Os faisões caçadores são criados em pequenas quantidades em diferentes regiões do país. A caça criada é vendida para fazendas de caça ou para restaurantes. As raças romenas e húngaras com bela plumagem são especialmente adequadas para reprodução. O faisão de caça é uma ave resultante do cruzamento de diversas subespécies do faisão comum.
Descrição e características do faisão de caça
As aves destinadas à caça devem ter uma plumagem bonita e brilhante.A raça de caça romena tem penas verde-azuladas iridescentes, uma mancha vermelha perto dos olhos, uma faixa esmeralda no pescoço e traços transversais marrons na cauda longa. O faisão húngaro tem plumagem marrom dourada. Sua cabeça é azul com uma mancha escarlate perto dos olhos, há um colar branco no pescoço e uma cauda longa, decorada com linhas transversais. Existem aves de caça brancas.
Para os caçadores, os faisões com plumagem brilhante e colorida são de maior valor. É verdade que apenas os machos têm penas bonitas. As fêmeas têm plumagem marrom-acinzentada desbotada. Eles são criados principalmente para carne e ovos. Os machos adquirem plumagem colorida somente após a muda, chegando aos 5 meses de idade. O peso médio dos adultos é de 1,3 a 2 kg.
Lados positivos e negativos
Requisitos para manutenção e cuidados
O faisão caçador é uma ave luxuosa, para a qual é necessário construir um amplo recinto com uma área de 1,5 a 2 metros quadrados por indivíduo. A área de caminhada deve ser cercada nas laterais com malha metálica e coberta com rede de náilon. A altura do recinto deve ser de pelo menos 2,5 metros. Na área de caminhada, os faisões devem praticar o voo.
Se os pássaros forem mantidos em entradas apertadas, será impossível ensiná-los a voar.A caça que não voa não trará prazer aos caçadores.
No território do aviário, pode-se construir um aviário ou um galpão para proteger as aves da chuva, do vento e do calor. A casinha de jogos é construída em madeira ou tijolo, devendo haver poleiros e ninhos em seu interior. No território da área de passeio são instalados comedouros e bebedouros, além de troncos de madeira onde os pássaros aprenderão a voar. O gabinete precisa ser limpo à medida que fica sujo, ou seja, a cada 2-3 dias.
O que eles comem?
O faisão de caça come a mesma coisa que o frango. Pintinhos pequenos são alimentados com ovos cozidos picados, queijo cottage, milho, iogurte e penas de cebola picadas. As aves adultas recebem grãos triturados (trigo, milho, cevada) e ração mista para galinhas. Os faisões adoram vegetais picados (abóbora, abobrinha, beterraba forrageira) e ervas frescas.
O que é necessário para criar faisões?
Antes de começar a criar caça, você precisa comprar pintinhos pequenos. Eles compram faisões com 1,5 a 2 meses de idade. Essas aves custam cerca de 5 dólares. Você pode comprar ovos de faisão e criar pintinhos usando uma incubadora. Os filhotes eclodem depois de um mês. Os ovos custam um dólar cada. Faisões adultos de 5 meses, prontos para caçar, são vendidos por 10-20 dólares por indivíduo.
Você pode começar a criar jogos por conta própria. É verdade que para isso você precisa ter pelo menos um macho e de 1 a 6 fêmeas na fazenda. As aves estão prontas para acasalar aos 8-12 meses de idade.Não é recomendado comprar faisões com mais de 3 anos para reprodução. A época de acasalamento dos pássaros começa na primavera. Em uma temporada, uma fêmea pode botar até 25 ovos. Ela corre para qualquer lugar. Todos os dias a fêmea põe de 1 a 2 ovos em diferentes locais da área de caminhada. Recomenda-se coletar periodicamente os ovos postos em todo o território do recinto e levá-los ao ninho sob a galinha. Você pode comprar uma incubadora para chocar pintinhos.
Recomenda-se manter os pintinhos nascidos separados das aves adultas. A temperatura na sala onde os pintinhos estão localizados é de 25 a 28 graus Celsius. É melhor manter os pássaros pequenos em uma gaiola pela primeira vez. Os faisões adultos devem circular livremente pelo recinto, passar muito tempo ao ar livre, ter a oportunidade de treinar e voar sobre arbustos e árvores que crescem na área de caminhada.
Doenças frequentes da raça
Os faisões destinados à caça têm boa imunidade. Num recinto vedado, a caça doméstica não tem oportunidade de entrar em contacto com aves selvagens e, por isso, raramente é infectada com doenças infecciosas. As vacinas são usadas para prevenir doenças perigosas que podem levar à morte.
As aves são vacinadas desde cedo contra doenças que são epidêmicas em uma determinada área. Faisões saudáveis recebem vacinas (alimentadas com medicamentos) contra varíola, pseudopeste e laringotraqueíte infecciosa. A caça é vacinada contra a doença de Marek, pasteurelose e salmonelose. Os doentes são tratados com antibióticos (Furazolidona) ou encaminhados para descarte.
Além de doenças infecciosas, as aves podem adoecer devido à má alimentação e cuidados. Para prevenir doenças de pele e problemas no sistema digestivo da caça, recomenda-se fornecer alimentos triturados de alta qualidade, água potável e limpar regularmente os recintos.
Os faisões são suscetíveis a doenças invasivas. As aves sofrem de sarna causada por ácaros. Alguns indivíduos sofrem de helmintos, pulgas, piolhos e piolhos. Para o tratamento, são utilizados medicamentos antiparasitários, anti-helmínticos e sprays para matar parasitas (Uberaerossol Milbenzerst, alcatrão de bétula, Levamisol).