Os abetos são frequentemente usados em projetos paisagísticos. Essas plantas podem ser usadas de várias maneiras - como tênia, colocadas no local em forma de sebe ou criadas em composições com outras árvores e arbustos. Para obter um resultado eficaz e harmonioso, recomenda-se pensar detalhadamente na estrutura do conjunto e posicionar corretamente todos os elementos no local.
Quais variedades são utilizadas para fins decorativos?
Hoje existem mais de 50 variedades de abetos.Na maioria das vezes, os seguintes tipos de culturas são usados para decorar jardins e parques:
- Espinhoso - as variedades mais famosas desta categoria são Eric Flam, Koster, Fat Albert, Montgomery.
- Sérvio - as variedades mais famosas da cultura incluem Pendula, Minima, Pimoko, Carélia.
- Canadense - variedades populares desta planta são Blue Wonder, Desis White, Piccolo.
- Comum - variedades anãs populares incluem Konica, Nana, Repare. Entre as culturas altas destacam-se Columnaris e Inversa.
Conceitos prontos
As plantas coníferas são frequentemente usadas para decorar jardins. Ao mesmo tempo, devem ser cultivados de acordo com as regras. Os paisagistas oferecem muitos conceitos prontos para jardineiros iniciantes.
Cercado por pedras (jardim de pedras)
Os abetos decorativos harmonizam-se perfeitamente com as pedras do local. Podem ser plantados entre eles, o que ajuda a criar um conjunto original. Spruce também fica bem em combinação com uma cerca de pedra.
Para criar uma composição com pedras, deve-se dar preferência a certas variedades de abetos anões. Estes incluem Nidiformis e Push. O abeto sérvio Karel ficará bem.
Além disso, cada variedade é caracterizada por características únicas:
- Nidiformis - caracterizado por uma coroa em forma de almofada. Existe um recesso na sua parte central. Neste caso, as agulhas são caracterizadas por uma cor verde brilhante e atingem 1 centímetro de comprimento. Aos 10 anos, a colheita atinge no máximo 1 metro. Normalmente seu tamanho não ultrapassa 50 centímetros. Neste caso, o diâmetro de uma planta adulta é de 1 a 2 metros.
- Push - esta variedade é caracterizada por uma coroa hemisférica e agulhas verdes brilhantes. A cultura também se distingue por pequenos cones de diferentes tonalidades. Eles vêm em vermelho, rosa ou roxo.Aos 10 anos, o abeto Push atinge no máximo 30 centímetros. Além disso, seu diâmetro chega a meio metro.
- Carélia – Esta variedade da variedade sérvia é caracterizada por tamanho compacto e crescimento lento. Aos 10 anos, a planta atinge 75 centímetros de altura e largura. A cultura é caracterizada por uma coroa esférica ou em forma de almofada. Distingue-se pela sua cor verde-azulada. A planta requer solo moderadamente úmido. Ela cresce bem tanto ao sol quanto à sombra parcial.
Perto de casa
Uma combinação de diferentes flores do prado plantadas em grupos ao redor de um abeto ajudará a criar uma paisagem única. Também é permitido plantar coníferas anãs em combinação com flores brilhantes. Outra opção espetacular seria colocar abetos azuis ao lado de ciprestes, thujas e flores vermelhas brilhantes.
Ao plantar o abeto azul, é importante considerar que se trata de uma planta conífera perene que atinge uma altura de 25 a 30 metros. Distingue-se por lindas agulhas medindo 15-30 milímetros, pintadas em vários tons de azul. Inicialmente, a árvore era cultivada apenas nos EUA, mas aos poucos surgiram variedades para cultivo em diversos países do mundo.
Em jardins de pedras
É permitido combinar abetos com outras coníferas. Ficam muito bem com pinheiros e thujas. Uma combinação igualmente bem sucedida é obtida com o lariço. Para realçar tal composição, vale a pena plantar flores roxas ou brancas próximas em grupos.
Perto dos gazebos
As árvores coníferas ficam ótimas perto dos gazebos. Ao criar tais composições, recomenda-se combinar o abeto com arbustos ou flores decíduas decorativas.Esses conjuntos parecem muito expressivos e não perdem sua relevância há muitos anos.
Para criar tais composições, vale a pena usar árvores bastante grandes. Devem corresponder à altura do mirante ou até ser um pouco mais altos. Isso deixará o conjunto mais harmonioso e proporcionará sombra adicional no calor.
As variedades mais adequadas que podem ser plantadas perto de gazebos incluem Pendula. Esta árvore parece muito original e é frequentemente usada para decorar o jardim.
Enfeitar perto da lagoa
Se houver um lago no local, é permitido complementá-lo com uma moldura de pedra e colocar vários abetos Glauk ao seu redor. Essas plantas atingem uma altura de 2,5 metros aos 10 anos. A árvore é caracterizada por uma copa cônica de alta densidade e agulhas duras em forma de agulha, que se distinguem pela cor azul prateada. O abeto Glauka é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Isto se deve à sua natureza pouco exigente no que diz respeito às condições de cultivo.
Essas coníferas podem ser combinadas com plantas herbáceas perenes e flores variadas. Ao mesmo tempo, não é recomendado colocar thujas perto do abeto. Além disso, árvores frutíferas e arbustos de frutos silvestres não seriam uma solução muito boa. Essas plantas são simplesmente incompatíveis.
Pelo caminho
Para decorar caminhos de jardim, o abeto Konica decorativo é perfeito. Esta planta possui uma bela copa em forma de cone. Na verdade, é uma forma anã da variedade cinza canadense. Esta planta não ultrapassa 1 metro de altura. A cultura é caracterizada por agulhas finas e curtas em tons verde-azulados. Vale considerar que combina bem com outras coníferas e flores de diferentes tonalidades.
Ao longo da cerca
Para decorar o espaço ao longo da cerca, deve-se usar a variedade Belobok. Tem uma aparência muito original. Uma característica distintiva da cultura é considerada um crescimento bastante lento. Em 10 anos a planta atinge a altura de 2 metros. Além disso, seu diâmetro é de 1 metro. A cultura se distingue por uma copa densa e agulhas verdes escuras brilhantes. Os crescimentos jovens apresentam uma tonalidade rica e cremosa durante várias semanas.
Vale a pena considerar que o abeto Belobok não pode ser usado apenas para decorar áreas próximas a cercas. Eles se adaptam bem ao espaço de qualquer jardim. Pode ser um jardim de pedras, uma área perto de um lago, um caminho de jardim ou um jardim de pedras.
Combinações
Os abetos são frequentemente combinados com outras plantas ornamentais para criar todos os tipos de composições.
Árvores de abeto com agulhas contrastantes
A variedade comum pode ser combinada com segurança com a variedade Hoopsie. Esta cultura distingue-se pela tonalidade azul muito brilhante das suas agulhas. Ao mesmo tempo, as agulhas jovens distinguem-se por uma cor azul clara e a própria árvore parece prateada. Aos 10 anos, a planta atinge 5 metros e aos 30 - 10. O diâmetro de uma cultura adulta é de 4 metros.
Para comi argolas e a variedade comum são caracterizadas por coroas de diferentes tonalidades que combinam lindamente entre si. Este conjunto complementará qualquer área do jardim. Porém, é melhor colocá-lo ao longo dos caminhos que levam à casa.
Abetos anões e altos
Para criar uma composição inusitada em seu site, você deve dar preferência à variedade Inversa, que se distingue por uma coroa chorosa. Esta cultura parece muito incomum. Os brotos da planta pendem fortemente e os galhos mais baixos ficam literalmente no chão. A inversão pode atingir uma altura de 6 a 8 metros.Ao mesmo tempo, uma árvore adulta tem um diâmetro de 2 a 2,5 metros e agulhas verdes escuras brilhantes.
Para criar uma composição atraente, a variedade Inverse pode ser combinada com qualquer cultura. Para obter contraste, vale a pena colocar algum tipo de abeto anão por perto.
Abeto e zimbro
A variedade Tompa é ideal para combinação com zimbro. Ela cresce lentamente e ocupa um espaço mínimo no site. A altura desta cultura não ultrapassa 1,5-2 metros. Aos 10 anos, a planta atinge apenas 40-60 centímetros. Esta árvore é caracterizada por uma copa larga e cônica e agulhas curtas e verdes brilhantes, que mudam de cor sob a influência de fatores sazonais.
O abeto é uma planta conífera versátil que se adapta perfeitamente a uma ampla variedade de composições de jardins. Para que a cultura cresça e se desenvolva bem, é importante escolher a variedade certa de éfedra e atendê-la de forma completa e de qualidade.