Na natureza, matagais de abetos Karel sérvios foram encontrados no final do século XIX. Essa cultura tem muitas vantagens. É caracterizado por plasticidade pronunciada e crescimento rápido. Foi esta cultura que serviu de base para a obtenção de muitas variedades de abetos que se encontram em diversos países do mundo. Para que o cultivo de árvores seja bem-sucedido, é recomendável seguir uma série de regras.
Descrição da árvore
O abeto desta variedade é às vezes chamado de Karelian.Esta planta conífera atinge uma altura de 80 centímetros e distingue-se pelas agulhas bastante grossas e volumosas. À medida que se desenvolvem, as árvores jovens crescem ativamente. Neste caso, a coroa é formada gradativamente. Como resultado, a parte acima do solo se assemelha a um hemisfério espessado.
Este abeto é caracterizado por um crescimento bastante lento. Ao longo de um ano, aumenta cerca de 3 centímetros de altura e 5 centímetros de largura. A poda da colheita não começa antes dos 10 anos de idade.
As agulhas desta cultura são caracterizadas por uma cor verde, que se torna prateada com o tempo. As agulhas atingem 1,5 centímetros de comprimento. Devido ao arredondamento nas pontas, as agulhas quase não picam.
Como plantar corretamente
Recomenda-se que o abeto sérvio Karel seja plantado em área aberta ou com sombra parcial. A árvore pode resistir a ventos fortes e secas curtas.
Preparação e seleção de mudas
Na compra de mudas, é recomendável focar nas características visuais da cultura. Um abeto de 5 anos distingue-se por um pequeno número de ramos direcionados em diferentes direções. É melhor comprar abetos em um viveiro especializado local. Esta planta está mais adaptada às condições climáticas regionais.
Você não deve comprar uma árvore com raízes nuas. Também é importante considerar que agulhas escurecidas nas pontas indicam a presença de patologias. Além disso, é importante garantir que as agulhas não quebrem. Vale a pena considerar que vendedores inescrupulosos tentam esconder as doenças das árvores por meio da poda.Para isso, conferem ao abeto um formato ideal com contornos nítidos.
Preparação do poço
Para plantar um abeto, você precisa cavar um buraco. As dimensões do furo devem ser 70x50x50 centímetros. O uso de drenagem de alta qualidade não é de pouca importância. Para tanto, é permitido o uso de tijolo triturado ou areia. O intervalo entre as árvores deve ser de 4 a 5 metros.
Pousar
Recomenda-se colocar as mudas nas covas de plantio de forma que o colo da raiz fique ao nível do solo. Antes do plantio, as mudas devem ser embebidas em água e mantidas por 1 a 2 horas. A cova de plantio deve ser borrifada com terra e compactada cuidadosamente ao redor do tronco. Depois disso, as plantas precisam ser regadas. Recomenda-se usar 1 balde de água para 1 árvore.
Como cuidar
Para Abeto sérvio parecia decorativo, precisa ser bem cuidado. É importante levar em consideração vários recursos.
Rega
No verão, os cuidados incluem a umedecimento obrigatório do solo. Recomenda-se regar a árvore 1 a 2 vezes por semana. 1 planta requer 10 litros de água. O melhor é realizar o procedimento à noite.
Quais fertilizantes usar
A planta deve ser alimentada somente no momento do plantio. Vale a pena colocar composto no fundo da depressão e adicionar fertilizante especializado para coníferas. Para isso é permitido o uso de “Compo”, “Novofert”, “Stimovit”.
Afrouxamento
Para evitar a compactação do solo, é necessário afrouxá-lo sistematicamente. No entanto, isso não pode ser feito a uma profundidade superior a 7 centímetros. O fato é que o sistema radicular dessa espécie fica próximo à camada superficial do solo.
Preparando-se para o tempo frio
As árvores jovens precisam estar preparadas para o inverno. Para isso, o abeto é embrulhado em material não tecido e amarrado com barbante.Recomenda-se o uso de solo ácido para cobertura morta.
Métodos de reprodução
O abeto sérvio pode ser propagado por enxerto ou estacas. O segundo método é considerado mais simples. Para usá-lo você precisa fazer o seguinte:
- corte o corte;
- remova as agulhas inferiores do galho;
- mergulhe o material de plantio em um estimulador de crescimento;
- plante a planta em areia limpa e grossa.
Ameaças à árvore
Entre as pragas, o abeto sérvio pode ser afetado por ácaros, vários tipos de pulgões e rolos de folhas. Ela também sofre de cochonilhas e hermes. Aos primeiros sinais de danos, a árvore deve ser tratada com inseticidas.
O abeto sérvio também pode sofrer de patologias - schutte, ferrugem, podridão, fusarium. Para se livrar das doenças, vale a pena usar fungicidas.
Aplicação em design
O abeto Karel possui excelentes propriedades decorativas, razão pela qual é frequentemente utilizado em projetos paisagísticos. A colheita pode ser colocada ao longo de caminhos e cercas. Esta planta combina bem com culturas anuais coloridas. Pode ser combinado com pedras e paralelepípedos.
O cultivo do abeto Karel sérvio tem vários recursos. Para que a cultura mantenha suas propriedades decorativas, é importante cuidar bem dela.