Regras para criar e manter faisões em casa para iniciantes

O faisão é uma ave de extraordinária beleza, que é mantido principalmente como objeto decorativo em parques e jardins. Mas com a abordagem certa, criar e manter faisões em casa torna-se um negócio lucrativo. A carne dietética de faisão é muito procurada no ramo de restaurantes; os ovos também podem ser vendidos com lucro. A principal condição para uma criação lucrativa é o cuidado adequado e a alimentação de aves de alta qualidade.


Prós e contras da criação

Apesar de um número significativo de desvantagens, o cultivo de faisões é lucrativo. Uma importante fonte de renda é a carne, considerada uma iguaria e servida nos melhores restaurantes.

Vantagens e desvantagens
obtenção de carne dietética de excelente sabor, vendida a alto preço;
baixa competitividade do negócio (devido às muitas deficiências e dificuldades de criação, há poucas pessoas dispostas a iniciar o negócio do faisão).
os faisões são combativos e é problemático organizar uma vida confortável para eles;
machos e fêmeas amadurecem tarde para reprodução;
os pássaros requerem muito espaço para uma vida normal;
as cascas dos ovos são finas, o que dificulta o transporte e a comercialização dos produtos;
os faisões são propensos a doenças infecciosas, devido às quais o número de rebanhos é significativamente reduzido;
iniciar um negócio exige injeções significativas de dinheiro;
as aves são criadas em pequeno número, pois as fontes de venda são poucas e na fase inicial do negócio ainda precisam ser encontradas.

Qual raça devo escolher?

Existem muitas raças adequadas para criação de carne e ovos e para criação decorativa. Agricultores bem-sucedidos que adquiriram fontes confiáveis ​​de vendas mantêm dezenas de milhares de indivíduos.

Mas para um empresário que começou a criar faisões do zero, é melhor comprar vários pares para começar e, à medida que o negócio se desenvolve, aumentar o número de animais.

As raças mais populares são:

  1. Os faisões diamante têm uma aparência luxuosa, mas são difíceis de manter. Eles exigem uma casa quente e confortável e não toleram correntes de ar ou temperaturas frias. A dieta deve ser regularmente enriquecida com complexos vitamínicos. Um adulto não pesa mais que 1 kg e produz cerca de 30 ovos por ano.
  2. Os faisões prateados são ideais para iniciantes, altamente produtivos, fáceis de manter, adaptam-se rapidamente às condições climáticas, são resistentes à geada, ganham peso de abate rapidamente e, portanto, não exigem custos significativos com alimentação. Um faisão adulto pesa 2,5 kg e põe até 50 ovos por temporada. A única desvantagem é a sensibilidade das aves às correntes de ar.
  3. Dourado - faisões decorativos, bastante exigentes quanto à sua manutenção e às condições climáticas, precisam de um recinto aquecido. A ave é pequena, pesa até 1 kg e não produz mais que 25 ovos por ano.
  4. Os marrons são faisões decorativos, e machos e fêmeas são igualmente bonitos, estes últimos são apenas menores e não usam esporas nos membros. A parte superior do corpo é castanha rica com brilho metálico, o peito e o ventre são castanhos claros, a cabeça é preta prateada, a cauda é cinzenta clara com uma larga faixa castanha ao longo da borda. As penas na parte de trás da cabeça formam uma linda crista.
  5. Cobre - faisões decorativos, que se distinguem pela plumagem de rica cor cobre. Cada pena tem uma borda marrom, tornando a cor variada. A pele ao redor dos olhos não é coberta de penas e parece óculos vermelhos.
  6. Verdes (ou húngaros) são faisões de carne ornamentais obtidos pelo cruzamento de aves europeias e japonesas. Distinguem-se pela plumagem luxuosa, iridescente em vários tons, com tonalidade verde predominante. O faisão não é caprichoso, pesando até 3 kg.
  7. Os faisões das estepes são uma subespécie de caça. Adequados para criação de carne, são despretensiosos, adaptam-se às condições climáticas e raramente são afetados por doenças infecciosas.

lindos faisões

Aspectos importantes da compra de aves

Não é aconselhável comprar ovos para reprodução.Devido à fragilidade da casca e à sensibilidade às oscilações de temperatura, existe um alto risco de não entregá-los intactos e viáveis ​​ao seu destino. Portanto, é melhor comprar animais jovens com 4 semanas de idade. Não vale a pena comprar para reprodução mais cedo, pois os indivíduos mais jovens não podem ser diferenciados por sexo.

Especialista:
Pode ser adquirido para aves reprodutoras e adultas de até 2,5 anos de idade. Nesse caso, é melhor fazer a compra no outono. Depois, durante o inverno, os faisões se acostumarão ao seu novo habitat e a reprodução começará na primavera.

Ao comprar faisões, você deve prestar atenção aos sinais de saúde deles:

  • gordura moderada, massa muscular desenvolvida sem excesso de depósitos de gordura;
  • mobilidade, boa coordenação de movimentos;
  • brilho e saturação da cor da plumagem;
  • ausência de secreção nasal;
  • penas secas e limpas ao redor da abertura traseira.

É aconselhável comprar aves para reprodução de diferentes vendedores para evitar a endogamia, que resulta em pintinhos com imunidade fraca e infertilidade.

Características de manter faisões em detalhes para iniciantes

Criar faisões é um processo simples. O principal é uma abordagem competente, disposição confortável do recinto e alimentação de alta qualidade. Faisões de qualquer raça são alojados em pares do sexo oposto: um macho e 3-5 fêmeas. Você não pode abrigar vários homens juntos: isso inevitavelmente levará a conflitos.

No verão

Durante o período quente, os faisões devem ser mantidos em área aberta, em recinto protegido da precipitação e do sol direto por um dossel. Os comedouros e bebedouros devem estar bem fixados. Quando as aves entram na época de acasalamento, é necessário construir ninhos fechados no aviário com galhos, palha e gramíneas de cereais. As próprias fêmeas organizarão o conteúdo interno, acrescentando folhas e folhas de grama.

As fêmeas têm baixa inteligência, os pássaros muitas vezes se esquecem do ninho e põem ovos em lugares diferentes. Portanto, a casa não deve estar bagunçada para facilitar a localização dos ovos. Além da disposição do recinto, é necessário destinar uma área de passeio. A caipira é importante para os faisões, pois melhora a saúde, aumenta a produção de ovos e o crescimento muscular. É aconselhável escolher um local próximo a um reservatório natural ou fazer um lago artificial.

lindo faisão

no inverno

Os faisões são considerados adaptados às condições climáticas desfavoráveis, mas ainda assim, um aviário localizado em um terreno pessoal deve ser isolado antes do frio do inverno. O isolamento é colocado no chão e nas paredes para que os animais de estimação fiquem protegidos do vento e da neve por todos os lados. Se a raça for caprichosa, é melhor levar os animais de estimação para uma sala fechada e aquecida durante o inverno.

Iluminação artificial é fornecida no aviário. Também desempenha uma função de aquecimento, mas a sua finalidade principal é diferente: com a falta de luz, o corpo dos faisões enfraquece e a produção de ovos diminui. O horário de verão deve durar pelo menos 16 horas.

Regras para cuidar de pássaros

Os faisões, que se distinguem pelo seu caráter amante da liberdade, são mantidos em famílias. Portanto, o aviário deve ser espaçoso. Quando mantido em família, deve haver pelo menos 2 m por indivíduo2. Se as aves forem mantidas em aviário comum, a norma por indivíduo é de 5 m2. Os faisões tendem a decolar e voar pelo recinto, então sua altura ideal é de 2,5 m.

O recinto deve ser concebido de modo a assemelhar-se a um habitat natural. Deve haver bastante luz solar no interior. Para o piso, utiliza-se uma mistura de areia e cinzas, na qual os pássaros se banham. Como decoração, colocam troncos, arbustos secos e árvores baixas onde os animais de estimação podem sentar.

Para evitar conflitos durante a manutenção comum, os machos recebem óculos especiais de plástico opacos nos bicos.

Cuidar dos faisões não é difícil, o principal é garantir a limpeza da casa e uma alimentação balanceada. É necessário limpar regularmente o ambiente de excrementos e sujeira, lavar os comedouros, desinfetar paredes e equipamentos. Caso contrário, os animais de estimação têm grande probabilidade de serem infectados por uma doença parasitária ou infecciosa.

Os faisões são extremamente tímidos e propensos ao estresse. Portanto, opta-se por um local tranquilo e isolado para a construção de um aviário. Você não deve agitar os braços ou falar alto perto dos pássaros.

Nutrição de faisão

Nas grandes fazendas que praticam a criação de carne, utilizam principalmente rações mistas. Nas pequenas propriedades, a dieta dos faisões é baseada no purê úmido, composto por:

  • cevada e milho em grão – 45%;
  • aveia – 30%;
  • milheto – 10%;
  • leguminosas – 10%;
  • forragem verde – 5%.

nutrição de faisão

A necessidade alimentar diária por indivíduo é de 80 g. Durante a época de acasalamento, a norma é aumentada em 10 g. Recomenda-se pingar periodicamente óleo de peixe no purê úmido, misturar ácido ascórbico em pó e, nos meses de inverno, glicose. Para saturar o corpo da ave com proteínas, os animais de estimação recebem uma pequena quantidade de carne crua picada ou larvas especialmente criadas para esse fim.

Os faisões comem prontamente os besouros da batata do Colorado, então os animais de estimação podem ser soltos em um campo de batata. Os animais jovens não recebem alimentos com leguminosas. Os alimentos compostos destinados a perus são adequados para alimentação. Pintinhos pequenos são alimentados com ovos cozidos esmagados e verduras.

Água fria é colocada na tigela para beber. Durante os meses de inverno, você pode dar aos faisões neve coletada em uma área limpa como fonte de umidade.

Quanto tempo cresce antes do abate?

Para iniciar um negócio de criação de faisões, você precisa definir seu objetivo.A criação mais lucrativa é a obtenção de carnes deliciosas, muito procuradas por donos de restaurantes e gourmets.

O grande faisão prateado é ideal para a criação de carne. Representantes da raça de caça às estepes também ganham bastante peso. O peso máximo para abate é de 2,5 kg, que a ave ganha aos 4-5 meses de idade.

Reprodução

Os faisões acasalam no início da primavera. O próprio dono divide os animais de estimação em famílias. Normalmente, um macho cuida de 3 a 5 fêmeas, embora às vezes seja observada monogamia na formação de pares. É indesejável aumentar o número de fêmeas na família, pois isso reduzirá a produtividade: o número de ovos postos diminuirá e muitos não serão fertilizados.

As fêmeas amadurecem para reprodução aos 8 meses de idade e os machos aos um ano de idade. As fêmeas começam a botar ovos 2 a 3 semanas após o acasalamento. Existem poucos ovos na primeira ninhada, o número aumenta a cada ninhada subsequente. Os faisões põem ovos até as primeiras semanas do verão. O peso do ovo é de 30 G. É aconselhável colher os ovos pela manhã, antes de dar a comida, caso contrário os animais podem romper a casca fina com o bico.

Os faisões têm um instinto maternal pouco desenvolvido e, devido à memória fraca, muitas vezes esquecem onde fica o ninho. Portanto, incubadoras são utilizadas para reprodução. Alguns avicultores colocam ovos de faisão no ninho de perus reprodutores. É possível um método de criação em dois estágios: o peru incuba os ovos de faisão por 2 semanas e depois os transfere para uma incubadora.

A incubação é realizada de acordo com certas regras. Sua duração média é de 25 dias. Antes de serem colocados no aparelho, os ovos devem permanecer em condições ambientais por 6 horas. Eles são colocados cuidadosamente em uma incubadora aquecida a 37,7 °C.Uma semana após a postura, é necessário iluminar o interior com ovoscópio para garantir o desenvolvimento dos embriões.

lindos faisões

Os parâmetros ambientais em diferentes estágios de desenvolvimento dos ovos de faisão na incubadora são apresentados na tabela:

Dia do marcador Temperatura, °C Umidade, % Número de revoluções por dia Ventilação
1-7 37,7-37,9 60 4
8-15 37,7-37,9 60 6
16-20 37,8 60 6 uma vez por dia durante 15 minutos
21-25 37,5 75

Metas e benefícios de negócios

Qualquer que seja a finalidade da criação de faisões, os benefícios de uma abordagem competente são óbvios, uma vez que os produtos são caros. Porém, para o sucesso do empreendimento é necessário selecionar a raça ideal e encontrar pontos de venda confiáveis.

Para carne e ovos

Uma raça de carne adulta pesa até 2,5 kg. E 1 kg de carne gourmet custa 1.000 rublos. Os ovos que não são utilizados para reprodução são vendidos como ovos de mesa. Por uma dúzia você pode obter 350 rublos. Para que o rendimento seja significativo e versátil, é necessário apoiar tanto as fêmeas poedeiras como os animais jovens para abate.

A carne de faisão é comprada principalmente em restaurantes. O avicultor deve compreender que um comprador respeitável não entrará em contato com um vendedor privado. Portanto, para vender os produtos com sucesso, será necessário cadastrar a fazenda e criar aves obedecendo às normas sanitárias e veterinárias.

Caçando

Aves vivas podem ser vendidas aos proprietários de caça. Existem muitos caçadores ricos que desejam caçar, que há muito é um símbolo da caça nobre. Um indivíduo vivo pode ser vendido por 1.500-3.000 rublos, embora deva ser levado em consideração que muitas fazendas de caça criam troféus futuros de forma independente.

Decoração

Os faisões têm plumagem luxuosa. É comprado por designers para criar figurinos e teatros para costurar figurinos de atores.Faisões decorativos ficam ótimos em gramados bem cuidados, entre composições de jardins e parques.

Vendas de produtos

Antes de começar a criação, é necessário encontrar compradores e combinar as vendas, para que depois não tenha que pensar onde colocar os produtos:

  • os ovos de faisão são dietéticos, hipoalergênicos, são vendidos em restaurantes ou em uma família específica onde uma criança ou adulto sofre de alergia alimentar;
  • a carne é comprada apenas em restaurantes que preparam pratos gourmet de carne para festas e não é vendida em lojas;
  • pássaros ornamentais vivos são adquiridos por fazendas de caça, zoológicos, jardins botânicos, proprietários de mansões e taxidermistas.

Quais são os custos esperados?

Você não deve esperar que a criação de faisões se torne imediatamente lucrativa. No começo você terá que gastar dinheiro. Você terá que abrir uma fazenda, cadastrá-la e organizá-la de acordo com as normas sanitárias.

Se, por exemplo, for planejada uma população de centenas de indivíduos, será necessário construir 300 m2 recintos diversos (familiares, comunitários, para animais jovens). Salas separadas são alocadas para manter os pintinhos (pelo menos 15 m2) e para incubadoras. Em seguida, você precisa comprar equipamentos, equipamentos e aves reprodutoras. O requisito monetário mínimo para abrir um negócio é de US$ 5 mil. Se a criação for bem-sucedida, você pode esperar que o negócio tenha retorno em 2 anos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim