O abeto azul é uma planta conífera comum excelente para cultivo em áreas ajardinadas. É usado ativamente em projetos paisagísticos como tênia ou para criar belas composições. Para obter o resultado desejado, é importante entender a rapidez com que a variedade de abeto azul cresce. Vale considerar que esta cultura apresenta diferentes taxas de crescimento, que dependem da sua variedade e condições de cultivo.
O que afeta o crescimento
A taxa de crescimento de uma cultura depende diretamente de sua variedade. Este processo também é influenciado pelas condições de cultivo. Para que a planta se desenvolva normalmente, recomenda-se plantá-la em solo fértil e moderadamente úmido. Uma opção adequada seria a argila, que apresenta uma reação levemente ácida. Se estas recomendações forem violadas, existe o risco de retardar ou parar o crescimento, bem como de deterioração do desenvolvimento da árvore.
Uma planta enfraquecida torna-se um alvo fácil para pragas. Além disso, é suscetível a diversas doenças. Isso afeta negativamente a taxa de aumento da altura. Para que uma árvore se desenvolva rapidamente, ela precisa ser regada imediatamente e alimentada regularmente.
Quando uma árvore para de crescer
Nos estágios iniciais, a planta é caracterizada por um crescimento lento. No entanto, aos 15-25 anos a árvore começa a aumentar rapidamente de tamanho. Aos 30 anos, o crescimento desacelera significativamente. No entanto, o abeto azul é capaz de produzir brotos ao longo de sua vida.
Estágios de desenvolvimento
Nem todo mundo sabe quanto tempo uma cultura vive e como ela se desenvolve. Durante os primeiros 10-15 anos, a planta cresce lentamente. Gradualmente sua intensidade aumenta. Neste caso, a árvore cresce ao longo da vida.
Uma planta adulta aumenta anualmente 30 centímetros de altura e 15 de diâmetro. Uma muda anual geralmente não ultrapassa 4 centímetros. Aos cinco anos, sua altura já é de 50 centímetros e o diâmetro da copa é de 30. Aos 10 anos, a árvore aumenta para 2,4 metros. Além disso, sua largura é de 1 metro.
Aos 12 anos a cultura atinge 4 metros de altura e aos 40 é possível obter uma árvore de 15 metros e 3 metros de diâmetro. Aos 60 anos, o tamanho do abeto é de 17 metros. Neste caso, o perímetro chega a 4 metros.
Taxas de crescimento
As árvores de Natal azuis variam em tamanho e variedade. Dependendo disso, suas taxas de crescimento variam significativamente.
Para anões
As variedades anãs crescem há bastante tempo. Além disso, raramente ultrapassam 3-4 metros de altura. A maioria dessas plantas pertence a formas arbustivas. Além disso, sua altura é de no máximo 50-60 centímetros. Nas variedades de crescimento rápido, o crescimento chega a 5 a 6 centímetros por ano. Outros tipos aumentam no máximo 2,5 centímetros.
Para pessoas de estatura média
Essas espécies são capazes de atingir de 10 a 20 metros de altura. Além disso, sua taxa de crescimento é de 10 a 15 centímetros por ano. Algumas variedades distinguem-se pelo crescimento mais rápido. Seu crescimento chega a 30 centímetros.
Para pessoas comuns
Imediatamente após o plantio, um abeto comum cresce de 3 a 4 centímetros por ano. Nos próximos 15 anos, o aumento chegará a 10-20 centímetros. Então o ritmo aumentará ligeiramente. Como resultado, a árvore crescerá até 25-30 metros.
É possível acelerar ou desacelerar esse processo?
A taxa de desenvolvimento do abeto azul pode ser ligeiramente ajustada. Além disso, isso é feito tanto na direção de aumento quanto na direção de diminuição. Para estimular os processos de desenvolvimento, recomenda-se o uso de fertilizantes e estimulantes de crescimento. A cultura requer aplicação regular de fertilizantes foliares. É melhor usar complexos de coníferas para essa finalidade.
Os estimulantes de crescimento também são uma excelente solução. Na hora de escolher um medicamento específico, deve-se dar preferência a um produto que contenha vitaminas, poliamidas e polissacarídeos. Tais substâncias estimulam o desenvolvimento da cultura e a saturam com todos os elementos necessários.
Para retardar o desenvolvimento da árvore, ela precisa ser pinçada. Este procedimento ajuda a transformar uma variedade de abeto comum em uma variedade anã.Além disso, essa manipulação ajuda a regular não só a altura. Com sua ajuda é possível ajustar a largura e o formato da árvore.
É necessário beliscar os brotos anualmente ou em intervalos de 12 meses. A frequência específica depende da taxa de crescimento. É importante realizar o procedimento de acordo com as normas. O topo se desenvolve mais rápido. Portanto, para começar, vale a pena interromper, após o qual você deve encontrar um rebento lateral vizinho, que se caracteriza por um desenvolvimento lento, e direcioná-lo para cima. Este ramo deve ser fixado verticalmente por meio de um suporte.
O desenvolvimento do abeto azul depende da sua variedade e características de cuidado. Se necessário, a taxa de aumento na altura da colheita pode ser alterada. No entanto, não se deve esperar um rápido desenvolvimento da planta. Todas as culturas de coníferas desenvolvem-se lentamente.