início de julho ou no final do inverno. No primeiro caso, as mudas enraízam-se melhor. Mas mais frequentemente estes últimos são usados. A planta-mãe corre menos risco de danos.

As estacas são colhidas com cerca de 10 centímetros de comprimento e cinco ou sete botões. O corte é feito com faca afiada em ângulo com as árvores frutíferas. Os cortes são tratados com estimulador de raízes e plantados em solo fértil em ângulo.Cubra com filme, mantenha aquecido e regue regularmente.

Em um mês, as mudas criarão raízes e aparecerão botões jovens. O filme é removido. Para melhor ramificação, corta-se um terço do broto.

plantio de mudas

De uma semente

Você pode usar sementes compradas em lojas. É melhor colher sementes de romã madura de interior. Eles são limpos de polpa e as sementes duras são removidas. Antes de semear, mergulhe em água com estimulador de crescimento. As sementes devem ser semeadas em novembro ou março, em mistura úmida de turfa e areia. As fotos aparecerão em 2 semanas.

sementes compradas em loja

Como a romã cresce?

Quando a romã é cultivada em condições confortáveis, as folhas são preservadas durante todo o ano. Na ausência destes, começa a queda das folhas. Depois é aconselhável levar a planta para um local fresco até a primavera, regando-a ocasionalmente.

Em março, a romã acorda da hibernação. Primeiro as folhas desabrocham e depois de algumas semanas aparecem as flores. A floração continua até o outono. No verão, as romãs são levadas para a varanda ou para o jardim, protegidas do vento.

Condições necessárias para o crescimento

Para saber como cultivar romã, você precisa se familiarizar com algumas regras da floricultura de interior.

floricultura de interior

Composição do solo

Um solo composto de areia, solo frondoso, solo gramado e húmus é adequado para uma planta jovem. Todos os componentes são considerados em partes iguais. Para uma árvore madura, você pode preparar solo com 50% de grama, 25% de húmus de folhas, 12% de turfa e 13% de areia.

Pote adequado e seu volume

Inicialmente, as raízes da romã devem crescer próximas. No transplante, o diâmetro do vaso aumenta 2 centímetros.

Iluminação

A árvore precisa de muita luz solar. É melhor colocar a romã no lado sul da janela. No verão, na hora do almoço, para proteger a planta de queimaduras, ela deve ficar à sombra.

árvore madura

Temperatura

A romã adora calor. Durante a floração, a temperatura não deve ultrapassar vinte e cinco graus.

Umidade do ar

Se o ambiente estiver abafado e a temperatura do ar ultrapassar os 25 graus, a romã é borrifada duas vezes ao dia com água sedimentada de verão.

Regras de cuidado

Nem todo jardineiro novato sabe como cuidar adequadamente de uma planta. Não é difícil aprender, basta um pouco de esforço. Como resultado, uma romã saudável crescerá e dará frutos em casa.

regras de cuidado

Regar e pulverizar

Com que frequência regar a planta? Depende da época do ano. No inverno, não é necessária rega abundante. Na primavera, é necessária mais umidade. No verão, a planta é regada com frequência, mas evitando a estagnação da água. Em clima quente, a árvore é borrifada diariamente com água sedimentada.

Fertilizante

É necessário começar a aplicar fertilizante na primavera e continuar até o outono. Como alimentar a planta? É melhor dar preferência ao nitrogêniofósforo e fertilizantes orgânicos. No inverno, a isca não é necessária.

Formação e poda do arbusto

Para que a romã floresça mais abundantemente, dê mais frutos e fique bem cuidada, é necessária uma poda. Este procedimento é realizado no início do outono. Galhos secos, retorcidos e de crescimento denso precisam ser aparados.

poda de arbusto

Transferir

Romãs com até três anos devem ser replantadas anualmente, no início da primavera. Árvores maduras - uma vez a cada três anos.

Período de descanso

No outono, a romãzeira começa a se preparar para o inverno, perdendo gradativamente as folhas. Neste momento é necessário criar certas condições. Primeiro, leve a planta para uma sala fria com temperatura de pelo menos 13 graus. Reduza também a rega.

As árvores de três anos precisam ser preparadas para o inverno. Até esta idade, uma romã jovem pode hibernar em condições normais.

Como enxertar romã para frutificar

Sem experiência, o processo de enxerto nem sempre será bem-sucedido. Para enxertar, você precisa pegar uma muda cultivada a partir de uma semente e um botão de uma árvore frutífera.Faça um corte raso na casca da estaca, com um centímetro e meio de comprimento. Insira o botão cortado no corte e envolva o enxerto com fita isolante. Regue generosamente a romã.

Depois de oito dias ficará claro se o processo de vacinação foi bem-sucedido ou não. Depois do rebento, a romãzeira começará a dar frutos depois de cinco anos.

período de descanso

O início da floração e frutificação e características dos cuidados neste período

A floração começa no final de abril e início de maio e continua até o final de agosto. As flores têm formatos diferentes. Em forma de sino - não dão frutos, e se parecerem um jarro - a partir dessas flores vai se formando gradativamente uma romã.

Os cuidados devem ser os seguintes:

  1. Para maior rendimento durante a floração, a rega é reduzida, mas o solo não deve secar.
  2. A árvore deve ser borrifada com cuidado, não devem cair gotas de água sobre as flores.
  3. Para uma árvore florida, a temperatura ambiente apropriada é de vinte graus.
  4. Fertilize uma vez por mês com fertilizante fosfatado.

Doenças e sintomas característicos

Existem várias doenças que podem afetar a romã de interior.

jarro de frutas vermelhas

Oídio

O fungo ataca principalmente as romãs no meio do verão. A planta infectada fica coberta por uma camada branca, nos estágios iniciais da doença lembra uma teia de aranha. Com o tempo, as folhas perdem a forma, ficam amarelas e caem. Em caso de infecção, a romã deve ser tratada com Fundazol.

Câncer de ramo

Quando a doença ocorre, a casca da romã incha e os galhos ficam cobertos de rachaduras. A planta deve ser limpa de galhos afetados e cortada com uma faca afiada. cura romã para esta doença difícil o suficiente.

Mas você pode prevenir sua ocorrência. Para isso, é necessário observar o regime de temperatura e evitar danos e hipotermia à árvore.

Manchas nas folhas

Manchas marrom-amareladas podem aparecer nas folhas devido ao excesso de umidade do solo. Caso apareçam manchas, a planta deve ser replantada, retirando as raízes podres.

cresce mal

Mosca branca e pulgões

As pragas instalam-se nas folhas da romã, sugam gradualmente o suco da folhagem e depositam as larvas. O processo de reprodução ocorre bastante rapidamente. A árvore infectada deve ser tratada com água e sabão ou karbofos.

Que problemas surgem ao crescer

Os proprietários de romãs de interior podem encontrar alguns problemas.

cresce mas não dá frutos

Não cresce

Razões para o fraco crescimento da romã de interior:

  1. Após o transplante, pode criar raízes.
  2. A terra no vaso é densa.
  3. Iluminação insuficiente.

Floresce mas não dá frutos

A planta não dá frutos por vários motivos:

  1. Se o período de descanso foi interrompido.
  2. Não há calor suficiente.
  3. Luz ruim.
  4. Secagem frequente do solo ou excesso de umidade.
  5. Falta de nutrientes no solo. De abril a setembro, é necessária a aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos uma vez por mês, alternadamente.
  6. Formação de coroa não regular.
  7. A flor em forma de sino é estéril. É melhor colher essas flores.

iluminação insuficiente

Fica doente com frequência

Doenças frequentes podem indicar cuidados inadequados. Uma doença como o oídio pode afetar uma árvore devido à baixa temperatura, alta umidade e mofo no ambiente.

Com regas frequentes, água estagnada na panela, o sistema radicular da planta começará a apodrecer. Gradualmente, as folhas ficam amarelas e depois caem. Em pouco tempo a árvore morre. Para evitar que isso aconteça, a planta deve ser retirada com cuidado do vaso e retiradas as raízes que começaram a apodrecer. Lave a raiz com uma solução de permanganato de potássio, seque e polvilhe a área cortada com carvão ativado. Replante em outro solo.

A aparência doentia de uma planta na primavera e no verão pode indicar falta de umidade e nutrientes no solo.

fruta solitária

As folhas estão ficando amarelas

Se no início do outono as folhas da árvore começarem a amarelar, não há problema. A romã é uma planta caducifólia e a queda das folhas nesta época do ano é um processo natural.

A planta não tolera ambientes escuros, ar seco ou solo seco. O local de cultivo de uma árvore de interior deve ser escolhido próximo a uma janela sul. Se a romã ficou muito tempo na sombra, deve-se acostumar gradativamente à luz.

A rega prematura é prejudicial para a planta. Você deve cuidar especialmente do solo durante o verão e a estação de aquecimento, pois o solo seca mais rápido. Após a rega, a água deve ser retirada da bandeja.

as folhas ficam amarelas

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim