Os faisões orelhudos são um dos maiores representantes desta espécie de ave. O pássaro tem uma aparência atípica: plumagem heterogênea e cabeça de cores vivas. No entanto, não são apenas essas características que obrigam os agricultores a criar faisões. A ave é despretensiosa no cuidado, caracteriza-se pela resistência ao gelo e, se necessário, pode mudar para o pasto.
História da aparência
De acordo com crônicas documentadas, os faisões foram domesticados pela primeira vez perto do assentamento grego de Phasis, que deu nome ao pássaro.Mais tarde, essas aves começaram a ser criadas no território da China moderna e do Tibete. É aqui que se encontra a maior população de faisões orelhudos. Isso se deve ao fato de esta ave ser considerada sagrada na cultura budista.
Descrição geral e características dos faisões orelhudos
Estas aves distinguem-se pelas seguintes características:
- corpo alongado com plumagem brilhante;
- membros inferiores fortes;
- borda brilhante ao redor dos olhos;
- nenhuma diferença na aparência entre galinhas e galos;
- Os pintinhos do primeiro ano distinguem-se pela cor marrom-acinzentada.
Uma característica deste tipo de faisão é que esta ave vive principalmente em bandos de até 250 indivíduos. Mas durante a época de acasalamento, os pássaros se acomodam aos pares.
No inverno, as aves selvagens se instalam em altitudes de até 2,8 mil metros. Mas no verão, os pássaros vivem em florestas de pinheiros ou carvalhos perto de corpos d'água. Os pássaros se alimentam principalmente de frutas vermelhas.
Tipos de raças
Oficialmente, estas aves são classificadas em 3 espécies. Mas alguns pesquisadores também identificam separadamente a raça tibetana.
Azul
Esta espécie de ave é encontrada com mais frequência na China.
Esta ave cresce até 95 centímetros de comprimento. Além disso, apenas 53 centímetros estão na cauda.
Marrom
Esta raça vive principalmente nas florestas da Mongólia e da China.
Os adultos atingem 100 cm de comprimento. Nesse caso, 50 centímetros ficam apenas na cauda.
Branco
Os faisões de orelhas brancas se destacam das demais raças pela resistência. Mas essas aves não toleram calor e alta umidade. Além disso, os representantes desta raça passam a maior parte do dia em busca de vermes.
tibetano
Os faisões tibetanos vivem nas montanhas. Mas esta ave é frequentemente criada em casa.
Externamente, os faisões tibetanos se distinguem por penas azuis na cabeça e pretas nas asas.As fêmeas são caracterizadas por tamanhos menores que os machos.
Vantagens e desvantagens
Entre as desvantagens desta ave está o comportamento agressivo durante a época de acasalamento. Uma característica dessas aves é considerada o canibalismo, que se desenvolve em bando por falta de espaço livre.
Manutenção e cuidados
Os faisões orelhudos preferem viver em recintos espaçosos com área de pelo menos 18 m2. Essas aves adoram tratamentos contra poeira e sol, bem como respingos de água em bebedouros. No aviário, recomenda-se pendurar nabos ou beterrabas a uma altura de 40 centímetros.
Ao organizar um espaço residencial para faisões, você precisa considerar o seguinte:
- palha, serragem ou areia fina são utilizadas como cama;
- o solo deve estar seco e bem drenado;
- o solo próximo ao aviário é semeado com grama de rápido crescimento, pois os pássaros estão constantemente em busca de alimento no solo.
Faisões orelhudos não toleram alta umidade. Portanto, a cama deve ser trocada com frequência.
Alimentando
Na estação quente, os pássaros recebem bagas de zimbro, cranberries ou morangos. Durante o período de nidificação, a dieta inclui pequenos invertebrados e insetos. No inverno, os pássaros mudam para flores secas e amoras.
Você também pode dar em casa misturas especiais, que representam até 75% da dieta. Também é recomendado alimentar os pássaros com grama fresca e frutas.
Reprodução e possíveis doenças
Os faisões orelhudos encontram um companheiro entre maio e junho. Depois disso, as fêmeas começam a botar até 10 ovos durante 2 a 3 dias. A duração do período de incubação chega a 29 dias.
Os pintinhos estão ganhando peso ativamente.Já aos 6 meses, os animais jovens pesam o mesmo que os adultos. A participação humana na criação de aves é reduzida ao mínimo.
Esta variedade de faisões sofre principalmente de patologias infecciosas:
- coccidose;
- varíola;
- aspergilose;
- pasteurelose;
- botulismo e outros.
Estas doenças desenvolvem-se principalmente devido ao não cumprimento das condições de vida (elevada humidade, etc.).