A romã de interior é uma planta exótica que também pode ser cultivada em condições artificiais. Floresce profusamente e produz deliciosos frutos comestíveis. Vamos considerar o cultivo da romã anã de Cartago a partir de sementes em casa, suas vantagens e desvantagens. Quando e como plantar, como cuidar e propagar as plantas. Como colher e armazenar romãs.
- Descrição geral e características da granada anã de Cartago
- Prós e contras da variedade
- Como cultivar corretamente?
- Melhor época para plantar
- Preparação do solo
- Algoritmo de pouso
- Cuidados de cultivo
- Condições de iluminação e temperatura
- Poda formativa
- Rega
- Doenças e pragas
- Propagação de plantas
- Colheita e armazenamento da colheita de romã
Descrição geral e características da granada anã de Cartago
Em condições ambientes, a romã de Cartago cresce em tamanho pequeno, na forma de uma árvore de até 0,8 m de altura. As folhas são verdes claras, pequenas, as flores são vermelhas, grandes, únicas ou agrupadas em inflorescências soltas. Na primeira temporada a planta floresce apenas com flores estéreis. A polinização manual é necessária para a frutificação. As romãs têm 6 a 7 cm de diâmetro, são suculentas e têm sabor azedo. Restam 5 frutos na árvore.
Amadurecem no meio do inverno, tornando-se vermelho escuro e laranja. No outono, a folhagem cai e segue-se um curto período de dormência.
Prós e contras da variedade
Apesar das pequenas desvantagens da variedade, a romã de Cartago é facilmente cultivada dentro de casa.
Como cultivar corretamente?
Para que a romã de Cartago cresça bem e dê frutos com sucesso, é necessário escolher o recipiente, o substrato correto e plantar a planta. Seu desenvolvimento futuro depende disso.
Melhor época para plantar
A romã de Cartago é plantada na primavera, quando o dia começa a aumentar. Nessas condições, a planta cria raízes com mais facilidade.
Preparação do solo
Para a romã, selecione uma mistura nutritiva de solo que seja solta, macia e permeável ao ar e à umidade. A reação deve ser neutra. Você pode usar um substrato pronto para begônias ou rosas.
Algoritmo de pouso
No fundo do recipiente é colocada uma camada de drenagem de argila expandida, por onde será retirado o excesso de umidade do vaso.
Até os 3 anos, a romã é transplantada todos os anos para um vaso um pouco maior. Fornecer espaço suficiente para morar é importante, pois em um recipiente apertado a romã se desenvolve e floresce pior. Depois o transplante é feito a cada 3 anos. Transplantado pelo método de transbordo.
Cuidados de cultivo
A romã é uma cultura bastante exigente que requer atenção e cuidado constantes. Para o bem-estar da planta é importante manter condições ideais de umidade, temperatura e luz. Regue e fertilize adequadamente a árvore. Faça podas.
Condições de iluminação e temperatura
O pote de romã de Cartago é colocado em local iluminado. Se faltar luz, a planta pode não florescer. No verão você pode levar o recipiente para fora e no inverno mantê-lo na estufa.
Se o ar estiver seco, a planta é pulverizada com um borrifador. A temperatura da primavera ao outono deve ser de aproximadamente 20-25 ˚С, durante o período de dormência e inverno - 5-10 ˚С mais baixa.
Poda formativa
A romã de Cartago de interior é aparada para lhe dar a forma desejada e limitar o crescimento. Os ramos novos são pinçados e os lenhosos são cortados com tesoura de poda. A árvore é formada por 5-6 ramos esqueléticos, brotos de 2-3 ordens darão frutos.
Rega
Regue moderadamente a romã de Cartago para que o substrato na zona radicular permaneça úmido. A rega de uma planta com flores é reduzida e, após o término da floração, aumenta novamente para o nível anterior. Durante o período de dormência, a rega deve ser mínima - uma vez a cada 2 meses.
Os sinais de falta de umidade são o murchamento e o enrolamento das folhas. Em solo úmido e frio, as raízes podem começar a apodrecer e os frutos maduros podem rachar. Fertilize uma vez por mês com uma solução de fertilizantes complexos prontos, quando a planta estiver em repouso não fertilize.
Doenças e pragas
Cochonilhas e moscas brancas podem aparecer na romã de Cartago em qualquer época do ano. Se eles ainda não tiveram tempo de se reproduzir, você pode coletá-los manualmente. Se isso não ajudar, use inseticidas. Quando colocadas em uma sala com ar seco, as romãs são colonizadas por ácaros. Dentre as doenças fúngicas, a romã é afetada pelo oídio, cujas medidas de controle são o tratamento com fungicida.
Se as raízes apodrecerem devido ao excesso de água, você deve transplantar imediatamente a planta para outro vaso com substrato seco.
Propagação de plantas
A taxa de germinação das sementes de romã é baixa, por isso é necessário semear vários pedaços. Selecione sementes de frutas grandes, maduras e saudáveis. Semeadas em abril, quando aparecem as 2 primeiras folhas, as mudas são transplantadas para vasos. Regue para manter o solo úmido. A temperatura está acima de 25˚С.
Além do método de propagação de sementes, são utilizadas estacas. Estacas de 4-5 botões são cortadas de uma árvore frutífera. São tratados com estimulador de formação de raízes, plantados obliquamente em substrato úmido e cobertos com filme ou jarro. Ventile e umedeça a camada superior do substrato todos os dias. As estacas enraizadas são plantadas em vaso após 3 meses. Se as mudas florescerem, as flores serão cortadas.
Colheita e armazenamento da colheita de romã
A romã de Cartago, cultivada a partir de mudas, começa a frutificar aos 3-4 anos e a partir de sementes aos 6-8 anos. Os frutos são colhidos maduros, quando a casca adquire a cor característica da variedade. Guarde na geladeira no compartimento de vegetais por 2 a 3 meses.
A romã de Cartago requer cuidados cuidadosos, a partir do dia do plantio. Seu desenvolvimento e frutificação dependem das condições de temperatura e umidade, iluminação, rega e fertilização. Se cultivada corretamente, a árvore não apenas florescerá exuberantemente a cada estação, mas você também poderá colher deliciosas romãs caseiras.